Novo título traz uma nova experiência de ação por turno tática, digna dos fãs do tão amado gênero
MENACE é um daqueles projetos que já chegam cercados de expectativa. O número impressionante de wishlists acumulados antes mesmo do lançamento oficial mostra que existe uma comunidade atenta, ansiosa para finalmente colocar as mãos nesse universo. Agora que tivemos acesso a uma prévia do jogo, já dá para sentir os primeiros contornos daquilo que está sendo preparado para fevereiro de 2026.
O novo título é um jogo de estratégia tática em turnos que coloca o jogador no comando de uma força de elite enviada para atuar em um sistema remoto e turbulento. A proposta combina batalhas intensas e planejamento estratégico, em que cabe ao jogador atender chamados de socorro, treinar e equipar unidades e comandar tanto infantaria quanto veículos em operações progressivas. No início, a ameaça parte de piratas, chefes locais e da própria vida selvagem dos planetas, mas existe a promessa de algo maior e mais perigoso no horizonte. A experiência aposta em um ciclo de missões interligadas, cada uma com objetivos e condições diferentes, construindo um pano de fundo que mescla ação, tática e narrativa episódica.
Sobre a jogabilidade
Logo de início, o sistema de organização das tropas chama atenção. Existe uma liberdade interessante na hora montar seu esquadrão, desde a escolha de líderes com diferentes especializações até a customização de armas, armaduras e equipamentos táticos.
Essa flexibilidade sugere grandes possibilidades para que cada player crie seu estilo próprio de abordagem, seja apostando na força bruta, na versatilidade ou em estratégias mais refinadas. Para um jogo de combate tático em turnos, essa profundidade inicial é um bom sinal.
Além disso, na prática, o combate mostrou consistência. Quem já está acostumado com o gênero não encontrará barreiras, mas mesmo os novatos podem se adaptar rapidamente. Em questão de minutos é possível compreender a lógica de posicionamento, uso de habilidades e movimentação no campo. Os elementos táticos também parecem bem estruturados: o jogo não é só sobre avançar com força bruta, é essencial entender quais vantagens o inimigo possui e elaborar respostas eficazes a cada situação. Isso dá ao jogador a sensação de estar em um campo de batalha vivo, onde preparo e improviso caminham lado a lado.

Sobre o conteúdo
As missões disponíveis nessa build funcionam como um recorte das possibilidades do jogo. Foram apresentadas variações de objetivos, como capturar postos avançados, resgatar reféns ou destruir alvos específicos. Essa diversidade, mesmo que ainda limitada, mostra o potencial de cada operação, principalmente quando associada à variedade de loadouts que o jogador pode preparar antes de cada missão e objetivo. Existe a sensação de que o jogo quer incentivar adaptação constante, algo que combina bem com o espírito de operações táticas.
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Sobre os gráficos
Visualmente, a prévia já mostrou qualidades. Os cenários desertos, onde acontecem todas as missões disponíveis até o momento, são bem construídos, com atenção a detalhes como condições climáticas e variação de iluminação durante o dia e a noite. No entanto, fica a expectativa de maior diversidade entre os diferentes planetas do sistema. Isso porque a promessa de explorar ambientes distintos pode ser um dos fatores que evitará a repetição e dará fôlego extra à experiência.
O que esperar?
Apesar disso tudo, fica clara a necessidade de mais amplitude. A estrutura atual diverte e cumpre seu papel, mas o desafio será manter esse frescor a longo prazo. Se a variedade de cenários, inimigos e missões não for expandida, há risco de repetição e uma morte muito rápida para o game.
E é nesse ponto que o futuro do projeto se torna interessante. O estúdio promete mais facções inimigas, maior diversidade de equipamentos e a introdução de um mapa estratégico que permitirá ao player viajar pelo sistema, interagir com facções locais e desbloquear upgrades. Essa perspectiva de crescimento é o que sustenta a confiança de que MENACE pode ir além de apenas batalhas sucessivas e se tornar um grande jogo.

Outro ponto a se observar é a publisher, a Hooded Horse. A empresa tem investido em títulos com propostas ambiciosas de uns tempos para cá, mas a execução nem sempre garante longevidade. MENACE, no entanto, tem em mãos um conjunto de mecânicas que, se bem tratadas, podem colocá-lo como destaque no gênero de estratégia tática moderna. Existe uma boa consistência no que já foi apresentado e, ao mesmo tempo, uma lista clara de pontos que ainda precisam amadurecer.
Veredito
MENACE mostra um começo sólido, com sistemas de customização profundos e combates que funcionam desde os primeiros minutos. A adição de elementos táticos bem pensados e o potencial de variedade de cenários reforçam a ideia de que há espaço para crescimento. A prévia já entrega uma amostra divertida. Porém, o sucesso do jogo dependerá da capacidade do estúdio em expandir sua diversidade de missões, inimigos e progressão estratégica. A data de lançamento em 5 de fevereiro de 2026 marca o início de uma jornada promissora, que pode transformar o título em uma experiência altamente rejogável e memorável para fãs do gênero.
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Créditos da capa: Divulgação Hooded Horse