O livro “Saudade de Casa: Relatos de uma Desencaixada”, de Thassiane Goulart mescla gêneros. O evento de lançamento acontece no dia 22 de fevereiro, às 10h, no Centro Cultural Santo Amaro (Av. João Dias, 822, bairro Santo Amaro), na Zona Sul de São Paulo.

A obra aborda contos, crônicas e ensaios. Assim, a história reflete sobre solidão, desencaixe e liberdade.

“Minhas principais inspirações também são as pessoas que fazem parte da minha vida, que participam do processo de desvendamento do mundo ao meu lado”, completa.

Sobre a obra

A narrativa é uma exploração emocional e filosófica sobre temas como sentimento de desencaixe, a desconexão com a
natureza e a crítica ao sistema capitalista.

“Saudade de Casa: Relatos de uma Desencaixada” é um convite para que os leitores mergulhem em si mesmos e
encontrem suas próprias vozes. “Escrevi sobre o que vivia no momento: isolada, confusa e reformulando o mundo ao meu redor. Queria desabafar e expressar minha verdade”, explica a autora.

As inspirações da escritora são autores como Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Lygia Fagundes Telles e Conceição Evaristo.

Confira trecho:

Eu me chamo jonir bento,

trabalhei minha vida inteira pra patroa

que nunca tive tempo pra ouvir meus lamentos

ela não fazia ideia de quem eu era, não sabia minha história

nem eu pude saber ao menos,

na sua vida tinha um papel, uma função

sempre soube que fui secretária

a faz tudo.

Sobre a autora

Thassiane Goulart nasceu em abril de 2002, em São Paulo, onde vive até hoje. A autora, cursou Serviço Social na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), mas não concluiu a graduação. Além disso, passou por diversos empregos enquanto tentava conciliar a sobrevivência com a necessidade de expressar seus sentimentos.

Por fim, foi em 2023, durante um ano marcado por reflexões profundas e acompanhamento psicológico, que ela decidiu transformar suas anotações em um livro.