A franquia de Star Wars, criada por George Lucas em 1977, ainda continua impactando diretamente a cultura pop e geek. A sua grande influência proporcionou a criação de novas produções cinematográficas, como as séries A Guerra dos Clones, Rebeldes, Resistência e Visões, que conseguem alcançar e atrair a nova geração de fãs.

Com as animações A Guerra dos Clones (2008–2020), Rebeldes (2014–2018), Resistência (2018-2019) e Visões (2021-), o legado de Star Wars se amplia criando uma narrativa que busca trazer temas como guerra, identidade, sacrifício e redenção, especialmente voltado para o público infantojuvenil.

Desse modo, a procura por produções anteriores acabam sendo constantes para conseguir compreender mais sobre o universo galático e mitológico da franquia.

Como os enredos das animações de Star Wars expande a comunidade?

As tramas atuais apresentam perspectivas e personalidades aos protagonistas de um jeito diferente, com temas culturais, étnicos e sociais que fazem parte da realidade em que vivemos hoje.

Além de desenvolver o senso crítico e maturidade, os desenhos acabam gerando também o sentimento de representatividade nas telas. Ao mesmo tempo que aumenta a conexão de novos fãs que se identificam com os novos enredos.

Créditos: Reprodução

Nesse sentido, em Star Wars: A Guerra dos Clones eles buscaram aprofundar mais sobre a guerra entre a República e os Separatistas e também mostra os conflitos internos de Jedi, ao passo que a produção não deixou de lado em transformar os clones mais humanos, embora suas aparências não fossem tanto assim. Além de destacar o amadurecimento da jovem Ahsoka Tano durante os episódios.

Créditos: Reprodução

Com o intuito de reforçar diferentes culturas, a trama de Star Wars: Rebeldes introduz diversos personagens de origens diferentes, refletindo como cada um possui sua visão sobre o mundo. Dessa forma, através da amizade e a confiança, a trama mostra um lado mais próximo e sentimental diante a rebelião.

Créditos: Reprodução

Em Star Wars: Resistência, o público infantil era o alvo, a fim de que fosse um enredo mais leve durante as aventuras em que o grupo participava. Ao passo que a série não deixava de ensinar sobre assuntos importantes como o valor da liberdade, amizade e trabalho em equipe de forma descomplicada.

Apesar de ter a conexão com o universo da franquia, Star Wars: Visões mistura desenhos de vários lugares do mundo e com diversos elementos de anime, reforçando a mensagem central dos últimos desenhos: a inclusão e envolvimento de múltiplas influências culturais.

Como resultado, uma nova comunidade de fãs se forma e se apaixona pelo fenômeno das produções criadas pelo universo que mistura a mitologia, ficção-cientifica e diversidade.