Na semana passada falamos sobre um terror psicológico, sobre um homem com diversas personalidades. Hoje voltaremos para o sobrenatural: Fale Comigo, da A24.
“Fale Comigo” (Talk to Me) é um filme terror australiano lançado em 2022 e distribuído em diversos países ao longo de 2023. O filme traz uma premissa muito interessante, um jogo onde se usa uma mão engessada para que o participante seja hospedeiro de um espírito. O que pode dar errado, não é mesmo? E nesse jogo tudo pode acontecer, desde que não se ultrapasse 90 segundos possuído, se não, o espírito não vai mais embora.
Com uma abordagem intensa e emocional, cenas impactantes e uma atmosfera perturbadora o filme não depende apenas de sustos, mas sim da tensão psicológica e o drama dos personagens.
Estrelam o filme Sophie Wilde, Alexandra Jensen, Joe Bird, Otis Dhanji, Miranda Otto, Zoe Terakes. A direção do filme é de Danny e Michael Philippou, conhecidos pelo canal de YouTube RackaRacka, com seus vídeos de ação e terror.
A história de Fale Comigo
“Fale Comigo” é um terror psicológico e sobrenatural que gira em torno de um grupo de adolescentes que se envolve em um ritual macabro e viciante: usar uma mão embalsamada para se comunicar com os mortos.
Esse ritual se torna uma espécie de “desafio viral” entre os jovens. Ao segurar a mão e pronunciar as palavras “Fale comigo” e “Deixe-me entrar”, a pessoa é possuída temporariamente por um espírito. A regra é clara: não ultrapassar 90 segundos, ou algo pode dar muito errado.

Entre os participantes está Mia, uma jovem lidando com a dor da perda recente de sua mãe. Solitária e emocionalmente fragilizada, ela vê na experiência com a mão uma oportunidade de se sentir viva novamente e, talvez, até se reconectar com o que perdeu.
À medida que os adolescentes brincam cada vez mais com o ritual, as fronteiras entre o mundo dos vivos e dos mortos começam a se desfazer. Eventos inexplicáveis e perturbações emocionais se acumulam. Dessa forma, o que começou como diversão se torna um pesadelo crescente, e os jovens se veem confrontando culpa, trauma, obsessão e consequências espirituais muito além do que podiam imaginar.
Muito além do terror
Fale Comigo traz como tema central o luto. A protagonista, Mia, ainda sofre com a morte da mãe e tem dificuldade para aceitar o que aconteceu. Isso a torna vulnerável emocionalmente e é justamente essa dor que a incentiva a ter o contato com o sobrenatural.

O filme mostra como o luto pode deixar uma pessoa suscetível a tomar decisões impulsivas, se apegar ao que é perigoso e se desconectar da realidade.
Outra questão abordada no filme é o vício. A prática de usar a mão para se comunicar com os espíritos funciona como uma metáfora para isso. Ou seja, os personagens se tornam viciados na sensação, querem repetir a experiência, e alguns perdem o controle mesmo sabendo das consequências.
Curiosidades
- A mão embalsamada usada no filme tornou-se um ícone de marketing e objeto de fascínio dos fãs. Em diversos cinemas pelo mundo tinha uma réplica para que os espectadores pudessem interagir.
- A mão teve várias versões diferentes, com materiais distintos, dependendo da cena.
- Os irmãos Philippou disseram que a inspiração da mão veio de histórias reais de pessoas que usavam objetos como canal espiritual.
- O filme teve baixo orçamento, US$ 4,5 milhões, mas conquistou grande retorno financeiro. O longa se tornou um enorme sucesso de bilheteria, arrecadando cerca de US$ 92 milhões mundialmente. Esse desempenho o tornou um dos filmes de terror de maior bilheteria da A24.
- Surpreendentemente, antes mesmo de lançar o filme, sua sequência já havia sido anunciada.
- Já existe um prequel filmado, ainda não lançado oficialmente. A história será anterior aos acontecimentos do filme e foca nos personagens Duckett (Sunny Johnson) e Cole (Ari McCarthy).

Agora que sabe um pouco mais sobre o filme, bora assistir?
Por fim, Fale Comigo está disponível para aluguel no Youtube, Prime Video e Apple Tv.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.