Finalmente temos a data de estreia do filme Rosa de Versalhes (Versailles no Bara). Sendo um clássico da demografia shoujo, o novo longa-metragem estreia nos cinemas em janeiro de 2025. O projeto comemora o aniversário de 50 anos da publicação do mangá e novas imagens promocionais foram divulgadas, destacando cada personagem principal do anime.
Inicialmente, o filme Rosa de Versalhes está sendo produzido pelo estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen e a nova versão de Ranma ½ (2024). O longa conta com direção de Ai Yoshimura (My Teen Romantic Comedy SNAFU e Ao Haru Ride), com roteiro de Tomoko Konparu (Kimi no Todoke e Nana). O renomado compositor Hiroyuki Sawano (Solo Leveling e 86: Eighty Six) está desenvolvendo as músicas, junto ao musicista Kouta Yamamoto (Niehime to Kemono no Ou).
Além disso, também tivemos a confirmação dos membros que daram a voz aos personagens principais. A dubladora Miyuki Sawashiro dará a voz para a nossa protagonista Oscar François de Jarjayes. Os outros personagens serão dublados por Aya Hirano com a rainha da frança Maria Antonieta, Toshiyuki Toyonaga como André Grandier e Kazuki Kato como o conde sueco Hans Axel von Fersen.
Confira as imagens promocionais:
Leia também: Guia de Animes Outubro: Outono 2024
Sobre o Mangá
Originalmente, Rosa de Versalhes é um grande clássico dos shoujos, escrito por Riyoko Ikeda entre 1972 e 1973. O mangá fez um grande sucesso mundial por abordar momentos históricos, como a revolução francesa, além de tratar de questões sociais, como direitos humanos, principalmente das mulheres; questão de gênero e senso de justiça. Assim, a autora Ikeda se tornou uma grande inspiração para público feminino, já que influenciou uma nova geração de mangakás, abrindo caminho para diversos gêneros e demografia.
O mangá Rosa de Versalhes foi serializado na revista feminina Margaret, com 10 volumes publicados. Alías, a editora JBC publicou a obra no Brasil.
A princípio, a trama se passa em meados do século XVIII, na França. Lady Oscar é criada desde o nascimento como um homem e comanda os guardas do palácio em Versalhes nos anos anteriores à Revolução Francesa. Apesar disso, sua beleza e espírito nobre fazem dela uma figura brilhante aos olhos de homens e também das mulheres.
Como resultado, a Lady Oscar acaba ficando dividida entre sua vida escolhida de serviço e dever para com a classe e o país e seu próprio coração e desejos. Então, a jovem vive como uma nobre em meio à opulência de Versalhes, mas seus sentidos aguçados e compaixão não são cegos à pobreza do povo francês.
Outras versões
Entre 1979 e 1980, o mangá Rosa de Versalhes ganhou adaptação em diversas mídias, como um anime para TV, que tem mesmo nome da obra original. A animação teve 40 episódios produzidos pelo estúdio Tokyo Movie Shinsha (Atual TMS Entertainment). Posteriormente, ganhou um filme animado, intitulado como Versailles no Bara: Seimei Aru Kagiri Aishite. Anos depois, Rosa de Versalhes ganhou um jogo, intitulado como Shiritsu Berubara Gakuen ~ Versailles no Bara ReImagination (Escola Particular Rosa de Versalhes), lançado para Nintendo Switch em 2019.
Por fim, o filme Rosa de Versalhes estreia em 31 de janeiro.
Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna Affonso.