O rock, ou rock n´roll, surgiu por volta dos anos 50 nos Estados Unidos. O gênero é uma mistura de vários outros estilos musicais como o jazz, country, R&B e, principalmente, o blues. Considerado muito mais que só música, o rock é visto como um estilo de vida e de criatividade e, por isso, é considerado tão popular e impactante.
Ao longo dos anos, o rock passou por transformações e se dividiu em alguns subgêneros. Muitos artistas marcaram essas mudanças e gerações, como o Chuck Berry, Elvis Presley, Beatles, entre outros rockeiros. Aqui vamos apresentar alguns dos principais subgêneros do rock. Confira:
Foto: Elvis Presley
Rockabilly
O rockabilly surgiu nos Estados Unidos na década de 50, sendo o primeiro subgênero. Ele trouxe consigo a revolução da guitarra, pois foi ai que ela surgiu, substituindo os instrumentos acústicos e utilizando mais instrumentos elétricos. O gênero teve uma grande influência do blues e do jazz, pois todas as escalas mais simples vieram para o rock. Além disso, a tendência de roupas da época marcou muito este subgênero.
Alguns artistas que marcaram o gênero são Carl Perkins, Elvin Presley, Chuck Berry e Bill Haley.
Classic Rock
É um estilo de rock que surgiu durante os anos 60 e 70, juntando diversos outros tipos de música, resultando então em um subgênero com ar mais eclético, sendo considerado inovador. Os valores do classic rock eram relacionados a autenticidade e autoexpressão. Este foi um gênero que teve muito sucesso mundialmente, pois marcou uma geração de ouvintes.
O estilo é conhecido por possuir muitas referências ao blues, que trás o improviso e as técnicas de guitarra, utilizando uma alta escala pentatônica, de uma maneira menos emotiva. Do mesmo modo que algumas bandas foram mais para o lado do blues, outras penderam para o country com músicas de romance, vida na fazenda, e até mesmo de viagens em estradas, sendo assim uma grande influência.
Algumas estrelas são: The Beatles, Rolling Stones, The doors, Creedence Clearwater Revival e The Who.
Foto: The Doors via Instagram
Rock Progressivo
O rock progressivo é um ritmo que varia nos estilos das músicas, pois elas são mais longas, além de utilizar outros estilos musicais para composição. Ele utiliza instrumentos variados, deixando algo mais poético e dando um aspecto de músicas mais para se escutar e apreciar, do que para dançar. Nesse sentido, eles aplicavam técnicas mais sofisticadas de guitarra para acompanhar a bateria.
Esta execução veio com a ideia de incomodar, não politicamente, mas sim os ouvintes e guitarristas, pois as técnicas são literalmente uma progressão, gerando uma quebra no ritmo. O psicodelismo/acid rock anda de mãos dadas com o rock progressivo, trazendo elementos mais sintetizados.
Janis Joplin, Rush, King Crimson, Pink Floyd, Yes e Genesis deixaram um legado em suas músicas nesse gênero.
Hard Rock
Quando se pensa em rock, é o hard rock que geralmente vem a nossa mente, pois este clássico foi o maior estilo dos anos 70, e marcou toda uma geração. Esse subgênero do rock é marcado por um som mais pesado e potente que o convencional, pela distorção, rapidez, arranjos mais simples, dependendo da música, além de tons agressivos e solos marcantes de guitarra.
As bandas chegavam com uma ideia de rebeldia, com o conceito de liberdade, pois é o que o rock n´roll “prega”.
Alguns artistas marcantes no meio são Kiss, AC/DC, Guns N´ Roses, Led Zeppelin, Scorpions, Red Hot Chilli Peppers, Mötley Crüe, Bon Jovi, Queen e Joan Jett.
