O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) recebe anualmente vários pedidos de doação de livros para iniciativas sociais.Os projetos tem como objetivo de democratizar o acesso à literatura no Brasil. Nesse sentido, o SNEL se empenha então em atender essas solicitações, contribuindo assim para tornar a leitura mais acessível e apoiando as editoras associadas.
Dessa forma, desde 2020, o SNEL participa da Invasão de Livros, e este ano não será diferente. Criado pelo comunicador René Silva, fundador do coletivo Voz das Comunidades, o projeto distribui livros no subúrbio do Rio de Janeiro. A invasão abrange áreas como os complexos do Alemão e da Penha.
A Invasão de Livros nasceu então em resposta à invasão policial ocorrida no Complexo do Alemão em 26 de novembro de 2010. Assim, com a ideia de uma “invasão de cultura”, René Silva propôs o evento próximo dessa data para destacar que, além de segurança, as comunidades precisam de arte e literatura.
Como participar
Editoras e autores interessados podem participar do projeto entrando em contato com o setor administrativo do SNEL pelo e-mail administrativo@snel.org.br ou então pelo WhatsApp +55 21 99290-5732.
Envio de livros
As doações também podem ser enviadas para o endereço:
GL/Riocentro: Administração GL Events (Recepção – procurar Thiago Guedes / Claudia Bastos)
Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Datas de entrega: 7, 11, 12 e 13 de novembro, das 9h às 17h.
Leia também: Descubra “Sobre Fadas e Ogros”, projeto lançado no Catarse
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram