O mundo geek viveu neste sábado (10) uma experiência imersiva e completa no evento “Sesc Geek Experience BH“, que aconteceu no Sesc Palladium em Belo Horizonte. Realizado pelo Sistema Fecormércio MG por meio do Sesc MG, o evento tem a missão de apresentar o Sesc para o público jovem e ligado em tecnologias.
Dentre as atrações, concurso cosplay, torneio de games, espaços temáticos e várias participações especiais, como a apresentadora Isadora Basile, o dublador Marco Ribeiro e a apresentação da Orquestra de Câmara do Sesc, que apresentou uma seleção de músicas nerds no maior palco do local.
Um evento multicultural que veio para ficar
Os eventos Geek tomaram conta do Brasil nas últimas décadas, e a cada ano mais atividades e atrações fazem parte dessas feiras. Uma das características mais importantes e comum nelas todas é abraçar os avanços tecnológicos e da cultura pop. No palco principal do Sesc Palladium os visitantes puderam acompanhar campeonatos de jogos competitivos como League of Legends e Valorant.
Vários espaços dentro do complexo cultural foram ocupados por diferentes tipos de atividades, todas dentro do universo geek. No segundo andar era possível, por exemplo, aprender a fazer a famosa “Cerveja Amanteigada” da saga Harry Potter. O curso foi ministrado pelo Senac Drinks, com os professores Hiago Ferreira e Maicon Lebre. A receita, retirada direto das páginas dos livros, foi apresentada ao vivo para jovens e adultos, que puderam experimentar a bebida e compartilhar nas redes sociais.
Outra oficina que chamou muito a atenção foi a de maquiagem, com o Espaço Senac Maquiagem, ministrado por Giovanni Fernandes e Vanessa Leal. Além de fazer maquiagens temáticas, o espaço tinha como objetivo ensinar técnicas para cosplayers, com dicas, informações e muita cor.
Também era possível aprender técnicas de programação em computador com o Espaço Senac Minastec, ensinando os primeiros passos para programação de jogos.
Sesc Geek tem intenção de trazer público jovem para dentro das instalações Sesc
Com o crescimento da cultura pop e nerd nos últimos tempos, as instituições estão tendo que se adaptar e entender todas as possibilidades que esse universo pode apresentar. De acordo com Priscilla D’Agostini, gerente do Sesc Palladium, a intenção principal é apresentar a instituição para esses jovens: “A gente tem uma juventude que gosta muito de séries, de filmes, jogos eletrônicos, também, então, por que não estabelecer uma intersecção com o espaço cultural? Então, tem isso de ouvir, de trazer essa juventude para cá, que tem muito a ver com o nosso futuro, que é agora, ao mesmo tempo que estabelecemos essa conexão importante.“
De acordo com Pedro Parolini, Gerente de Esportes e Lazer do Sesc Minas, a intenção é estabelecer um calendário anual e com várias experiências. “Todo ano terá o Sesc Geek Experience em agosto, e mais duas edições, uma em maio, comemorando o dia do orgulho Nerd e mais uma em outubro, que geralmente é o Sesc Geek Terror.“
Além disso, Pedro nos contou sobre o projeto Sesc Geek:
O Sesc Geek é um projeto do Sesc Nacional, todos os estados têm esse projeto, cada um com sua vertente. Hoje o Palladium é esse ponto geek do Sesc em BH. Já tivemos uma versão do Experience no ano passado, e tivemos outra edição em comemoração aos anos 90.
Um dos objetivos do evento é dialogar com o público jovem, e tem a missão de aproximar o jovem do Sesc e trazer para dentro das estruturas da entidade, para usufruir de cultura, esporte e lazer.
Para quem ficou curioso e deseja saber mais informações sobre as próximas edições, pode acessar o perfil do Sesc Palladium em https://www.instagram.com/sesc.palladium/. Ou pode ir direto na portaria do local na Rua Rio de Janeiro, 1046 ou Av. Augusto de Lima, 420. Centro – Belo Horizonte/MG e retirar a programação.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.