Em 2023, foram lançados jogos independentes incríveis que estão disponíveis para PlayStation 4, PlayStation 5 e PlayStation VR2. Shuhei Yoshida, presidente da PlayStation Indies, fez uma seleção de seus jogos preferidos lançados este ano.
Na lista inclui Humanity, game de aventura que instiga os jogadores a refletir questões filosóficas do que é ser humano. E que, na narrativa, pessoas sem cabeça são liberadas por um cão da raça Shiba Inu. TrinityS, jogo de ação para quem é fã de MMORPG onde é possível lutar em modo cooperativo com até três jogadores.
Já para o PlayStation VR2 Yoshida destacou Synapse, jogo de tiro em primeira pessoa que usa a tecnologia de rastreamento ocular do PS VR2. E Before Your Eyes, em que é possível reviver a vida de um menino que faleceu cedo demais e no qual as cenas mudam num piscar de olhos.
Confira a lista dos games:
A Space for the Unbound
Sinopse: “Este emocionante jogo de aventura, criado por desenvolvedores na Indonésia, apresenta gráficos vívidos que representam o estilo encantador dos filmes do diretor Makoto Shinkai. É um conto mágico sobre sonhos e amor em torno de um menino e uma menina. Separados por um acidente, os dois conseguirão se encontrar novamente?“
The Legend of Tianding
Sinopse: “No início do século XX, durante o domínio japonês em Taiwan, havia um herói lendário conhecido como Tianding, que lutava contra a elite corrupta, tirava dos ricos e salvava o povo comum. Você pode curtir o jogo de ação de plataforma em ritmo acelerado com belos cenários taiwaneses renderizados de forma artística. O jogo também traz diversos documentos históricos da época, o que é muito interessante.“
Before Your Eyes
Sinopse: “Você já derramou lágrimas enquanto jogava? Neste título, as cenas progridem a cada piscar de olhos do jogador. É uma aventura exclusiva para PS VR2 que permite reviver a vida fugaz de um menino que faleceu cedo demais. Você provavelmente se emocionará até chorar nos momentos finais.“
Tchia
Sinopse: “Desenvolvido por uma equipe da Nova Caledônia, este é um jogo de ação com muita liberdade criativa ambientado em belíssimas ilhas. A protagonista, Tchia, possui uma habilidade única chamada “salto da alma”, que permite se transformar em pássaros, peixes, animais e até mesmo pedras, e utilizar suas habilidades. Isso traz um elemento interessante ao gameplay.“
Dredge
Sinopse: “Imagine um jogo que combina pesca com terror – quem imaginaria que uma combinação tão inesperada cativaria tantos jogadores? Neste jogo, o seu barco é o personagem principal. Você navega em águas perigosas à noite, explorando progressivamente enquanto aprimora sua embarcação. O desafio é saber quando parar de jogar.“
Humanity
Sinopse: “Este jogo retrata centenas de pessoas sem rosto caminhando em massa, com um único cão da raça Shiba Inu liderando-as. É um incrível jogo de aventura e quebra-cabeça que envolve os jogadores com a questão filosófica do que significa ser um humano. Também permite que os jogadores compartilhem e joguem fases do jogo criadas por eles mesmos.“
Synapse
Sinopse: “Este jogo de tiro em primeira pessoa usa a tecnologia de rastreamento ocular do PS VR2 para permitir que você selecione inimigos e objetos e, em seguida, agarre, levite e arremesse-os com um rápido movimento do seu controle Sense. Em um cenário minimalista, porém belíssimo, os jogadores usam suas habilidades extraordinárias para superar perigos que se aproximam neste fascinante jogo de ação em 3D.“
Viewfinder
Sinopse: “Há momentos em que mudar ligeiramente sua perspectiva pode ajudar você a superar obstáculos. Neste jogo, posicionar fotos Polaroid tiradas durante o jogo gera magicamente novos caminhos e objetos. É o jogo mais inovador que encontrei este ano.“
Eternights
Sinopse: “Jae deixou a segurança de um emprego estável para perseguir seu sonho de criar um jogo que combinasse ação 3D com um simulador de namoro. No final do jogo, você deve confessar seus sentimentos a alguma das companhias.“
Cocoon
Sinopse: “O Cocoon captura o que considero um belo design de jogo: uma tela sem interface de usuário e sem qualquer forma de tutorial, mas o jogador entende intuitivamente o que deve fazer. Esta é uma nova aventura de quebra-cabeça dos criadores do clássico atemporal Inside. O jogo encanta continuamente com seus quebra-cabeças enigmáticos.“
TrinityS
Sinopse: “Para aqueles que gostam de lutas contra chefes de MMORPG, mas não têm tempo para enfrentá-los, este jogo foi feito para você. Você (e até dois outros jogadores) pode lutar em uma sequência de ataques intensos de chefes em modo cooperativo. A mecânica de ação que permite que os jogadores acessem melhorias poderosas conforme permanecem mais tempo no jogo. Essa aventura é única e excepcional.“
Por fim, a lista pode ser conferida no no Blog da PlayStation e estes foram os jogos que Shuhei Yoshida, presidente da PlayStation Indies, tem como seus preferidos.