Testamos Nocturnal, jogo 2D de plataforma no estilo Metroidvania onde o fogo é o seu principal companheiro para destruir os inimigos, revelar mapas e recuperar vida.
Primeiramente, conheça o jogo:
Só de ver pelo trailer, percebe-se que o jogo está muito bem feito e certamente é uma adição em peso a esse gênero. O game lembra muito Castlevania com a movimentação de Prince of Persia.
Nocturnal é um jogo da desenvolvedora indie Sunnyside Games, produtora suíça responsável também pelos jogos The Firm, Towaga e Towaga: Among Shadows.
A versão testada foi a de PC, disponível na Steam, e surpreendentemente, o game trouxe uma ótima experiência.
A história de Nocturnal
Ardeshir, um soldado da Chama Duradoura, volta para sua ilha, Nahran após uma jornada difícil por um mar turbulento. Ardeshir, percebe que uma névoa estranha está cobrindo a ilha. Desse modo, brandindo sua espada em chamas, ele decide cruzá-la, abrindo caminho com o fogo e expulsar toda a névoa nefasta que envolve sua ilha.
Nesse ínterim, ao explorar o local repleto de Névoa, Ardeshir encontrará lugares fantásticos e receberá habilidades poderosas.
Entretanto a chama não é usado somente para abrir os caminhos. Ela irá te proteger da Névoa, queimar cenários, cadeiras, folhas, revelar caminhos escondidos, energizar máquinas e destruir inimigos sombrios que não morrem com o estilo comum de combate e recuperar a sua vida.
A Névoa é mortal, com isso, Ardeshir deverá usar de diversas táticas para sobreviver nos lugares mais sombrios e manter a chama acesa.
Ao derrotar os inimigos você Ardeshir receberá cinzas que poderão ser utilizadas em oferenda para à chama para aumentar sua vida, melhorar habilidades e ganhar novos poderes.
Jogabilidade divertida, de fácil entendimento
A jogabilidade de Nocturnal é bem simples. O jogador precisa de se preocupar praticamente em pular, golpear com a espada e utilizar o dash (atacar com velocidade/correr). Com o avançar do jogo, você vai aprender a jogar a adaga que irá te ajudar em muitas partes, transformar a chama em vida entre outros.
Como dito, o fogo é essencial para que você consiga avançar no game, com sua espada em chamas você derrotará os inimigos e iluminará o caminho até o final do jogo, acendendo tochas e iluminando altares. Com o avançar do jogo você conseguirá melhorar suas habilidades através das cinzas (pontos) que você vai ganhando ao derrotar inimigos e explorar os cenários. Ao trocar os pontos, você irá melhorar sua árvore de habilidades e ficar cada vez mais forte.
Outro ponto interessante são os puzzles, embora não sejam complexos, maioria das vezes são de fácil resolução, devendo apenas o jogador observar as pinturas nos quadros para solucioná-las. A maior parte delas são resolvidas ascendendo as tochas na ordem correta.
Um ponto negativo desses puzzles, é que em alguns pontos você não consegue resolvê-los, ou se consegue pode acabar ficando preso na sala, tendo que voltar ao último checkpoint. E falando em ficar trancado, você pode acabar perdendo alguma sala importante, uma vez que algumas portas acabam fechando, impossibilitando que você consiga voltar para explorar o local.
Gráfico bonito e gameplay fluida
Nocturnal possui um visual gótico, com gráficos bonitos, bem estilo Castlevania. Os cenários são bastantes bonitos, com diversos detalhes e acabamentos. Um ponto negativo é que em diversas partes do jogo, parece que estamos repetindo cenários, mas isso não atrapalha a gameplay em si.
Os movimentos dos personagens são bem fluidos, nada pesado demais, lembrando bastante os movimentos do game Prince of Persia.
Em relação ao tempo de jogo, segundo a desenvolvedora, sua conclusão mais completa dura cerca de 7 horas, mas o game pode ser concluído com menos tempo. Se for no modo speedrun, seu tempo de conclusão poderá ser menor ainda.
Vale a pena jogar Nocturnal?
Nocturnal certamente é um jogo que merece uma atenção dos jogadores. Com uma arte belíssima e uma jogabilidade interessante, vale muito a pena dar uma chance para o game. Cabe ressaltar que o elemento de nostalgia dos jogos em plataforma 2D traz toda uma atmofestera dos jogos dos anos de 1980 e 1990.
Diante de tudo o que foi falado, Nocturnal consegue agradar os jogadores mais novos e também os mais velhos trazendo essa pegada nostálgica dos jogos de plataforma 2D com os gráficos e melhorias das novas gerações.
Cabe ressaltar que o jogo está disponível em Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Chinês simplificado, e Português brasileiro.
Nocturnal está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox Series e PS5.