Um dos maiores clássicos da literatura francesa, “Madame Bovary” de Gustave Flaubert, ganha uma nova edição. O livro, lançado no Brasil pelo selo Tordesilhas, conta um detalhe que o torna especial: as ilustrações do grande designer de moda Yves Saint Laurent (1936-2008). O livro foi um marco na literatura, não apenas pelas críticas ao modo de vida da época, mas também pela profunda análise psicológica e sentimental dos personagens.

Enredo e repercussão da época

Ilustração de Yves Saint Laurent | Crédito: Tordesilhas

“Madame Bovary” narra a história de Emma Bovary. Uma mulher insatisfeita com seu casamento, em busca de mais emoção, amor e aventura. No entanto, suas escolhas fazem com que ela fique presa em um ciclo de ilusões e desilusões, e as consequências são devastadoras. Flaubert realiza uma crítica social, em uma prosa descrita como “rica e detalhada”.

Publicado originalmente em 1856, o livro levou Gustave Flaubert aos tribunais sob acusação de ofensa à moral pública e a religião. Madame Bovary é considerado o pioneiro do romantismo realista. Do mesmo modo, o autor teve outras obras alvo de grande crítica e censura, por relatar problemas morais e sociais. Dessa forma, Flaubert revolucionou a literatura francesa e do mundo, sendo considerado pelos críticos um dos maiores autores da história.

O livro está em pré-venda no site da Tordesilhas (Alta Books).