A 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre acontecerá entre os dias 1 e 20 de novembro na Praça da Alfândega. Neste ano, o evento promete ser um dos maiores já realizados, pois contará com 176 eventos literários e a participação de 259 autores gaúchos, além disso, dez autores de nacionalidades diversas também marcarão presença. Para garantir o sucesso do evento, órgãos públicos e diversas secretarias já estão mobilizados.

Patrono da Feira: Sérgio Faraco

Crédito: Divulgação| Foto: Eduardo Fernandes

O patrono da 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre será o renomado autor Sérgio Faraco. Aos 84 anos, Faraco compartilha sua inspiração para escrever: “Tenho um impulso, pode ser uma ideia, uma circunstância, uma emoção, uma frase, uma música, algo que vejo ou alguém comenta, e então começo a escrever e a reescrever para descobrir a história que está por trás do impulso. O resultado é sempre um conto.”

Nascido em Alegrete, Sérgio Faraco passou dois anos na União Soviética, onde estudou no Instituto Internacional de Ciências Sociais, em Moscou. Posteriormente, em 1999, sua obra “Dançar Tango em Porto Alegre” recebeu o Prêmio de Ficção da Academia Brasileira de Letras, destacando-se no cenário literário nacional.

De acordo com o autor, ser escolhido como patrono do evento é uma grande honra: “É uma homenagem importante que recebo da Câmara Rio-Grandense do Livro e sempre vou lembrar. Não a recebo por mim, que pouco mereço, mas em nome daqueles que sinto representar nessas duas semanas: os escritores desta cidade e deste estado. A distinção é deles.”

Prêmios e Reconhecimento

Sérgio Faraco nasceu em Alegrete em 1940. Se aproximou da escrita, enquanto estava no serviço militar. Faraco se destaca na produção de contos, ao desenvolver personagens marcados por sentimentos fortes como angústia e medo, ambientados nos cenários urbanos. É vencedor dos prêmios “Galeão Coutinho”, “Prêmio Henrique Bertaso”, assim como o “Prêmio Nacional da Ficção” da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Redatora em experiência sob a supervisão de Anna Flávia Lopes