“Samba de Sétimo Dia” é o novo lançamento do escritor e jornalista Anderson Estevan, vencedor do 1º Concurso Literário Ria Livraria. O livro de contos percorre temas como umbanda, samba e vida na periferia, apresentando histórias ambientadas nos anos 1990 e inspiradas no cotidiano das quebradas paulistanas.

Nos textos, Anderson dá voz a personagens muitas vezes invisibilizados. São figuras comuns, gente de rua, de bar, rodas de conversa, onde se misturam a força, o humor e a sensibilidade das margens. “O livro fala, principalmente, sobre a finitude, mas não da forma melancólica que a gente se acostumou. Esse lugar é substituído pela celebração da vida”, explica o autor.

“Samba de Sétimo Dia” fala sobre existência, resistência e pertencimento. Dessa forma, a obra se torna um espelho de uma São Paulo periférica, marcada por terreiros, festas de rua e quintais onde o sagrado e o popular se encontram.

Para Anderson, o livro também propõe uma nova forma de olhar o mundo. “Acredito que ele apresenta outro jeito de encarar as coisas — de como a malandragem, a fé e o improviso tornam a vida diferente, mesmo para quem é oprimido.”

Sobre o autor

Anderson Estevan formou-se em jornalismo e trabalhou como repórter em diversos veículos, entre eles Guia Quatro Rodas, ViajeAqui e National Geographic Brasil. Além disso, trabalha há mais de dez anos como consultor de comunicação corporativa.

Em 2018, o CLIPE – Curso de Formação de Escritores da Casa das Rosas, em São Paulo, selecionou Anderson Estevan e impulsionou sua trajetória literária. Posteriormente, publicou, em 2021, seu primeiro livro, “Oito Contos Enjaulados”, que marcou sua estreia no cenário literário.

Sobre o gênero de escolha, o autor então comenta que “o conto permite uma liberdade rara — em um mesmo livro, posso criar dez ou vinte histórias diferentes que se encaixam em uma trama maior.”

Crédito: Divulgação