YUKI – PSVR é um Roguelike, jogo brasileiro da ARVORE Immersive Experiences, lançado em 2021 para PC e PlayStation VR. Outros jogos do mesmo estúdio são Pixel Ripped 1989 e Pixel Ripped 1995. YUKI é um misto de bullet-hell e roguelike em VR com muita ação, em um incrível universo anime multidimensional.
Conheça o jogo:
A história de YUKI
Quando YUKI começa, você está no quarto de uma criança. Você pode interagir pegando um telefone com orelhas de gato, examinar um peixinho dourado, mas, o mais importante, você deve abrir uma caixa trancada. Dentro da caixa está YUKI, uma figura de ação de uma heroína salvadora do universo, muito popular entre as crianças.
Desse modo, através da imaginação de uma criança, você assume o controle para salvar o universo resgatando seu Impulso Criativo, atirando nos adversários. É aquela sensação do passado, de quando éramos crianças ficávamos brincando com nossos bonecos criando batalhas e histórias incríveis com eles.
A história de Yuki gira em torno da personagem principal, um Vigilante Espacial cuja função é proteger a Star Flower que é um corpo celestial responsável por alimentar o universo com criatividade. Só que um dia os Yokaliens roubam toda a força de criatividade. Desse modo, Yuki vê o seu amado universo em perigo. A criatividade sempre foi o objeto de desejo dos Yokialiens, mas eles levam o universo para um caminho de destruição.
Yuki precisará dos poderes da imaginação selvagem de uma criança, para passar por balas infinitas e criaturas arrepiantes para que, juntos, possam salvar o destino do universo.
Nostálgico e divertido
YUKI foi muito bem planejado para funcionar no VR. E isso fica bem claro desde o início do jogo quando você segura a figura de ação YUKI em sua mão e usa o controlador Move para navegá-la no espaço 3D, como segurar uma figura real em VR. É realmente incrível a recriação de quando éramos criança. O jogo consegue trazer aquela sensação de quando a gente pegava algum boneco por exemplo, e saía correndo com ele, imitando o som dele voando.
Em relação aos controles, eles são muito bem configurados de forma a deixar a experiência mais agradável. Você deve evitar regularmente telas cheias de balas e outros elementos. Terá momentos em que será necessário se contorcer para evitar um obstáculo em queda ao mesmo tempo que terá que mirar e atirar nos inimigos.
Por ser um Roguelike, ou seja, toda vez que você morre você começa do zero, poderá ser um pouco frustrante inicialmente. Entretanto, entre cada tentativa, você pode gastar o dinheiro ganho em atualizações permanentes e persistentes. Melhorias como aumento da saúde e armas atualizadas garantem um desempenho melhor nas próximas vezes que for jogar, fazendo com que você consiga avançar mais no game. Além disso, você pode desbloquear novos conjuntos de Bladewings que fornecem armas diferentes para você experimentar.
O jogo é muito bonito, contribuindo para uma jogabilidade prazerosa. Os níveis de paisagem são variados e brilhantes, e os chefes são bem desenhados e envolventes. Além disso a trilha sonora também contribui para se ter uma experiência fantástica.
Vale a pena jogar Yuki?
Yuki é um ótimo jogo para VR. O design dos níveis é simplesmente incrível, com alguns dos visuais de VR mais fantásticos que já joguei.
Infelizmente o jogo é um pouco curto, mas com o modo infinito o game consegue ter uma vida útil um pouco maior. Cada nível é aleatório e isso ajuda um pouco, mas ao longo de sua jogada inicial, você jogará o nível de abertura várias vezes, e mais variedade e detalhes nos inimigos básicos teriam ajudado muito.
O jogo possui apenas seis níveis, mas demorará um pouco para chegar lá. Você terá que desbloquear novos powerups, upgrades e conjuntos de Bladewings para ter sucesso e se você persistir, terá sucesso.
Por ser um jogo para VR, YUKI acaba não conseguindo alcançar todos os jogadores, mas certamente é divertido e merece a atenção dos gamers.
Por fim, fique ligado em nosso site e em nossas redes sociais para mais reviews e novidades!