Em “Cercas Vivas”, autora explora memória, amadurecimento e dilemas afetivos a partir da herança de uma casa
A obra “Cercas Vivas” marca estreia da escritora curitibana Rai Gradowski no universo literário. Publicado pela Editora Zouk, o romance combina amadurecimento, dilemas morais e um vínculo interrompido pelos trânsitos da juventude. Além disso, o livro conta com texto de orelha da escritora Julia Dantas e blurb de Carol Bensimon.
Narrado em primeira pessoa por Bianca, a obra acompanha a jovem que, ao herdar a casa da avó, precisa lidar com as memórias afetivas do lugar, revisitar os sentimentos da adolescência e enfrentar o mistério que envolve o passado familiar.
Detalhes sobre o livro
Dividido em 18 capítulos, “Cercas Vivas” se destaca pelo ritmo fluido, a linguagem visual e a construção de personagens que dialogam com experiências urbanas contemporâneas. O envolvimento da autora com a narrativa e com as personagens foi tão intenso que quase a impediu de finalizar a obra.
“Comentei desse sentimento com minha namorada e ela me respondeu que elas iam começar a existir de verdade, nascendo pro mundo, e é o que está acontecendo agora”, celebra.
Com linguagem fluida e coloquial, Rai imprime nas páginas uma ficção realista que explora dilemas morais e afetivos a partir de um enredo aparentemente cotidiano. Dessa forma, a história que a autora conta parte de uma vivência lésbica que dialoga com sua geração.

Além disso, a obra conta com referências que evocam o imaginário dos anos 1990 e 2000 – de cadernos da Tilibra a trilhas sonoras com The Calling. Entre locadoras de filmes e tardes dividindo fones de ouvido, a narrativa revisita a adolescência e dialoga diretamente com a geração millennial. Dessa forma, “Cercas Vivas” transforma memórias em um tecido literário que costura mistério, amadurecimento e identidade.
Leia também: Nostalgia: Reboots de filmes e séries dos anos 2000
A ideia para “Cercas Vivas” surgiu em 2021, durante uma oficina de romance com a escritora Carol Bensimon. A ambientação em Curitiba nasceu da observação cotidiana: uma casa de esquina, vista de sua varanda, se transformou no cenário central da história. A partir daí, a autora lapidou a trama em oficinas da Baubo, sob orientação das escritoras Julia Dantas e Cacá Joanello. O projeto amadureceu ao longo de dois anos até ser concluído em 2024.
Sobre a autora
Rai Gradowski nasceu em 1989, em Curitiba, onde vive até hoje. É advogada pela UFPR e especialista em Escrita Criativa pela PUCRS. Também é graduada em Farmácia (PUCPR, 2011) e mestre em Farmacologia (UFPR, 2013).
Desde 2021, assina a coluna de autoficção.docx, publicada no Curitiba Cult e no Substack. Em 2023, teve o conto “Imposições” selecionado para a coletânea “Imagens de Coragem” (Editora Patuá). Além disso, em 2025, o conto “Cascas” foi selecionado no concurso II Novas Leituras Curitibanas.
A autora publicou na coletânea organizada por Ana Emília Cardoso, “Curitiba Inimaginável” (Arte&Letra), ao lado de escritores da cena curitibana como Dalton Trevisan, Giovana Madalosso, Cristovão Tezza, Pedro Guerra, Laís Graf, Luiz Felipe Leprevost e Pedro Jucá.
Entre suas influências literárias estão Carol Bensimon, Julia Dantas, Natália Borges Polesso, além de autoras internacionais como Bernardine Evaristo, Samantha Schweblin e Fernanda Melchor.
Por fim, “Cercas Vivas” já está disponível para pré-venda aqui.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.