Shogun foi a grande vencedora da categoria de Melhor Série de Drama na 76ª edição do Emmy Awards 2024. A série era uma das favoritas e levou um dos grandes prêmios da noite. Ao todo, a produção teve indicação em 25 categorias da premiação neste ano e ganhou 18 delas.
Além dos prêmios principais, Shogun também se destacou em várias categorias técnicas, como Cinematografia, Figurinos de Época, Maquiagem Protética e Efeitos Visuais Especiais.
A série foi amplamente aclamada tanto pelo público quanto pela crítica. Além de Shogun ser a primeira série de língua não inglesa a ganhar na categoria.
Dessa forma, separamos curiosidades e tudo o que você precisa saber sobre a série vencedora do Emmy 2024.
Shogun: A Gloriosa Saga do Japão
A série Shogun criada por Rachel Kondo e Justin Marks é uma adaptação do romance homônimo de James Clavell para a televisão. Os criadores queriam trazer uma nova visão para essa história épica ambientada no Japão feudal.
Assim, a adaptação de Shogun de James Clavell veio de uma combinação de eventos históricos e a fascinação de Clavell pela cultura japonesa. A obra é uma releitura fictícia de eventos reais, centrada na figura histórica de William Adams um marinheiro inglês que chegou ao Japão no início do século XVII.
Portanto, Clavell se inspirou na história de Adams, que se tornou um conselheiro do xogum Tokugawa Ieyasu. Dessa maneira ajudando a moldar a política e o comércio do Japão daquela época.
Elenco principal e personagens
- Hiroyuki Sanada como Yoshii Toranaga: Um poderoso senhor da guerra e protagonista da trama;
- Cosmo Jarvis como John Blackthorne: Um piloto inglês que naufraga no Japão;
- Anna Sawai como Toda Mariko: Uma mulher leal e determinada, confidente de Toranaga;
- Takehiro Hira como Ishido Kazunari: O antagonista da série, um ex-camponês que se tornou um senhor da guerra;
- Tadanobu Asano como Kashigi Yabushige;
- Tommy Bastow como Padre Matin Alvito;
- Fumi Nikaido como Ochiba no Kata.
O elenco de Shogun foi majoritariamente de atores japoneses e ingleses, assim mantendo a autenticidade da produção. Outro aspecto que contribui com a veracidade da minissérie foram os locais de filmagem.
Por isso utilizaram várias locações para capturar a autenticidade e a grandiosidade do Japão feudal. As principais locações de filmagem incluem:
Muitas das cenas filmadas em Vancouver devido à diversidade de paisagens e a infraestrutura de produção da região. Também algumas cenas foram filmadas no Reino Unido, utilizando estúdios e locações externas.
Enfim, o Japão para garantir a autenticidade cultural e histórica, várias cenas cruciais foram filmadas no Japão.
Quem foi William Addams que inspirou Shogun?
William Adams, também conhecido como Miura Anjin, foi um navegador e aventureiro inglês, nascido em 1564 em Gillingham, Kent, Inglaterra. Ele é famoso por ser o primeiro inglês a chegar ao Japão, em 1600.
Adams começou sua carreira no mar aos 12 anos, como aprendiz de um construtor naval. Ele serviu como mestre de um navio de suprimentos durante a invasão da Armada Espanhola em 1588. Em 1598, ele embarcou como piloto-mor em uma expedição holandesa para as Índias Orientais, mas após uma série de dificuldades, seu navio, o Liefde, chegou ao Japão.
No Japão, Adam acaba preso, mas logo chamou a atenção do futuro xogum Tokugawa Ieyasu, que ficou impressionado com seus conhecimentos de navegação e construção naval. Assim, Adams se tornou um conselheiro de confiança do xogum, recebendo o título de hatamoto (vassalo direto do xogum). Ainda sendo premiado com uma propriedade em Miura, de onde surgiu o nome Miura Anji.
Ele desempenhou um papel crucial na construção de navios de estilo ocidental no Japão e ajudou a estabelecer relações comerciais entre o Japão e a Europa. Aijin também fundou um posto comercial inglês para a Companhia das Índias Orientais em Hirado, no Japão.
Por isso, a história de William Adams é um exemplo fascinante de intercâmbio cultural e adaptação, mostrando como ele navegou com sucesso as diferenças culturais e se integrou na sociedade japonesa.
Por fim, minissérie Shogun está disponível no catálogo do Disney+.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.