A organização do Festival de Cannes revelou ontem (17) que o Studio Ghibli receberá a Palma de Ouro Honorária da 77ª edição. A premiação ocorrerá de 14 a 25 de maio de 2024 e será a primeira vez que um grupo leva o prêmio. Sendo assim, mais uma conquista na história do estúdio.
Há aproximadamente 40 anos atrás, Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki fundaram o Studio Ghibli com o propósito de elevar a qualidade das animações. “Hoje, nossos filmes são assistidos por pessoas em todo o mundo, e são muitos os visitantes do Museu Ghibli, Museu Mitaka e do Parque Ghibli em busca de experenciar o mundo dos nossos filmes.”, diz Toshio Suzuki. Ademais, o fundador completa falando da certeza de que o estúdio continuará com novos desafios, através de uma equipe que carrega o espírito da companhia.
Nesse sentido, Hayao Miyazaki e Isao Takahata marcarão presença juntamente com os grandes nomes de Hollywood, representando o estúdio japonês mais famoso no mundo da animação.
LEIA TAMBÉM: O vencedor do Oscar 2024, “O Menino e a Garça”, chegará a Netflix
O evento
Antes de mais nada, O Festival de Cannes é um evento para celebrar a sétima arte, o cinema. O festival foi criado em 1946 e, desde então, ocorre anualmente em Cannes, França. A premiação mais importante do evento é a Palma de Ouro, o que reforça ainda mais o impacto do Studio Ghibli na história.
Por fim, a atual presidente do festival, Iris Knobloch, ressalta que “como todos os ícones da sétima arte, esses personagens povoam nossas imaginações com universos prolíficos e coloridos e narrativas sensíveis e envolventes. Com o Ghibli, a animação japonesa se destaca como uma das grandes aventuras da cinefilia, entre tradição e modernidade”.