Dois novos episódios de Grotesquerie trazem mais suspense, perturbação, fetichismo e perguntas.
Porém, traz as primeiras pistas sobre quem é o assassino bizarro

Após dois primeiros episódios de Grotesquerie serem repletos de mistérios e perguntas, chegaram nesta quarta-feira (30) ao Disney+ os episódios 03 e 04: O Transgressor” e “As Condenadas“, respectivamente. Em novos episódios, a série de Ryan Murphy traz um novo significado a palavra Grotesco, provando o quão uma situação pode piorar, O mistério e o bizarro se chocam a sexualização, ao mesmos passos no qual o público começa a receber as primeiras pistas para capturar este assassino.

Se você ficou com várias interrogações com o andamento dos primeiros episódios, então se prepara: os episódios 03 e 04 vão encher ainda mais a sua cabeça com perguntas. Bom, antes de continuarmos, confira a brevíssima sinopse dos novos episódios divulgados no Dinsey+:

Episódio 03 – O Transgressor: Lois é confortada por uma pessoa inesperada

Episódio 04 – As Condenadas: Uma pista estranha leva Lois a um local remoto.

Assim, com tão poucas informações sobre os novos episódios de Grotesquerie, fica a dúvida: o que esperar dos episódios 03 e 04? E será que acertaram neles também?

Tensão, mistério e fetiche

Grotesquerie serie Niecy Nash
Imagem: Reprodução

Os novos episódios apresentam um novo caminhar para a caçada ao perverso assassino da série. A cada passo dado nesta investigação, mais claro fica o quão o assassino está brincando com a mente de Lois (Niecy Nash). São provocações que ora são sutis, ora são expostas ao mundo da maneira mais cruel ou bizarra possível. Nas palavras da personagem “chega a ser desumano“.

Entretanto, apesar das interrogações embaladas pela bizarrice, a brincadeira de gato e rato começa a gerar frutos. Isso é, finalmente, algumas informações do assassino começam a ganhar luz e podemos, enfim, começar teorizar sobre o que de fato está acontecendo aqui.

E por falar em luz, um ponto bem marcante nestes episódios está na maneira de como a iluminação está tão bem trabalhada. São aspectos de luz e sombra que trazem simbologias interessantes, ou então alimentam ainda mais a tensão do ambiente. Assim, um feixe de luz que pode ser visto como um momento de iluminação e clareza das ideias – as quais formulam pistas até o assassino – ou a maneira como a sombra pode esconder verdades e mistérios nesta história.

Enfim, a parte técnica do episódio acerta e muito e alimenta ainda mais a vontade de assistir a cada episódio. Mesmo quando se tem poucas respostas e muitas perguntas.

O fetichismo ataca novamente… E vai além!

grotesquerie padre manhew  irmã megan
Imagem: Reprodução

Se nos primeiros episódios de Grotesquerie já teve aquela insinuação do pecado da luxúria pelo Padre Charlie Mayhew (Nicholas Alexander Chavez), e que já pode ter chocado muita gente, nos dois novos episódios a coisa vai além. O que era apenas insinuação, agora a situação foge do controle, sai de cena e fica muito bem claro a luxúria dos personagens religiosos de Nicholas Alexander Chavez e Micaela Diamond – a irmã Megan Duval.

As cenas ocorrem de forma progressiva, por assim dizer. Ou seja, se no primeiro momento há uma “provocação”, no outro há o ato em si, o qual poderá abalar muita gente que seja sensível à blasfêmia ou algo do gênero. As cenas não têm nu dos atores, mas é uma cena de sexo intenso, sim. Entretanto, a cena ainda eleva o grau de blasfêmia pelos seus detalhes, como a presença da imagem de santos e Jesus durante o ato. Enfim, A cena é pesada para o público religiosamente sensível.

Dessa forma, mais uma vez a produção de Ryan Murphy tem um foco na hiper sexualização de seus atores, como foi no episódio anterior, mas aqui de forma mais intensa. Claro, a cena tem um significado e tem consequências as personagens, o que dá uma aprofundada em suas personalidades e criando uma tensão nelas, uma densidade e culpa sufocante que eleva a qualidade da série.

Contudo, são cenas um tanto quanto sensíveis, por assim dizer.

Espaço para questões pessoais e familiares

grotesquerie Travis Kelce
Imagem: Reprodução

Não é só de investigação e fetichismo que a série vive. Um dos pontos altos de Grotesquerie é como a série retrata questões pessoais da protagonista e a forma como elas refletem nas relações familiares em si.

Desde o primeiro episódio, é bem nítido que a heroína da série não é perfeita, apresentando traços de agressividade e desrespeito com outros, além do problema com o álcool. Aliás, o alcoolismo presente aqui torna-se num traço de personalidade de Lois: o vício é o que move muito de suas cenas com outras pessoas, como com colegas de trabalho e com sua filha, a qual também tem seus vícios.

A dinâmica problemática apresentada na série entre as diversas personagens enriquecem a trama, da mesma forma como faz o público mergulhar-se na persona das personagens.

Assim, ao mesmo tempo em que há tensões, há outras relações mais leves que são construídas de forma interessante, como a de Lois com Ed Laclan, interpretado por Travis Kelce. Portanto, os dois novos episódios conseguem dar uma boa aprofundada nos personagens e como eles se relacionam. Mais uma vez, um acerto para a série.

Um mar de perguntas, um deserto de respostas: O que esperar para os próximos episódios?

grotesquerie Victoria Abbott
Imagem: Reprodução

Se você ao terminar o quarto episódio, você sentir a sensação de que não está entendendo nada, fique tranquilo: você assistiu corretamente.

Em meio a busca de novas pistas, a dupla dinâmica Lois e Irmã Megan vão parar numa estranha estrada em que há somente deserto, tempestade de areia e fogo. Muito fogo, por sinal. A sensação que fica é como se a dupla estivesse ou atravessando o inferno, ou então estaria vivenciando a chegada do apocalipse de perto.

É nesta paisagem que público se depara com aquele famoso jargão: quanto mais tento entender, mais confuso fico. Isso é, quando finalmente conseguimos descobrir uma pista, a mesma nos levam a um cenário ainda mais confuso, denso e até maligno. Porém, também curioso: são tantas perguntas para migalhas de respostas, que a curiosidade instiga e fascina ainda mais o público. Afinal, quem não quer entender o que está acontecendo aqui, não é mesmo?

Ao final do episódio, se a cena já estava caótica com o diálogo da detetive e da freira, somos logo surpreendidos com a chegada de novos mistérios e de uma mulher ensaguentada em meio a uma tempestade de areia. O que ela representa e que sangue é esse? O que está acontecendo de fato nesta estrada caótica? Qual é o próximo passo do serial killer? Como Lois e Irmã Megan voltarão para casa? Isso é, elas voltarão, não é mesmo?

Por fim, o próximo episódio de Grotesquerie chega a Disney+ semana que vem. Porém, você já pode assistir o episódio 03 e 04 no streaming.