A série documental B de Brasil retorna ao History Channel com uma segunda temporada dedicada aos 200 anos da constituição brasileira, guiada pelo jornalista e apresentador Eduardo Bueno. Após explorar a independência do Brasil na primeira temporada, Bueno agora leva o público a uma jornada pelo século XIX e pelo Segundo Império, revisitando histórias fascinantes e complexas sobre o desenvolvimento político, social e cultural do país.
Eduardo Bueno, um dos idealizadores do projeto, destaca que a série foi concebida para ser dinâmica e acessível a públicos de todas as idades e interesses. “Muitas pessoas podem achar o tema chato, mas a história precisa ser contada. Todos precisam entender como nosso país desenvolveu sua política, sua civilidade e seus costumes”, afirmou Bueno, ressaltando o propósito educacional da produção. Segundo ele, B de Brasil é como uma série lúdica, mas profundamente informativa. Ela busca fazer com que pessoas de diferentes realidades assimilem o conteúdo de maneira leve e reflexiva.
Estreia da segunda temporada tem novo modelo dinâmico
A coprodução da Moonshot com direção de Andre Barmak aborda questões como racismo, direitos das mulheres e liberdade de imprensa. Bueno frisa que esses problemas não são cíclicos, mas sim desafios que o Brasil ainda não resolveu de forma definitiva. “Precisamos sempre estar relembrando como vencer esses desafios”, declarou o historiador, reforçando a importância de revisitar o passado para entender o presente.
A nova temporada promete misturar cenas ficcionais com interpretações históricas de personagens como José do Patrocínio e José Bonifácio. Bueno se apresenta tanto no estúdio quanto em locais históricos, em meio a encenações e entrevistas com especialistas. Esse detalhe é o que confere um tom envolvente e aprofundado aos episódios. Escrita em parceria com Jorge Vaz Nande e com produção executiva de Cris Moraes, a série se compromete a transformar esses temas complexos em histórias acessíveis e impactantes. Além disso, a nova temporada mistura a comédia dramática com depoimentos de especialistas, para trazer mais confiabilidade aos assuntos.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.