No último sábado (30), o anime Solo Leveling chegou ao final da primeira temporada. O anime que vinha sendo aguardado pelos fãs desde de seu anúncio em 2022, enfim encerrou a primeira parte da temporada de estreia, a qual ainda terá um segundo cour. Entretanto, com o lançamento de seu episódio 12, uma resposta finalmente pode começar a responder uma das grandes dúvidas do anime: afinal, valeu a pena a espera tanto tempo?
Antes de continuarmos, confira abaixo o trailer oficial do anime de Solo Leveling:
O anime de Solo Leveling é baseado no light novel e no manhwa de mesmo nome, de escrito por Chu-Gong e com a ilustração de DUBU. Da mesma forma, o anime segue a história do caçador mais fraco do mundo, Sung Jin-woo. Confira a sinopse:
Sinopse: Há mais de dez anos, estranhos portais vêm se abrindo por todo o mundo, e por trás deles há dungeons cheias de monstros. Desde então, algumas pessoas, os caçadores, despertam poderes que as permitem entrar nas dungeons, derrotar os monstros e trazer de volta artefatos muito valiosos.
Mas uma vez despertado, o poder não se altera mais. Jin-woo é um caçador de Rank E, o mais baixo, e sempre tem problemas nas dungeons, mas ele precisa do dinheiro, então continua se arriscando, sendo conhecido como o caçador mais fraco da humanidade. Mas a dungeon em que seu grupo entrou pode ser muito pior do que parecia inicialmente…
Dessa forma, com uma pegada “isekai invertido” – criaturas e objetos de outro mundo vem para a Terra – o anime de Solo Leveling promete muito. Contudo, diante a tanta promessa, será que a primeira temporada é boa mesmo? Valeu a pena a espera?
Solo Leveling: um anime sobre ficar forte para solar geral
A história de Solo Leveling entrega os desafios da jornada do herói, no qual o protagonista busca em se tornar no próprio herói. Entretanto, o anime consegue ir por um caminho diferente, apresentando uma premissa um pouco mais ousada. Ou melhor dizendo, o protagonista não busca o heroísmo por si só, mas sim a glória e a conquista em seu objetivo: se tornar no mais forte.
Dessa forma, o anime constrói em sua narrativa e com um desenvolvimento bem interessante, o quão o personagem precisa amadurecer, crescer e até mesmo reformular suas noções morais. O desenvolvimento é linear e ao mesmo tempo que o público se depara com as mudanças necessárias na vida de Jin-woo para poder alcançar seu objetivo.
Por fim, todo o despertar e crescer do protagonista é um acerto na trama em si. Afinal, para ser quem é, é necessário deixar algo para trás. No caso de Solo Leveling, esse algo pode ter um peso maior, com camadas mais dolorosas. Mas mesmo assim, um preço a se pagar pelo objetivo final.
Precisamos falar sobre a fidelidade com a obra original
Enquanto alguns animes necessitam ou rushar ou criar fillers, ou até mesmo modificar a história original, a fidelidade de Solo Leveling com sua obra original é um ponto forte.
Aliás, ele só não é mais fiel, pois traz eventos ou situações que viriam no futuro para o começo da obra. Ou seja, o anime apresenta superficialmente um grande evento que ocorrerá no futuro, para então voltar para o presente e montar a narrativa que caminhe para este futuro, explicando escolhas e contextos que levem a ele. Assim, a trama se enriquece e o telespectador pode ficar ainda mais ansioso pelos próximos episódios. Afinal, todos queremos saber o que ocorreu na Ilha Jeju, não é mesmo?
Para ficar mais claro, é uma estratégia narrativa parecida com aquela apresentada no começo de Boku No Hero Academia, por exemplo, em que o Deku do futuro cria expectativas para um evento grandioso pela forma em que narra algumas situações. Assim, em Solo Leveling, apesar de não haver um narrador, ainda traz em seu início essa mesma estratégia e finaliza essa temporada com um gostinho de quero mais ao indicar a mesma direção apontada lá em seu começo.
“Aparentemente, sorte também é um atributo”
Com uma animação intensa e episódios viciantes de tão dinâmicos, Solo Leveling é um anime que acerta muito e conquistou muitos fãs. Isso é um fato. Entretanto, sua história tem um ponto questionável para alcançar algumas resoluções.
Ao longo da construção deste universo, Jin-woo tem diversos atributos a serem upados, como força, agilidade e inteligência, por exemplo. Contudo, o atributo que mais aparece no anime é o protagonismo disfarçado em sorte. Ou seja, são incontáveis as vezes em que o protagonista é salvo de uma situação além de sua capacidade (nível) pois tinha aquela “cura do dia” ou um item específico que esqueceu de usar anteriormente.
Enfim, a história é forte, empolgante, cada cena tem uma animação incrível e a primeira temporada é viciante. Mas não tem como negar que o roteiro força situações em diversas vezes para que o herói vença ou para ele encontre uma solução, e assim subir de nível.
Leia também: Review | The Leveling of Solo Leveling
Contudo, é importante ressaltar que o protagonismo não chega a atrapalhar a experiência em si, só acaba repetindo o que muitos outros grandes animes já fazem de forma escancarada. Talvez com uma pequena diferença: enquanto alguns usam o poder da amizade ou alguma força inexplicável, Solo Leveling ao menos tenta justificar o seu protagonismo de alguma forma, o que dá uns a mais pontinhos a ele.
Solo Leveling: afinal valeu a pena esperar pelo anime?
Após 2 anos de espera para chegar ao púbico, com uma produção cheia de promessas e um começo intenso, o anime de Solo Leveling completa seus 12 primeiros episódios com muita intensidade, uma animação espetacular pela Aniplex e uma história viciante.
Os episódios se conversam, mantendo um ritmo dinâmico, ao mesmo tempo em que vai construindo um universo novo e empolgante. Ainda, a trama traz novos desafios a cada episódio e o protagonista demonstra seu crescimento ao longo deles de forma natural. Isso é, se no episódio anterior ocorreu alguma escolha ou ação, estes gerarão alguma consequência direta ou indireta nos episódios seguintes.
Portanto, a espera valeu a pena sim, entregando um anime de alta qualidade e com uma história fiel a obra original. A animação pela Aniplex alcança um nível espetacular e que acompanha a qualidade de sua trama. Dessa forma, você já pode assistir os 12 primeiros episódios de Solo Leveling na Crunchyroll.