Ryan Gosling, o Ken de Barbie, criticou a Academia do Oscar após o anúncio dos indicados para a premiação de 2024. Isso porque a banca não considerou a atuação de Margot Robbie como Barbie e a direção de Greta Gerwig para concorrer às estatuetas. Assim, o ator recebeu a indicação de Melhor Ator Coadjuvante, enquanto Robbie e Gerwig não receberam indicações nas categorias decisivas da premiação.
Em declaração, o ator afirmou estar extremamente honrado com a indicação por seu papel de Ken ao lado de tantos artistas incríveis, Além disso, afirmou estar “orgulhoso por retratar um boneco de plástico chamado Ken”. No entanto, Gosling afirmou estar mais que desapontado com Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood por não incluir suas parceiras de Barbie nas indicações. Para ele:
Não existe Ken sem Barbie, e não existe filme de Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie. Nenhum reconhecimento seria possível para qualquer pessoa no filme se não houvesse o talento, coragem e genialidade delas.
Ryan Gosling
De acordo com o ator, as duas “são as maiores responsáveis por este filme que fez história e é mundialmente celebrado”. Além disso, ele continuou afirmando que “seu trabalho deve ser reconhecido junto com os outros indicados muito merecedores”. Isso porque, para ele, Robbie e Gerwig “nos fizeram rir, partiram nossos corações, influenciaram a cultura e fizeram história”.
LEIA TAMBÉM: Oscar 2024 | Confira a lista dos indicados
Dessa maneira, a não indicação de Margot Robbie e Greta Gerwig foi uma surpresa para os amantes de cinema. O filme, desde o lançamento, tem recebido inúmeras críticas positivas em relação à atuação de Robbie como Barbie. Além disso, a direção de Gerwig no longa tem recebido muitos elogios da crítica, uma vez que ela criou todo um universo de plástico com bastante efeito prático e poucos efeitos especiais, capaz de emocionar e agradar um público diverso.
Ryan Gosling recebeu indicação em uma das sete categorias concorridas por Barbie
Além da indicação de Ryan Gosling, o filme recebeu outras seis indicações. Dentre elas, estão Melhor filme, Melhor Atriz Coadjuvante (com America Ferrera como Gloria), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino e Melhor Design de Produção. Ainda, a categoria de Melhor Canção Original conta com I’m Just Ken, de Ronson e Andrew Wyatt, e What Was I Made For, de Billie Eilish, representando o filme.
Portanto, a ausência da atriz e da diretora não são as únicas surpresas da lista de indicações. Leonardo DiCaprio, de Assassinos da Lua das Flores, Willem Dafoe, de Pobres Criaturas, e Charles Melton, de Segredos de um Escândalo, também foram artistas esquecidos pela Academia do Oscar.
A premiação do Oscar 2024 acontecerá na noite de 10 de março de 2024, com transmissão pela TNT e HBO Max.