O filme de 2024 estreia neste mês no streaming Film Movement

Dentre os inúmeros filmes sobre nazismo que existem, Johannes Grenzfurthner decidiu construir uma narrativa que mostrasse a turbulência interna do confronto com o passado, trazendo esses horrores à superfície. Assim o diretor e escritor surgiu com “Solvent”, filme de terror em primeira pessoa estrelado por Jon Gries (The White Lotus). Filme estará disponível na Film Movement no dia 10 de outubro.

Segundo Johannes, o filme faz parte de uma trilogia não oficial, já que este é o terceiro filme que ele dirige dentro desta abordagem de terror. Dessa forma, “Solvent” vem como um sucessor espiritual de “Masking Threshold” (2021) e “Razzennest” (2022), mesmo sem que as tramas sejam interligadas.

O cineasta austríaco também acrescenta que seu objetivo com o filme era explorar o terror da infiltração da ideologia nazista na modernidade através da psique do protagonista. “Horror corporal e elementos grotescos acrescentam complexidade à exploração da culpa e da memória, incorporando temas quase freudianos sobre sujeira, destruição e erotismo”, conta Johannes.

Sobre “Solvent”

O filme em primeira pessoa nos mostra a visão de Gunner S. Holbrook, interpretado por Jon Gries. O personagem integra uma equipe de especialistas que inspeciona uma casa de fazenda austríaca abandonada em busca de documentos históricos relacionados ao nazismo. Durante a operação, eles descobrem um segredo enterrado no local. Desse modo, a equipe acaba em uma situação em que lutam pelas suas vidas contra um mal antigo.

Redatora em experiência sob supervisão de Thiago Satiro.

Imagem de capa: Reprodução