Na semana passada falamos sobre um filme de terror gótico e bem medonho, estrelado por Daniel Radcliffe. Hoje falaremos de um filme de terror que possui uma estética bem diferente, onde a visão da câmera é a da “assombração” :Presença.
Presença (Presence, 2025) é um terror sobrenatural e psicológico. A produção tem direção de Steven Soderbergh (Onze Homens e Um Segredo) e roteiro de David Koepp (Jurassic Park). O elenco principal reúne Lucy Liu como Rebekah, Chris Sullivan como Chris, Callina Liang no papel de Chloe e Eddy Maday interpretando Tyler.
O filme teve sua estreia mundial no Festival de Sundance em janeiro de 2024, chegando nos cinemas dos EUA em janeiro de 2025. Estreou 3 de abril no Brasil, mas ficou pouco tempo em cartaz. O filme teve um orçamento de 2 milhões de dólares, e arrecadou cerca de 9,3 milhões nas bilheterias.
A história de Presença

Presença acompanha a família Payne: Rebekah, Chris, Tyler e Chloe. Eles se mudam para uma nova casa para dar um conforto maior para os filhos. Além disso, Chloe passou por uma perda traumática. Aos poucos, eles percebem que o lar não está vazio: uma entidade invisível, a “Presença”, observa cada passo da família. De início somente, Chloe que percebe a manifestação da presença. Enquanto isso, o filme vai mostrando o dia a dia da família. Tyler é o preferido da mãe, e ela não esconde isso.
Depois de um tempo, as tensões familiares começam a transbordar: Rebekah enfrenta uma crise no trabalho, Chris considera o fim do casamento e Chloe ainda lida com o luto pela melhor amiga. Tyler apresenta um amigo da escola para Chloe e eles começam a se relacionar. Lembrando que tudo isso acontece com a entidade presente. Ela acompanha tudo e às vezes se manifesta movendo itens ou jogando itens no chão.
Quem é a presença? Por que ela está lá e como a família vai enfrentar essa situação?
Uma produção diferente e inovadora

A abordagem da narrativa é bem diferente de outras produções de terror. Tudo acontece sob a ótica da própria entidade, o que dá a sensação de ser um observador involuntário. É como se você fosse a entidade e está espiando conflitos e fragilidades familiares em cenas intensas e silenciosas. A trama mergulha no drama íntimo da família enquanto essa força sobrenatural passa de observadora a participante. Essa transição das ações da entidade vai desequilibrando ainda mais as relações e criando um suspense carregado de tensão emocional.
Soderbergh adota uma direção minimalista, quase clínica. Ele prioriza uma atmofesta inquietante, com cenas mais paradas. Isso traz uma sensação de silêncio gritante ao espectador. Você está vendo tudo acontecer, mas não consegue fazer muita coisa.
Curiosidades
- O filme foi praticamente todo rodado em uma única locação, uma casa em Nova Jersey, e em apenas 11 dias.
- Grande parte da narrativa foi construída sem qualquer close-up, o que intensifica a sensação de vigilância constante.
- Muitos espectadores afirmaram ter abandonado a sessão em Sundance, chocados com o grau de tensão exibido.
- A história é contada inteiramente do ponto de vista do fantasma, recurso pouco utilizado e arriscado no cinema de terror.
- O diretor assumiu também os papéis de diretor de fotografia e montagem, mas sob pseudônimo, uma marca na sua fase recente de carreira.

Agora que sabe um pouco mais sobre o filme, bora assistir? E depois me conte o que achou do filme!
Quem é a “Presença” nesse filme?
Por fim, Presença está disponível no Prime Video.
═════════════════════════════════════════════════════════════
🩸 Para mais textos, análises e notícias sombrias sobre o mundo do terror, siga o Geek Sinistro nas redes sociais e não perca nenhuma novidade arrepiante.
Crédito da Capa: Adaptação | Divulgação