Sabe quando você começa a jogar um jogo novo e vem toda aquela nostalgia do passado? Pois é, essa é a sensação com Nikoderiko: The Magical World. O jogo consegue trazer as mesmas sensações e nostalgias de clássicos como Donkey Kong e Crash Bandicoot.
Nikoderiko: The Magical World é um jogo de plataforma desenvolvido pelo estúdio independente Vea Games e publicado pela Knights Peak. Com lançamento em 15 de outubro de 2024, possui versões para o Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Futuramente será lançado Windows no início de 2025.
Para essa review, usamos uma versão para Playstation 5.
História e objetivos bem conhecidos
Niko e Luna são mangustos que estão em uma em sua jornada vibrante quando descobrem uma relíquia antiga em uma ilha mágica. Entretanto o vilão Grimbald da Cobring Gems Company a rouba.
Dessa forma, para salvar a ilha e suas tribos, eles devem navegar por sete mundos únicos com a ajuda de seus amigos animais e derrotar o exército Cobring.
Os mangustos são um tipo de mamíferos carnívoros que caçam cobras, e dentro do jogo é a mesma coisa. Seus inimigos são cobras que possuem braços e pernas.
Lendo isso já dá para perceber grande semelhança com outros jogos. Uma dupla indo atrás de um vilão que sequestrou/roubou algo muito importante. Na verdade esse roteiro tem praticamente em todo jogo. Super Mario, Crash Bandicoot, Donkey Kong, Zelda, entre outros, possuem a mesma premissa. É a fórmula que funciona muito bem e é super gratificante salvar o seu mundo.
Um jogo bem colorido, com gráficos bonitos e trilha sonora de arrepiar
Nikoderiko: The Magical World possui cenários bem coloridos e chamativos, como outros jogos do mesmo tipo. O jogo possui gráficos bonitos que chamam muita a atenção para o jogo. Isso tudo contribui para uma atmosfera vibrante, viciante e nostálgica.
Além disso a trilha sonora é sensacional. Com as músicas de David Wise, somos transportados diretamente para os jogos de Donkey Kong. Sim! David Wise é o grande responsável pela nostálgica, espetacular e mágica trilha sonora de nossas infâncias, ele é o responsável pelas músicas de Donkey Kong Country de Super Nintendo.
O game mistura uma jogabilidade com cenários 2D e 3D, trazendo o melhor dos jogos clássicos. Além disso, o jogo possui letras que ficam distribuídas em toda a fase, formando uma palavra. Reconhece? Sim, é praticamente a mesma coisa que temos em Donkey Kong. O jogo possui ainda outras coisas bem similares carrinhos de mina, barris canhões que levam a fases bônus e a tela de conclusão das fases.
Jogabilidade e outras características
Nikoderiko: The Magical World possui também a jogabilidade CO-OP onde até dois jogadores jogam em uma tela única, igual nos jogos de Donkey Kong.
É possível colecionar e invocar amigos animais jogáveis com habilidades únicas, servindo como passeios úteis para Niko e Luna e aliados valiosos na batalha.
Ao iniciar o jogo, nos deparamos com duas opções de vídeo: Gráfico ou Desempenho. Entretanto, não percebi muita diferença entre eles, sendo bastante satisfatórias a experiência nos dois.
Além disso, o jogo possui interface e legendas em português brasileiro, o que melhora ainda mais a experiência e o entendimento da história.
O jogo possui sete mundos com 35 estágios no total. Para completar o jogo é necessário cerca de 8 a 9 horas. Já para fazer 100% é necessário um pouco mais de empenho. Cada estágio possui duas fases bônus e uma joia escondida para encontrar.
Vale a pena jogar Nikoderiko: The Magical World ?
Nikoderiko: The Magical World certamente é um jogo para ser incluído em sua coleção. Muitas pessoas vão dizer que é só uma cópia de outros jogos, mas prefiro dizer que é uma homenagem aos clássicos que fizeram e ainda fazem parte de nossas vidas.
O game possui suas dificuldades e para conseguir os troféus você irá gastar boas horas de diversão. Algumas coisas precisam ser melhoradas no jogo, considerando que os personagens podem ficar agarrados em algumas partes do cenário, e problemas com o áudio, que não prejudicam a experiência. Certamente devem ser corrigidos em uma atualização futura.
De toda forma, o jogo traz um mundo realmente novo, divertido e repleto de nostalgia!
Por fim, Nikoderiko: The Magical World está disónível para Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.