O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou em suas redes sociais que a Unesco, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, escolheu a cidade carioca, como a Capital Mundial do Livro em 2025.

Anualmente, a Unesco escolhe uma cidade para receber o título de Capital Mundial do Livro. O titulo é válido por doze meses a partir de 23 de abril de 2025, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. Vale lembrar que esta é a primeira vez em que uma cidade de língua portuguesa recebe o título.

Além de realizar uma programação dedicada à promover o acesso à leitura para todos, a nova Capital Mundial do Livro passa a integrar uma rede de cooperação internacional com as cidades que receberam o título nos anos anteriores.

Rio de Janeiro: Capital mundial do livro

Rio de Janeiro foi nomeada pela Unesco como a capital mundial do livro 2025.

“É uma honra termos sido selecionados pela Unesco. Vamos continuar incentivando a leitura. E teremos dois anos de programas inéditos para valorizar ainda mais leitores”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

“Estou plenamente confiante de que o Rio de Janeiro cumprirá os compromissos que assumiu ao se candidatar a este prestigiado título. Além disso, esperamos que, sob sua orientação, a cidade desempenhe um papel ativo na promoção do livro e da leitura e tenha um impacto positivo nas taxas de alfabetização entre os jovens do Rio de Janeiro e de outros lugares”, diz o texto do prefeito.

Anualmente, a Unesco concede o título de Capital Mundial do Livro a uma cidade que tenha se destacado por suas atividades exclusivas na promoção da literatura. Vale lembrar que, a Bienal Internacional do Livro de 2023, que comemorou seu 40º aniversário, obteve resultados surpreendentes. Durante os dez dias do evento, realizado no Rio de Janeiro, 600 mil visitantes marcaram presença, resultando na venda notável de 5,5 milhões de livros.

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.