Durante a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo aconteceu a primeira edição do Prêmio Netflix, o qual valoriza o cinema nacional. Durante a noite de quarta-feira (01), a Netflix anunciou que o primeiro vencedor do Prêmio Netflix foi a obra Saudade fez Morada aqui Dentro. Contudo, a produção foi selecionada entre os filmes brasileiros do festival, em breve estará na plataforma em mais de 190 países, a data do lançamento ainda será anunciada.
A obra é uma produção do diretor baiano Haroldo Borges, do coletivo baiano Plano 3 Filmes. Portanto, Saudade fez Morada aqui Dentro conta a história de Bruno (Bruno Jeferson), um garoto de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. No entanto, com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme irá converter o destino trágico de Bruno em um relato de muito aprendizado coletivo.
O filme foi escolhido pelos jurados: Gurman; Flávia Guerra, jornalista e documentarista especializada em cinema; e pela cineasta Anita Rocha da Silveira. Dessa forma, após o anúncio do vencedor do Prêmio Netflix, o diretor Haroldo Borges afirma: “É muito significativo que um filme baiano esteja presente em uma plataforma de alcance planetário. Desejo que esse prêmio seja um sinal dos novos tempos e que ele inspire nossa luta coletiva na construção do cinema brasileiro. Que nossas histórias possam ocupar todas as telas!”
Em suma, o diretor de filmes da Netflix Brasil, Gabriel Gurman aponta “Saudade fez Morada aqui Dentro é uma produção que representa a diversidade e a riqueza do cinema brasileiro, e estamos ansiosos para audiências no mundo todo terem a oportunidade de descobrir essa história”
Conheça um pouco sobre a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece anualmente há 47 anos. Durante duas semanas a cidade de São Paulo recebe o festival dirigido por Renata de Almeida. O evento acontece no mês de Outubro e exibe gilmes inéditos do Brasil e de diversos países ao redor do mundo.
Além disso, o evento abriga sessões especiais de cópias restauradas de clássicos. Realiza encontros com diretores e produtores, como também fórum e sessões gratuitas em espaços públicos de São Paulo. Vale destacar que todo ano a Mostra busca homenagear uma personalidade com o Prêmio Humanidade. Por fim, desde 2012 com o Prêmio Leon Cakoff, que leva o nome do criador do evento, falecido em 2011.