O novo jogo indie de gestão de cidades cativa pelo visual retrô e aventura divertida, porém não te deixa assumir o trono

Super Fantasy Kingdom é um jogo indie, desenvolvido pela Super Fantasy Games e publicado pela Hooded Horse. O título encanta pelo visual retrô, diálogos cômicos e gestão estratégica de recursos em um mundo de fantasia, mas decepciona no aspecto roguelike ao limitar a progressão no jogo.

Gerencie, lute e sobreviva

Sobre a jogabilidade, o jogo combina city building, roguelike e tower defense, criando um ciclo diário que alterna entre gestão e combate. O jogador começa escolhendo seu herói, o local da taverna e depois dedica-se a coletar recursos, como madeira, trigo, ouro, pedra, entre outros recursos. Também pode possível escolher e treinar heróis , bem como unidades com habilidade única capazes de influenciar o rumo das batalhas.

Ao entardecer, as hordas de monstros começam a aparecer, ameaçando destruir seu reino. Sendo assim. Então, seu objetivo é sobreviver até o final do dia, quando os heróis podem descansar na taverna e se preparar para o próximo dia. 

Após cada vitória, os heróis se reunem na Taverna em Super Fantasy Kingdom
Após cada vitória, os heróis se reunem na Taverna em Super Fantasy Kingdom | Crédito: Hooded Horse/Divulgação.

Conforme o jogador conquista territórios ou constrói novas estradas, o mapa se expande, revelando novos biomas, aliados, recursos e novas unidades de herói, garantindo uma experiência dinâmica e cheia de surpresas. 

Além disso, os eventos inesperados tornam a partida mais desafiadora e dinâmica. Em meio à construção do reino ou após a passagem de um dia para o outro, o jogador pode se deparar com mestres poderosos, encontros com aliados, mudanças climáticas ou mudanças repentinas no terreno que afetam o rumo do jogo.

O lado técnico de um reino 

Tecnicamente, o jogo não apresenta travamentos e pode rodar de forma estável em PCs mais modestos. Apesar disso, o jogo está disponível em português do Brasil, inglês, francês, entre outros idiomas, tornando-o acessível para uma ampla audiência.

Aliás, os diálogos são leves e bem-humorados. Ainda mais, os eventos inesperados adicionam momentos divertidos e até cômicos. Isso também se destaca após sofrer uma derrota, quando rei faz comentários com tom de deja vu, brincando com o fato de o jogador ter que recomeçar a partida.

A estética e a trilha sonora trazem harmonia para o reino

A trilha sonora envolvente intensifica cada momento de tensão em Super Fantasy Kingdom (Crédito - Hooded Horse-Divulgação)
A trilha sonora envolvente intensifica cada momento de tensão em Super Fantasy Kingdom | Crédito: Hooded Horse/Divulgação.

Um dos principais destaques do jogo, é a combinação de cores vibrantes, com design cartunesco e estilo pixel art moderno que remete aos clássicos em 16 bits. Porém com mais fluidez e riqueza visual.

Os personagens, edifícios e ambientes também são detalhados e expressivos, que contribuem para a imersão no mundo de fantasia do jogo. Mesmo com visual retrô, ele proporciona uma experiência visualmente agradável. 

A trilha sonora complementa de forma eficiente a atmosfera do jogo, alternando entre temas leves e relaxantes durante o dia e músicas mais tensas à noite, quando monstros ficam mais agressivos. Os efeitos sonoros são igualmente bem trabalhados, tornando a experiência mais imersiva e envolvente. 

Um Reino que tropeça no Roguelike

Mesmo melhorando seus heróis e unidades, a derrota parece ser inevitável em Super Fantasy Kingdom (Crédito - Hooded Horse-Divulgação)
Mesmo melhorando seus heróis e unidades, a derrota parece ser inevitável em Super Fantasy Kingdom | Crédito: Hooded Horse/Divulgação.

Apesar de suas qualidades, Super Fantasy Kingdom frustra em alguns aspectos. O sistema obriga a recomeçar do zero após cada derrota, limitando a progressão contínua. Mesmo que aprimore seus heróis e recursos, a derrota muitas vezes parece inevitável. 

As partidas parecem repetitivas até que novas unidades e melhorias do reino sejam desbloqueadas. A coleta de recursos também se mostra desafiadora, dificultando o planejamento tático da partida. A limitação de ações durante ataques aumenta a tensão, porém suas ações são restritas. 

Vale a pena?

Se você gosta de gestão de cidades ou jogos de estratégia, Super Fantasy Kingdom pode chamar a sua atenção. No entanto, pode ser frustrante para fãs de roguelike, já que limita a progressão e obriga a recomeçar do zero após a derrota, exigindo paciência e adaptação ao estilo do jogo. 

Para os interessados, Super Fantasy Kingdom já está disponível na STEAM, custando R$ 25,99.

Imagem de capa – Crédito: Hooded Horse/Divulgação

══════════════════════════════════════════════

📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.