Richard Roundtree, o ator que quebrou barreiras com seu papel icônico na franquia de filmes Shaft, faleceu. A agência, Artists & Representativss, e seu gerente de longa data, Patrick McMinn confirmaram a notícia. Roundtree tinha 81 anos e lutou brevemente contra o câncer de pâncreas antes de sua morte.
Roundtree é mais conhecido por interpretar o detetive John Shaft no thriller de ação de 1971 e suas sequências. Seu desempenho no filme original lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro como Novo Astro do Ano e o consagrou como o primeiro herói de ação negro. Mais do que isso, os filmes transformaram Shaft em um herói cultural, um símbolo do poder negro na tela, nas bilheterias e além.
Carreira, filmes e séries de Roundtree
A carreira de Roundtree abrangeu cinco décadas e incluiu desde seu papel mais popular no blaxploitation até uma aparição muito precoce em As the World Turns em 1956. Ele também foi um membro do elenco principal da segunda temporada da série OWN de Ava DuVernay, Cherish the Day, no ano passado.
Décadas depois, o ator reprisou seu papel nos filmes Shaft de 2000 e 2019 dirigidos por John Singleton e Tim Story, respectivamente. Em 2000, Shaft foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso.
Roundtree também teve muitos créditos em filmes, incluindo Inchon de 1981, onde apareceu ao lado de Laurence Olivier e Ben Gazzara. Além de City Heat de 1984 ao lado de Clint Eastwood e Burt Reynolds, bem como Se7en, George of the Jungle, Body of Influence, Amityville: A New Generation e What Men Want.
Na televisão, Roundtree interpretou o escravo Sam Bennett na aclamada minissérie Roots de 1977. Ele teve papéis importantes em séries como Generations, 413 Hope St., Alias, Diary of a Single Mom, Buddies, Desperate Housewives, Soul Food, Being Mary Jane.