Stephen King é o autor com mais adaptações para TV e cinema do gênero de terror 

O autor tem uma lista de obras adaptadas, entre elas, “Carrie“, “It: A Coisa“, “Cujo” entre outros. Dentre elas, “Carrie” com maior número de adaptações já produzidas e a lista não para. Em 2025 foram lançados os filmes “O Macaco” adaptação de um conto de King, “A Vida de Chuck“, a história faz parte da coletânea ‘Se Sangrar’ lançado em 2020, e a série “O Instituto” baseada no romance de 2019.

Bem como, novas adaptações previstas para o segundo semestre de 2025 e, outras histórias criadas por Stephen King estão em fase de produção, mas ainda não possuem data de estreia definidas.

Adaptações com lançamento em 2025

A Longa Marcha: Caminhe ou Morra – estreia marcada para 12 de setembro de 2025, nos Estados Unidos. Dirigido por Francis Lawrence, o filme adapta o romance distópico de 1979 (publicado sob o pseudônimo Richard Bachman), em que adolescentes participam de uma marcha letal, com apenas um sobrevivente.

No elenco nomes que estão ganhando espaço nos cinemas e séries como David Jonsson, Garrett Wareing, Tut Nyuot, Charlie Plummer, Ben Wang, Roman Griffin Davis e Jordan Gonzalez. Além de Cooper Hoffmann, David Jonsson, Mark Hamill e Judy Greer s grandes nomes do elenco.

Longa Marcha: Caminhe ou Morra Crédito: Paris Filmes
Longa Marcha: Caminhe ou Morra Crédito: Paris Filmes

O Concorrente – programado para lançamento em 7 ou 14 de novembro de 2025. Dirigido por Edgar Wright, o remake da obra de 1982 acompanha Ben Richards (Glen Powell) em um jogo mortal transmitido ao vivo. Na trama, os Estados Unidos se encontram sob um regime totalitário que usa game shows violentos para aplacar as massas marginalizadas.

O elenco inclui também Josh Brolin, Michael Cera, Lee Pace e William H. Macy.

It: Bem Vindo a Derry – série prequela que se passa em 1962, explorando a origem de Pennywise e eventos anteriores ao filme original. Estreia prevista para outubro de 2025 na HBO Max. Bill Skarsgård retorna como o icônico palhaço. Primeira temporada com nove episódios está confirmada, com possibilidades de mais duas temporadas abordaram os anos 1935 e depois 1908.

Alixandra Fuchs, Kimberly Guerrero, Dorian Grey, Thomas Mitchell, BJ Harrison e Peter Outerbridge. Seguido por Shane Marriott, Chad Rook, Joshua Odjick e Morningstar Angeline.

It: Bem Vindo a Derry – série prequela que se passa em 1962, explorando a origem de Pennywise
It: Bem Vindo a Derry Crédito: Reprodução

Adaptações em fase de produções

Billy Summers, uma adaptação de um romance sobre um assassino que decide se aposentar, após um último trabalho, pode estar em andamento. No entanto, a produção não data definida. Inicialmente, seria o projeto de uma série com10 episódios, pela Bad Robot. Porém, em fevereiro de 2023, houve uma mudança importante para longa-metragem. O roteiro está sob responsabilidade de Ed Zwick e Marshall Herskovitz, com direção de David Heyman para a Warner Bros.

George A. Romero quase produziu

Outra adaptação está em negociação, “From A Buick 8” conta uma história sobre um carro sinistro que aparece em um posto de gasolina da polícia. Em 2019, o diretor William Brent Bell (Boneco do Mal, Órfã 2) foi anunciado para comandar uma versão produzida pela Ashok Amritraj’s Hyde Park Entertainment. Mas até o momento não existem anúncios sobre elenco ou data de lançamento, o projeto já esteve nas mãos de George A. Romero nos anos 2000, mas nunca saiu do papel.

Assim, como a produção anterior, “The Girl Who Loved Tom Gordon” que retrata uma jovem que se perde em uma floresta e enfrenta desafios sobrenaturais, também obteve anúncios sobre a produção com nomes de possíveis diretores. Além de também ter passado pelas mãos de Romero.

Em novembro de 2020, foi anunciada a contratação da diretora Lynne Ramsay (Precisamos Falar Sobre o Kevin) para dirigir, com roteiro em parceria com Christy Hall (I Am Not Okay With This) e produção de Chris Romero e Roy Lee. Entretanto, no início de 2025, o estúdio Lionsgate assumiu os direitos da adaptação e contratou JT Mollner como roteirista e diretor, ao lado dos produtores Christine Romero, Roy Lee, Ryan Silbert, Andrew Childs e Nathan Kahane.

Mais adaptações

Enfim, são diversas produções baseadas nas histórias de Stephen King sendo adaptadas para o cinema, algumas não é a primeira vez, como o caso de Carrie que está sendo produzida por Mike Flanagan como uma série para Prime Vídeo, ainda em estágios iniciais.

Além disso, a A24 também entrou na onda das produções do universo King, e está desenvolvendo uma adaptação em série de Fairy Tale que deve conter 10 episódios, ainda sem definição de plataforma. Por fim, existem rumores de desenvolvimento de The Dark Tower (série e filmes), Cujo, Christine, The Talisman, e outras.

Imagem de Capa: Stephen King Crédito: Reprodução