Lançada em 2015, Skam fez um enorme sucesso entre os jovens do mundo inteiro. Além de abordar assuntos  importantes como bulimia, abuso sexual, solidão, homossexualidade, religião e amor não correspondido, a série norueguesa acertou em criar personagens autenticos e conflitantes.

Em tradução livre, Skam significa “vergonha”. Dessa forma, na série, acompanhamos  a vida dos adolescentes da prestigiada escola Hartvig Nissen (Hartvig Nissens Skole), em Oslo – capital da Noruega. Além disso, toda temporada foca na história de um personagem diferente, sem deixar o amadurecimento e crescimento dos demais personagens de lado.

O sucesso foi tanto que a produção ganhou mais versões em sete países diferentes: Itália, Estados Unidos, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Holanda. Apesar de cada versão ter suas diferenças de acordo com a cultura do país, todas elas passam as mesmas mensagens da versão original. A seguir, conheça cada uma delas:

Skam
Reprodução: Instagram

Skam Espanha (2018 – 2020):

Skam Espanha é uma produção da Movistar Plus. Ela segue o formato da série original, contudo todo o enredo foi adaptado de acordo com a realidade dos jovens espanhóis e suas tradições.

Além disso, no total, foram quatro temporadas com episódios de cerca de 30 minutos. A primeira temporada é focada em Eva (Alba Planas) e em seus problemas amorosos e de amizade. Cris Soto (Irene Ferreiro) é o foco da segunda temporada, assim como toda a descoberta de sua sexualidade. Além disso, essa temporada também aborda questões parentais.

Nora (Nicole Wallace) e Viri (Celia Monedero) são os personagens principais da terceira temporada. Enquanto Nora luta contra o que sente por Alejandro (Fernando Lindez), Viri enfreta dificuldades devido à crise econômica da Espanha. Por fim, Amira (Hajar Brown) é o personagem central da quarta e última temporada.

Skam France (2018 – presente):

Skam France foi produzido pela France Télévisions e distribuído pela plataforma digital France.tv Slash. Trata-se de uma das versões que tem mais temporadas, até o momento são 12. Assim como as demais versões, a série acompanha a vida dos adolescentes da escola Lycée Dorian, em Paris. Além disso, cada temporada também foca em um personagem, sem deixar as questões dos demais de lado.

Skam Alemanha/Druck (2018 – 2022):

Skam Alemanha/Druck é uma produção da ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen) – uma emissora pública alemã. A série retrata a vida dos adolescentes da Barnim-Gymnasium, em Berlin. Aliás, após o lançamento da primeira temporada, o remake quase foi cancelado. No entanto, ele conseguiu conquistar o coração dos jovens e até foi indicado para o 55º Grimme-Preis 2019, na categoria juvenil. 

No total, foram oito temporadas. Além dos episódios semanais, diferentes cenas do episódio eram publicadas nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Snapchat. Mensagens entre os personagens principais também eram divulgadas, para entrarmos cada vez mais naquele mundo.

Skam Austin (2018 – 2019):

Skam Austin talvez seja uma das versões mais parecidas com a história original. Isso porque grande parte do núcleo de produção da série norueguesa está presente no remake americano. Além disso, Simon Fuller, Sarah Heyward e Julie Andem – criadora do Skam Noruega – atuaram como produtores.

A série se passa em Austin, no Texas, e mostra a rotina dos estudantes do Bouldin High School. Além dos personagens já conhecidos pelo público, essa versão traz novos nomes ao elenco e uma carga emocional diferente. No total, a série tem duas temporadas e, apesar de dividir opiniões, ela conseguiu atingir um grande público.

O Facebook Watch ficou responsável pela distribuição da série. Além disso, o remake voltou a ser comentado no ano passado, principalmente devido a sua popularização no Tiktok.

Skam Itália (2018 – 2022):

Skam Itália foi criada por Ludovico Bessegato e transmitida pela TIMvision. A série tem quatro temporadas, e acompanha um grupo de jovens da escola Liceo J.F Kennedy, em Roma. A primeira temporada é focada em Eva (Ludovica Martino) e a segunda em Martino (Federico Cesari). Por outro lado, Eleonora Sava (Benedetta Gargari) é a personagem principal da terceira temporada e Sana Allagui (Beatrice Bruschi) da quarta.

Skam NL (2018 – 2019):

Skam Nl é a versão neerlandesa da série. Nela, acompanhamos os jovens do Colégio St-Gregorius, em Utrecht. A série tem apenas duas temporadas, a primeira foca em Isa (Suus de Nies) e em seu relacionamento com Kes Senova (Reiky de Valk). Liv Reijners (Zoë Love Smith) é a personagem central da segunda temporada.

Skam Nl é uma produção da NTR, em parceria com a Bela Film. Além disso, ela tem supervisão da NPO3.

Skam Bélgica/WTFock (2018 – 2021):

Skam Bélgica/WTFock acompanha os estudantes do ensino secundário da Koninklijk Atheneum Berchem, na cidade de Antuérpia, na Bélgica. No total, são cinco temporadas, produzidas pela Beta Film. Além disso, Vier Telenet ficou responsável pela transmissão.

Janna (Femke Van Der Steen) é a personagem principal da primeira temporada, Zoë (Veerle Dejaeger) da segunda e Robbie (Willem Herbots) da terceira.  Kato (Romi Van Renterghem) é a estrela da quarta temporada e Yasmina (Nora Dari Como) da quinta.

De qualquer forma, independente da versão, Skam trouxe mensagens importantes e inovou em seu formato. Então, qual é o seu remake favorito?