LEIA MAIS:AC/DC no Brasil: banda deve fazer shows no Rock in Rio e em São Paulo
Foto: Capa de álbum AC/DC via Spotify
Punk Rock
O subgênero do Punk Rock surgiu no final da década de 70, trazendo rebeldia, ideias de revolução, mudança e críticas ao governo e as autoridades. Seu estilo musical apresentava muitas gravações independentes, bem como canções rápidas e mais curtas que as outras, inserindo politicagem em suas letras.
O hardcore surgiu do punk, porém com menos leis e muito mais pesado, sendo uma vertente mais extrema e anarquista.
Dentre as referências no meio temos Ramones, Sex Pistols, Ratos de porão e The Clash.
Heavy Metal
Baseado no hard rock, o subgênero ganhou muita força na década de 80, onde conseguiu conquistar seu próprio espaço dentro do rock. Ele priorizava uma qualidade musical e a habilidade de seus artistas. Contudo, o som das composições eram mais pesados, com muita guitarra e timbres saturados e distorcidos, sempre explorando diferentes sonoridades, deixando as escalas e tonalidades mais melancólicas.
O heavy metal também trazia uma rebeldia a mais que não ligava para a sociedade, com letras de fortes emoções. Neste subgênero as guitarras tiveram um step up, principalmente nos solos de guitarra, como forma de incomodar.
Como principais nomes, podemos citar: Black Sabbath, Judas Priest, Iron Maiden, Motörhead, Metalica, Megadeath e Ozzy Osborne.
LEIA TAMBÉM: Álbum ‘Black Sabbath’ completa 54 anos; relembre o seu impacto
Foto: Black Sabbath via Instagram
Grunge
O grunge surgiu no final dos anos 80, e tem uma semelhança com o punk, sendo uma subvertente do rock alternativo. Ele possui melodias mais fortes com letras de angústia, depressão e vícios, bem como um som menos polido com uma estética mais despojada, algo realmente mais alternativo dentro da música. Os artistas deste tipo não se preocupavam muito com a estética.
Alguns destaques do grunge são: Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden.
Indie Rock
O estilo surgiu entre os anos 70 e 80, e é marcado pelas bandas independentes, pequenas, e geralmente, de baixo orçamento. As bandas de garagem possuem músicas mais românticas e mais variadas, sendo relacionadas ao mainstream, além de letras sensíveis em grande parte, mas que também se preocupam com a autenticidade musical.
Alguns exemplos são: Radiohead, The Strokes, Arctic Monkeys, The 1975, Tame Impala e Cage The Elephant.
LEIA TAMBÉM: Review | The Smile embarca no psicodélico com o álbum “Wall Of Eyes”
Foto: Arctic Monkeys via Instagram
New Metal
New Metal, ou NU metal como também é conhecido, surgiu na década de 90. Suas características são a sonoridade mais pesada, as misturas de outros gêneros musicais e o alternativo com inspirações do rap e eletrônico. Este subgênero do rock foi adotado pelos jovens, trazendo junto com as bandas a premissa de mostrar revolta na sociedade.
Nesse sentido, por terem adotado este estilo eles trouxeram a marca deles com músicas sobre problemas, crises e angústias, no geral problemas que tinham na época. As músicas são mais simples, e não existem muitos solos complicados como nos outros gêneros, dando mais ênfase no ritmo.
Artistas marcantes são Linkin Park, Slipknot, Korn e Limp Bizkit.
Pop Rock
O pop rock é um subgênero mais atual que surgiu nos anos 2000. No geral ele é mais leve e tranquilo que os outros citados, e é um dos mais famosos atualmente. As composições focam não focam tanto nas atitudes, já que eles quiseram trazer um conceito das músicas que faziam sucesso para o rock, por isso levam em consideração a batida e os arranjos originalmente do rock, com sintetizadores e melodias programadas.
Alguns artistas com composições no gênero são Coldplay, U2, Imagine Dragons e 5 Seconds of Summer.
Foto: Banda Coldplay via Instagram
*Redatora em experiência sob supervisão de Lara Aguiar