A campanha Setembro Amarelo ressalta a importância do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio em 10 de setembro
O Mês de Prevenção ao Suicídio chegou ao Brasil em 2015, quando a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina trouxeram a campanha ao país. Desde então, a iniciativa cresceu cada vez mais e se transformou na maior ação mundial contra o estigma em torno da saúde mental. Assim, durante todo o mês do Setembro, diferentes projetos chamam atenção para a valorização da vida e, principalmente, para a importância de pedir ajuda quando necessário.
Dessa forma, no cinema e na televisão, a saúde mental também ganhou espaço. Filmes e séries exploram o tema sob diferentes perspectivas, enquanto entregam personagens e histórias que aproximam o público da realidade de quem enfrenta transtornos, luto ou momentos de fragilidade emocional. Assim, o audiovisual ajuda a ampliar o debate, provocar empatia e estimula conversas que ainda enfrentam muito silêncio.
De acordo com a psicóloga Milene de Oliveira:
“O cinema e as séries funcionam como espelhos da experiência humana. Então, ao retratar a saúde mental com sensibilidade, elas não apenas ajudam a reduzir o estigma, mas também oferecem identificação e consolo para quem sofre, mostrando que ninguém está verdadeiramente sozinho em sua luta.”
LEIA TAMBÉM: Oscar 2026 | Países anunciam produções para disputar a categoria de Filme Internacional
Confira abaixo uma lista de filmes e séries que abordam a saúde mental para o Setembro Amarelo
As Vantagens de Ser Invisível

Baseado no livro de mesmo nome, As Vantagens de Ser Invisível (2012) acompanha Charlie (Logan Lerman), um adolescente tímido que inicia o ensino médio tentando encontrar seu espaço. Ao conhecer Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller), então, ele descobre novas formas de amizade e pertencimento, enquanto enfrenta os traumas do passado, episódios de depressão e crises de ansiedade.
Disponível em: Lionsgate+
Pequena Miss Sunshine

Em Pequena Miss Sunshine (2006), a família Hoover embarca em uma viagem inesperada para levar a pequena Olive a um concurso de beleza. Apesar do tom cômico e leve, o filme consegue abordar ansiedade, baixa autoestima e pressões familiares, enquanto mostra como o apoio, o afeto e a solidariedade entre familiares ajudam a enfrentar desafios emocionais.
Disponível em: Mercado Play
Selena Gomez: My Mind & Me

No documentário Selena Gomez: My Mind & Me (2022), a cantora abre sua vida para o público, mostrando suas lutas contra ansiedade, depressão e enquanto lida com os efeitos da fama sobre sua saúde mental. Assim, a obra destaca a importância da terapia, do autocuidado e da vulnerabilidade, oferecendo um retrato realista e atual sobre como a pressão externa pode impactar a mente e as emoções.
Disponível em: Apple TV+
Garota, Interrompida

A história de Garota, Interrompida (1999) gira em torno de Susanna (Winona Ryder), jovem internada em um hospital psiquiátrico após uma tentativa de suicídio. Logo, no local, ela convive com mulheres que enfrentam transtornos como borderline, depressão e anorexia, oferecendo um retrato intenso da saúde mental feminina. O filme é uma adaptação de um livro escrito por Susanna Kaysen.
Disponível em: Apple TV+ (compra ou aluguel)
The Bear

Ao assumir a cozinha da família, Carmen “Carmy” (Jeremy Allen White) enfrenta ansiedade, luto e estresse extremo em The Bear (2022– atualmente). Assim, a série mostra como pressões profissionais, expectativas externas e traumas pessoais afetam a saúde mental, enquanto oferece um retrato realista e intenso do impacto psicológico do cotidiano.
Disponível em: Disney+
Sessão de Terapia

Em Sessão de Terapia (2012-2021), diferentes pacientes enquanto eles passam por sessões de psicoterapia, cada um lidando com crises emocionais únicas. Logo, a série aborda depressão, ansiedade, trauma, relacionamentos conturbados e a complexidade da mente humana, mostrando também os dilemas do próprio terapeuta, reforçando que saúde mental é um tema universal.
Disponível em: Globoplay
This Is Us

Em This Is Us (2016–2022), a narrativa acompanha a família Pearson em diferentes fases da vida e dessa forma, passando por seus diversos desafios. A série explora depressão, ansiedade, luto, vícios e traumas familiares, mostrando como o apoio emocional, o diálogo e a compreensão mútua são fundamentais para lidar com questões de saúde mental, enquanto mostra como a família também pode se ajudar em momentos difíceis.
Disponível em: Disney+
Fleabag

Fleabag (2016–2019) acompanha a protagonista (Phoebe Waller-Bridge) enquanto ela navega pelo luto, culpa e solidão após uma perda traumática. Enquanto isso, com humor ácido e narrativa inovadora, a série mergulha na depressão e na autossabotagem, assim, revelando como o isolamento emocional pode ser desafiador e, ao mesmo tempo, transformador.
Disponível em: Prime Video
Você precisa de ajuda?
Você não é um fardo e sua vida é importante. Entenda que está tudo bem não estar se sentindo bem e você não precisa enfrentar nada sozinho(a), em silêncio. Busque apoio e não desista.
Você pode ser atendido através dos seguintes canais:
- Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita 24h) e chat;
- CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
- UPA 24H, SAMU 192, Pronto-Socorro e hospitais.
Ao identificar sinais de tendência suicida em alguma pessoa, preste apoio, tenha uma escuta ativa e saliente a importância de procurar ajuda profissional. No site Setembro Amarelo, há diversas informações sobre a campanha, onde pedir ajuda e como perceber os sinais.
Imagem da capa: Unsplash
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.