Três livros Originais Leiturinha ajudam as crianças a explorar o próprio mundo das emoções

Neste mês de setembro, a Editora Leiturinha compartilha três livros que abordam temas pertinentes à saúde mental. Com foco em seu público infantil, a campanha promove o autoconhecimento e o acolhimento das emoções. Outro objetivo é induzir o desenvolvimento da empatia desde os primeiros anos de vida.

Além de ser uma editora, Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, contando com mais de 340 mil assinantes em todo país. Ao lado da PlayKids desde 2016, a instituição reafirma o compromisso de produtos seguros, criativos e pensados por especialistas no desenvolvimento infantil.

Mais sobre a campanha

O mês de setembro marca uma importante campanha nacional voltada à valorização da vida e à saúde mental. Quando o assunto é infância, essa reflexão ganha uma dimensão especial.

Capas de dois livros da Editora Leiturinha | Crédito: Divulgação

Dessa forma, a leitura de livros infantis com temáticas socioemocionais torna-se uma poderosa ferramenta para iniciar conversas. Essas obras incentivam o acolhimento de dúvidas e o fortalecimento de vínculos afetivos entre crianças e adultos. Assim, falar sobre sentimentos, ensinar que está tudo bem em sentir tristeza, frustração, medo, e outros sentimentos comuns, ajuda a construir a autoestima de um adulto futuro.

“Com isso, novos assuntos surgem, questionamentos são feitos, dúvidas são sanadas e uma referência passa a existir. Acompanhando a trajetória das personagens, as crianças entendem melhor as próprias emoções e como lidar com elas”, comenta Juliana Tomasello, do time editorial da Leiturinha.

Por isso, Tomasello indica três títulos de publicações Originais Leiturinha para que elas possam explorar seus próprios sentimentos.

Três livros importantes

O livro “Cadê o Babu?”, de Thiago Amormino, é um exemplo de obra infantil que busca despertar a imaginação  em crianças pequenas. Com uma dinâmica interativa, a obra conta com abas para descobrir as emoções de Babu, o personagem principal. Além disso, o livro é composto de recortes mágicos que transformam as páginas em uma floresta.

Outra obra da Leiturinha que dialoga com a temática da saúde mental é “Medos por todo lugar”, assinado por Maria Carvalho. Assim, a história ajuda a entender os sentimentos trazidos pelas mudanças, explicando como são processos naturais da vida e que é possível lidar com eles de maneira leve. Além disso, as ilustrações são dinâmicas e compõem muito bem a narrativa textual.

Por fim, o livro “Octávio”, de Maria Amália Camargo, fala sobre superar os medos e lidar com as situações que causam frustração. Com narrativas textual e visual muito divertidas e que estimulantes, o livro conta com interatividades, como espaço para desenhos e reflexões da criança leitora. Em determinado momento, Octávio some e o leitor é convidado a procurá-lo na cena.

Para mais informações acesse o site.