“Rosebush Pruning” é estrelado por Calum Turner, Pamela Anderson e Elle Fanning

A MUBI divulgou hoje (10) o primeiro pôster do longa Rosebush Pruning, novo longa-metragem dirigido pelo brasileiro Karim Aïnouz. O filme fará sua estreia mundial no Festival de Berlim 2026, em 14 de fevereiro.

Aïnouz é conhecido por dramas de temática social e pautas LGBTQIAPN+, como A Vida Invisível (2019) e Motel Destino (2024). Em “Rosebush Pruning”, porém, o cineasta se aventura pela primeira vez no universo da sátira, apostando em críticas ao patriarcado e à elite econômica.

O roteiro é assinado por Efthimis Filippou (A Lagosta), colaborador frequente do diretor Yorgos Lanthimos. A trama é inspirada no clássico italiano De Punhos Cerrados (1965), de Marco Bellochio, drama sombrio sobre uma família disfuncional.

Uma sátira sobre relações familiares

A narrativa acompanha uma família estadunidense que vive na Catalunha, isolada em uma bolha de tédio e luxo. Após a morte da mãe, os quatro irmãos passam a cuidar do pai cego. A dinâmica muda quando um deles decide ir morar com a namorada, rompendo a união familiar.

Com a dissolução do núcleo, segredos vêm à tona — inclusive sobre a morte da matriarca. A situação desencadeia uma espiral de conflitos e violência entre os irmãos.

O roteiro aborda temas delicados e considerados tabus, como incesto, abuso sexual e assassinato. Em entrevista à Variety, Karim Aïnouz revelou que o teor do material dificultou a escolha do elenco.

“Quando começamos a seleção do elenco, preciso dizer que conversei com outros atores, e todos estavam muito animados. Mas aí, quando leram o roteiro, disseram: ‘Ah, não sei não’. No fim das contas, eu estava mesmo interessado em atores que não estivessem julgando esses personagens.”

Apesar a natureza sombria e incômoda dos temas, Aïnouz defende que é necessário abrir espaço para discutir a violência e a toxidade dentro das famílias.

“Talvez só através do absurdo seja possível abordar certas questões. Acho importante saber, discutir e entender que, às vezes, a maior parte da violência vem de dentro da família. A forma como o patriarcado se naturalizou é algo que realmente precisamos enfrentar. Existe um ciclo de violência, e talvez a violência seja a única maneira de quebrá-lo.”, afirma o cineasta brasileiro.

“Rosebush Pruning” tem elenco estrelado

O filme reúne nomes de peso do cinema internacional. Callum Turner, Lukas Cage, Jamie Bell e Riley Keough interpretam os irmãos Ed, Robert, Jack e Anna, respectivamente. Já Tracy Letts vive o patriarca da família, enquanto Elle Fanning assume o papel de Martha, namorada de Jack. Além disso, o longa também conta com a participação de Pamela Anderson como a falecida mãe.

O elenco passou por mudanças ao longo da produção. Inicialmente, Kristen Stewart e Josh O’Connor fariam parte do time de atores. Porém, os dois deixaram o projeto por conflitos de agenda.

“Rosebush Pruning” ainda não tem data de estreia comercial, mas já desponta como um dos principais títulos brasileiros no circuito de festivais internacionais.

Imagem de capa: Reprodução/Félix Dickinson