Baseado na chocante história real do serial killer Rodney Alcala, o filme “A Garota da Vez” estreia em 10 de outubro. O longa dirigido e estrelado por Anna Kendrick, em sua estreia na direção.
Com distribuição da Diamond Films o true crime conta com o ator Daniel Zovatto interpretando Rodney Alcala, o serial killer que participou do famoso programa de TV de namoro dos EUA.
No entanto, a história dele começa muito antes, de aparecer em “The Dating Game”, em 1978, em meio a uma onda de assassinatos. Conheça a história do serial killer que conseguiu ir em rede nacional, enquanto estava na lista dos 10 Mais procurados pelo FBI.
História de Rodney Alcala
Rodrigo Jacques Alcala Buquor, conhecido como Rodney Acala nasceu no Texas em 1923, mas ainda na infância, Alcala e sua família se mudaram para o México. Quando ele tinha 8 anos, seu pai abandonou a família e nunca mais voltou. Então, a mãe de Alcala levou ele e seus irmãos para Los Angeles, onde tentariam uma nova vida.
Foi aos 17 anos, quando Alcala se alistou no exército, por vezes deixando seu posto sem permissão, mas nunca foi considerado um desertor. Entretanto, quando recebe uma licença das forças armadas, acaba cometendo sua primeira agressão. Segundo informações, Alcala estava em Nova York e agrediu uma garota com uma garrafa.
A menina sobrevive e consegue fugir. Desde então, Rodney apresentava comportamento sociopata, e por isso teve dispensa do exército. Isso após diagnostico de transtorno de personalidade antissocial. Assim com a dispensa, ele se formou em 1968 na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em artes plásticas. Mas logo após seu primeiro ataque, fugiu para a Universidade de Nova York, para estudar cinema, onde frequentou uma aula com Roman Polanski sob o pseudônimo de “John Berger”.
As Vitimas do assassino do programa de namoro
Seu primeiro crime datado em 1968, quando ele estuprou e espancou uma garota de 8 anos,Tali Shapiro. Em 1971, estuprou e estrangulou até a morte uma jovem de 23 anos. Nesse período Alcala passou a integrar a lista do FBI dos Dez Fugitivos Mais Procurados. Segundo a People, uma testemunha ocular do crime contra Tali testemunhou para polícia, mas Alcala consegue escapar, e sendo preso três anos depois, identificado em New Hampshire sob o pseudônimo de John Berger. No entanto, menos de três anos na prisão, ganha liberdade, sendo considerado reformado e pronto para viver em sociedade.
Ainda em Nova York, Alcala foi responsável pelos assassinatos na década de 1970 de duas mulheres de 23 anos, Cornelia Crilley e Ellen Jane Hover.
Então em 1974, dois meses após deixar a prisão, uma garota de 13 anos acusou Alcala de sequestro, mas sua condenação era apenas por quebrar sua liberdade condicional e oferecer maconha para uma menor de idade. Em 1979, ele passa ria por nova prisão e com acusação da morte de Robin Christine Samsoe, uma garota de 12 anos encontrada violentada, estuprada e esfaqueada.
Em 1980, Alcala foi condenado à morte pelo assassinato de Robin Samsoe, de 12 anos. No entanto, recebe uma reversão da pena em 1984, recebendo um novo julgamento. Novamente em 1986 acaba condenado a morte, porém em 2003 teve outra anulação.
No entanto, os promotores de Orange County logo descobriram evidências com correspondência com o DNA de Alcala ligadas a quatro vítimas entre 1977 e 1979. Entre elas Jill Barcomb, 18, Jill Parenteau, 21, Geórgia Wixted, 27, e Charlotte Lamb, 32.
Já promotores do Wyoming o acusaram de matar Christine Ruth Thornton, 28, que estava grávida de seis meses quando morreu em 1977.
A Garota da Vez: Rodney Alcala participa do The Dating Game
Enquanto fugia da polícia e deixava um rastro de crimes, em 13 de setembro de 1978 começava mais um episódio do Dating Game. O que era para ser mais um dia de diversão para os telespectadores e a promessa de um novo amor para os participantes, na verdade, entrou para história criminal dos EUA.
O apresentador Jim Lange introduziu a protagonista da noite: Cheryl Bradshaw. E o concorrente número 1, descrito pelo apresentador como “um fotógrafo de sucesso que começou quando seu pai o encontrou na câmara escura aos 13 anos, totalmente desenvolvido”. Ao final do programa, Cheryl fez sua escolha, revelando assim sua identidade. O candidato número um era Rodney Alcala, 35 anos.
Dessa forma, o serial killer se tornou conhecido em rede nacional, onde ninguém fazia ideia dos crimes cometidos ou que tinha um procurado pelo FBI no ar.
Após a escolha da participante, o casal deveria se encontrar e sair em um encontro romântico, entretanto, Bradshaw se recusou. A mulher afirmou que começou a se sentir mal: “ele estava agindo de maneira muito assustadora”, disse ela em entrevista ao The Sunday Telegraph, em 2012. Um dos candidatos também se lembra de como Alcala tinha atitudes estranhas.
“Ah, sim, lembro-me disso com bastante clareza”, disse Jed Mills, um dos concorrente no programa, em entrevista à CNN cerca de 38 anos após a aparição. “Ele era assustador. Definitivamente assustador”.
Condenação e morte na prisão
Por questões legais, foram realizados diversos julgamentos, muitos sendo interrompidos. Demorou cerca de três anos para que a Suprema Corte autorizasse que Alcala fosse levado ao júri. Em 2010, veio a sentença final: o serial killer recebeu pena de morte.
Pelo fato, da abolição de execuções em Nova York, onde duas mortes foram cometidas, Alcala teve sua sentença alterada para prisão perpétua.
Em 24 de julho de 2021, o serial killer e agressor sexual, Rodney Alcala morreu de causas naturais aos 77 anos, no corredor da morte na Califórnia. Embora não seja possível definir o número real de vítimas, as autoridades acreditam que Alcala pode ter matado até 130 pessoas, de acordo a Associated Press.
Desde sua morte, os crimes de Alcala continuaram a atrair o interesse público. Devido aparição na série de documentos Sky Original de 2022, Dating Death, um episódio de 2024 da People Magazine Investigates: Surviving a Serial Killer e no thriller “A Garota da Vez” que estreia nesta quinta-feira (10) nos cinemas de todo Brasil.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.