Após intensas negociações, o Sindicato dos Roteiristas (WGA) e o grupo que representa estúdios e serviços de streaming chegaram a um acordo preliminar sobre um novo contrato. Essa notícia é crucial, pois pode significar o fim de uma greve histórica que já dura mais de 146 dias. No último domingo, os sindicatos confirmaram um acordo baseado em um contrato temporário de três anos, agora aguardando aprovação pelos membros do Sindicato dos Roteiristas, com detalhes específicos a serem divulgados nos próximos dias.
O processo de aceitação desse acordo envolve várias etapas, incluindo votações do comitê de negociação do sindicato, do conselho do WGA West e do conselho do WGA East. Até o momento, essas votações estão planejadas para acontecer na próxima terça-feira. O Sindicato dos Roteiristas suspendeu os protestos por enquanto. Porém, a liderança fez questão de enfatizar aos seus membros que ainda não permitiria o retorno ao trabalho até que tudo estivesse certo.
Mesmo tendo que ainda passar pelo processo de votação, os membros do Sindicato estão felizes com a conquista. É possível que o acordo pré-estabelecido assegure os roteiristas da Inteligência Artificial e uma remuneração mais justa por parte dos streamings.
Entretanto, apesar do acordo preliminar, a greve ainda pode prosseguir, porque as partes podem não aprovar o acordo na votação. Mesmo com os longos dias de greve, o Sindicato procura o melhor para a classe que representa.
O que resta agora é aguardar pela votação que pode significar o fim da greve.
Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-se. Você pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.