Os itens vão de ilustrações à mesa de animação

O Museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, anunciou que receberá itens do Studio Ghibli em sua galeria.

Entre os itens doados, destacam-se 80 artes da animação Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar, criadas por Hayao Miyazaki e Noboru Yoshida, além de pôsteres japoneses dos filmes do estúdio e uma mesa de animação completa.

Studio Ghibli doa itens para o Museu do Oscar

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar
Imagem: Studio Ghibli

Matt Severson, vice-presidente executivo da Coleção e Preservação da Academia, declarou (tradução livre):

“Estamos animados em receber essas peças icônicas e adicioná-las à nossa coleção. Supervisionada pela nossa equipe qualificada de pesquisadores, preservadores e curadores, a Coleção da Academia desempenha um papel fundamental no futuro da produção cinematográfica. Agradecemos aos doadores por esses presentes notáveis e pelo compromisso em preservar a história do cinema.”

Além das peças do Studio Ghibli, o Museu do Oscar também recebeu outras para preservar a história do cinema. Entre elas, há o rascunho à mão do roteiro de Pulp Fiction, as maquetes usadas na animação stop motion Pinóquio de Guillermo del Toro e as cópias em 70 mm dos filmes A Filha de Ryan, Lawrence da Arábia e Oppenheimer. Os últimos dois filmes ganharam o Oscar de Melhor Filme.

Por fim, a data de chegada desses itens aos EUA e sua disponibilidade para visitação pública ainda não foram anunciadas.