É fato que os filmes de Invocação do Mal fazem bastante sucesso, mas sempre tem um que faz mais sucesso, que agrada mais o público. Na minha opinião, esse filme é Invocação do Mal 2 (2016).

A produção é baseada em um caso real que os Warrens investigaram, o caso Enfield Poltergeist.

A direção é de James Wan e o roteiro de Chad Hayes, Carey W. Hayes, James Wan e David Leslie Johnson-McGoldric. Estrelam a produção Vera Farmiga e Patrick Wilson. Completam o elenco principal Peggy Hodgson, Janet Hodgson, Maurice Grosse e Anita Gregory.

A história de Invocação do Mal 2

O filme começa com Ed e Lorraine Warren investigando o infame caso da casa de Amityville, onde uma família inteira foi assassinada. Durante uma sessão espírita, Lorraine tem uma visão perturbadora: ela vê Ed sendo empalado e morto por uma força demoníaca. É nesse momento que ela vê, pela primeira vez, uma figura fantasmagórica vestida de freira — Valak, a entidade demoníaca que a atormenta durante todo o filme.

Assustada com a visão de que Ed morrerá, Lorraine decide que os dois deveriam parar de investigar casos paranormais por um tempo.

Enquanto isso, na Inglaterra, uma família pobre começa a experimentar atividades sobrenaturais em sua casa, envolvendo especialmente a filha de 11 anos, Janet. Ela começa a falar com uma voz grotesca, entra em transe e, em certos momentos, parece estar sendo possuída.

Invocação do Mal 2
Lorraine Warren e Valak. Imagem: Divulgação

Objetos se movem sozinhos, batidas são ouvidas nas paredes, e até mesmo a mídia britânica começa a se interessar pelo caso. O suposto espírito se identifica como Bill Wilkins, um velho que diz ter morrido naquela casa.

Mesmo hesitantes, a Igreja Católica chama Ed e Lorraine para investigar o caso de Enfield. A Igreja quer saber se o caso é real ou uma farsa midiática. Lorraine continua assombrada pela visão da freira demoníaca, mas aceita ir com Ed.

Ao chegarem na Inglaterra, eles conhecem a família Hodgson e começam a documentar os fenômenos. Janet é o foco de quase todas as manifestações, levitando, falando com outra voz, e sendo empurrada por forças invisíveis.

O caso Enfield Poltergeist

Surpreendentemente, o caso do poltergeist de Enfield, é um dos casos mais controversos que existe, levantando bastante questionamento sobre sua veracidade.

No verão de 1977, Peggy Hodgson e seus quatro filhos foram vítimas de uma terrível assombração. O caso foi acompanhado por mais de 30 testemunhas, dentre eles vizinhos, detetives de fenômenos paranormais e jornalistas. Dentre os fatos ocorridos dentro da casa, tem incidentes de móveis em movimento e objetos voando sem razão aparente, barulhos sem explicações e até casos de levitação.

Desse modo, a história atraiu o casal Ed e Lorraine Warren, investigadores de fenômenos paranormais que inspirou o filme “Invocação do Mal 2″.

Enfield-Poltergeist
Foto real do caso. Imagem: Reprodução

Leia também: Ordem Cronológica dos filmes do Universo de INVOCAÇÃO DO MAL

Curiosidades

  • Originalmente, o vilão do filme não seria uma freira demoníaca, mas sim uma criatura com chifres parecida com um demônio tradicional. Durante as refilmagens, James Wan teve a ideia de usar uma freira sombria, representando um ataque direto à fé de Lorraine Warren. A mudança aconteceu só três meses antes do lançamento.
  • Valak (ou Valac) aparece em grimórios antigos como o “Presidente do Inferno”, descrito como uma criança com asas montado em um dragão. O filme muda radicalmente sua aparência, mas mantém o nome e o papel como entidade manipuladora.
  • A verdadeira Janet Hodgson (a menina possuída) deu entrevistas e participou dos bastidores. Ela confirmou que as atividades sobrenaturais realmente aconteceram, embora muitos ainda acreditem que houve bastante exagero ou até que foi invenção.
  • Vera Farmiga relatou que, enquanto lia o roteiro, marcas semelhantes a arranhões apareceram em seu laptop. A equipe contou que, em algumas locações, equipamentos falhavam e que eles ouviam sons estranhos. O elenco evitava gravar certas cenas à noite devido à carga emocional pesada.
  • A criatura bizarra do “Homem Torto” (The Crooked Man), que aparece em uma das visões de Janet, estava cotada para ter um spin-off, mas desistiram da produção.
homem torto invocação do mal 2
Homem Torto. Imagem: Divulgação

Agora que sabe um pouco mais sobre o filme, bora assistir?

Por fim, Invocação do Mal 2 está disponível no Prime Video.