Nesta quinta-feira (27), foi descoberta a morte de Rieko Kodama, uma desenvolvedora pioneira na história da SEGA. Kodama faleceu em maio, aos 58 anos. No entanto, por questões de privacidade a família optou por não divulgar o ocorrido.
A notícia foi descoberta no twitter, por meio de um tweet que era uma homenagem para a desenvolvedora nos créditos do jogo Mega Drive Mini 2. Após repercussão, um dos produtores da SEGA, Yosuke Oskunari, respondeu o tweet confirmando a informação.
Posteriormente, a SEGA também confirmou a informação para a IGN Japão.
“Nós oramos para que a falecida descanse em paz, e oferecemos nossa gratidão por sua enorme contribuição para a Sega” — Porta-voz da companhia (via IGN Japan).
Rieko Kodama teve seus primeiros trabalhos nos anos 80, trabalhando como designer gráfico, produtora e diretora. O nome da desenvolvedora está presente nos jogos Sonic the Hedgehog 2 e Skies of Arcadia. Porém, seu trabalho mais conhecido é a série Phantasy Star. O jogo foi um dos primeiros a ter uma protagonista feminina, pois Kodama acreditava que as mulheres tinham tendência a se interessar por games.
‘’Não tenho certeza se é pela cultura corporativa da SEGA ou outra coisa, mas nunca senti que estava em desvantagem só porque sou uma mulher.’’ — Rieko Kodama
A desenvolvedora trabalhou ativamente com games até o final da década passada, participando de 7th Dragon e da série Sega Ages.