O Japão é um país que chama a atenção devido a sua diferença cultural comparado ao Brasil, seja na culinária, na educação ou no tipo de lazer. No âmbito da moda, não é diferente. A Moda Lolita é um ícone cultural do Japão desde 2009. No entanto, você sabia que essa subcultura teve influência no anime Rozen Maiden?
Primeiramente, Rozen Maiden é um anime seinen criado pelo grupo Peach-Pit. O mangá estreou em 2002 e terminou em 2007, enquanto o anime, que se encontra finalizado, possui duas temporadas com 12 episódios cada, além de três especiais.
Sinopse de Rozen Maiden
Rozen Maiden conta a história de Jun Sakurada, um jovem colegial que após alguns traumas, passa a comprar objetos “sobrenaturais”. Certo dia, Jun recebe uma carta informando que ele havia ganhado um prêmio e se ele aceitasse deveria seguir as instruções da carta. Ao fazer conforme foi orientado, o colegial recebe uma caixa com uma boneca no estilo Vitoriano.
Após analisar a boneca, Jun resolve dar corda à mesma e ela ganha vida, assim começa o desenvolvimento da história. A boneca se chama Shinku e ela é a quinta boneca de Rozen Maiden, uma coleção única que possui um total de sete bonecas. As Maidens precisam batalhar entre si para coletar a Rosa Mystica, uma “pétala” que dá vida para elas. O objetivo de conseguir a Rosa Mystica de suas irmãs é se tornar a “Alice”, a boneca perfeita.
Confira o trailer da TBS:
Como podemos ver no trailer, as bonecas possuem um estilo diferente das que possuímos aqui no Brasil. Ao mesmo tempo que vemos semelhanças entre as sete por ser um estilo vitoriano/romântico, existem diferenças quanto as cores e modelos. A seguir veremos qual estilo inspirou as bonecas.
LEIA MAIS: Dead Dead Demon’s Dededede Destruction | Filme ganha seu primeiro trailer
A moda lolita em Rozen Maiden
A Moda Lolita teve sua origem por volta de 1980 no Japão por influência do vestuário das bonecas vitorianas, mas foi se tornar símbolo nipônico somente no ano de 2009. Se de longe essa subcultura possa parecer ingênua, de fato ela está longe de ser algo simples, e por isso, deve ser respeitada. Afinal, ela possui regras rígidas como: não mostrar o corpo em excesso, as saias ou vestidos se usa com anáguas e estão no mínimo na altura do joelho.
Diferentes formas de estilos
Vale lembrar que essa subcultura possui diversas ramificações de estilos, mas iremos nos ater apenas nos estilos das Maidens. Para começar, temos a primeira Maiden, Suigintou, a qual possui o estilo Gothic Lolita. Nele, há uma forte influência do estilo gótico vitoriano. Além disso, há o uso predominante da cor preta e/ou tons escuros e elementos da cultura gótica como a cruz.
A segunda boneca (Kanaria) e a sexta (Hina Ichigo) são Sweet Lolita. A influência do Rococó e da Era Vitoriana é vista através de laços e babados. Esse é um estilo mais leve e inocente e suas cores predominantes são tons pastéis. A terceira é a Suiseiseki, sua roupa é um longo vestido verde, revelando assim as características do Classic Lolita que é um estilo mais adulto, e suas roupas são mais neutras. Entretanto, ainda vemos a influência da Época Barroca, Vitoriana, Rococó e Eduardiana.
Souseiseki é a quarta Maiden e irmã gêmea de Suiseiseki. Seu estilo é o Ouji Lolita, que seria um estilo masculino dentro da Moda Lolita. A quinta boneca é a protagonista que foi tratada anteriormente, Shinku. Essa Maiden, se encontra dentro do estilo Aka Lolita em que o vermelho é a cor central.
Por fim, temos Kirakishou, a sétima e última Rozen Maiden. Por usar um outfit totalmente branco, encaixa-se no grupo de Shiro Lolita. A palavra shiro, em japonês, significa “branco” e as lolitas que usam esse estilo usam a cor branca, off-white ou uma cor creme.
Com isso, concluímos que o Japão é um país de cultura muito rica. Dessa maneira, é possível de se aprender sobre ela até mesmo por meio de animes, dos quais conseguimos aprender muito mais do que sobre a língua e seus costumes. Sendo assim, animes também são ferramentas muito úteis para compreender mais e mais sobre as riquezas culturais do Japão.