Testamos o game indie Moons of Darsalon, jogo de ação save-them-all de plataforma no estilo Lemmings, do DJ e produtor espanhol Dr. Kucho.
Primeiramente, conheça o jogo:
Lemmings é um jogo lançado em 1991 de puzzle-plataforma desenvolvido originalmente para Amiga pela DMA Design e publicado pela Psygnosis. Posteriormente, foi portado para diversas plataformas como o Super Nintendo, Nintendo, FM Towns, Commodore 64, PC e PSP. Dessa forma, podemos falar que Moons of Darsalon é uma homenagem a esse jogo.
Surpreendemente, Moons of Darsalon demorou 8 anos para ser feito.
Um jogo com um objetivo simples e divertido
Em Moons of Darsalon, você ficará no papel de um Darsanauta, um bravo herói de resgate, que tem o objetivo de salvar diversos darsanautas perdidos nas luas do planeta Darsalon. Após o resgate você deverá levá-los em segurança para a estação mais próxima. Os darsonautas utilizam de IA – Inteligência Artificial para seguir e obedecer os seus comandos, enquanto você os protege de perigos e inimigos.
Dentre os perigos, encontramos precipícios, armadilhas e inimigos alienígenas. Cabe ressaltar que cada missão possui desafios diferentes, onde você terá que descobrir como superá-los. Além disso, você deve concluir as fases no menor tempo possível, conquistando as maiores pontuações para desbloquear novas missões.
Como o jogo se passa nas luas de um outro planeta, tudo é muito surreal e divertido. Considerando os próprios darsanautas que já são engraçados, nos deparamos com alienígenas com detalhes cômicos, o que deixa o jogo mais divertido ainda.
Recursos e características de Moons of Darsalon
Além da IA avançada já falada anteriormente, Moons of Darsalon tem outros recursos e características bem interessantes, que fazem com que a experiência do game seja bastante nostálgica e divertida.
Dentre os diversos recursos, temos ação de tiro com arma de laser, acessórios como jetpack e veículos de tranportes como o caminhão espacial e a nave, comando de voz para controlar seus companheiros NPCs. Além disso o desenvolvedor se preocupou em ter uma física fluida, interativa e realista, inclusive em relação aos veículos.
Uma outra habilidade dos Darsonautas é a de destruir e criar novos caminhos com a arma criador de solo, que ajuda bastante a passar por determinadas partes do jogo.
Sem contar com a trilha sonora de 8 bits baseada no chip MOS 6581 (SID) de 1982 que é sensacional!
Em relação aos gráficos, eles são gerados com um pipeline de renderização que combina iluminação moderna, sprites 2D e modelos 3D pixelados em tempo real, todos apresentando uma paleta de cores restrita para uma sensação retrô autêntica, além de termos o filtro CRT que simula a experiência dos jogos feitos para as TVs antigas. O que é muito legal.
Ainda em tempo, temos que ressaltar que o jogo possui localização em português brasileiro em todos os menus e legendas.
Vale a pena jogar Moons of Darsalon?
Moons of Darsalon certamente é um jogo voltado para um nicho específico de jogadores. Mas isso não quer dizer que o jogo irá agradar somente aos fãs desse tipo de game.
De fácil jogabilidade, o game consegue divertir até mesmo aqueles que nunca ouviram falar de Lemmings. Além disso, você poderá usar a função de editor de fases criando novas fases e disponibilizando de forma online para serem jogadas por outros jogadores.
Entretanto, por mais divertido que seja, com o tempo o jogo pode ficar cansativo, conforme você vai avançando as fases. Alguns desafios começam a ficar repetitivos, e nem sempre os darsonautas com a IA ajudam de fato. Diversas vezes eles fizeram comandos diferentes dos que pedi. De certa forma, essas dificuldades lembram os jogos lançados nos anos de 1980 e 1990, que embora clássicos, já nos faziam passar um pouquinho de raiva.
Diante de tudo o que foi falado, Moons of Darsalon consegue agradar os jogadores mais novos e também os mais velhos trazendo essa pegada mais retrô e bem nostálgica.
Moons of Darsalon está disponível para PC através da Steam e será lançado também na Epic Game Store.