Quando grandes estrelas de Hollywood assumem o comando tanto na frente quanto atrás das câmeras, o resultado pode ser uma experiência cinematográfica única. Atores que se aventuram e tornam-se diretores de seus filmes podem alimentar essa dualidade entre direção e atuação. Assim, trazendo uma camada extra de profundidade e pessoalidade para as histórias, já que o artista tem controle total sobre seu próprio desempenho e sobre como a narrativa é conduzida. 

O processo de equilibrar direção e atuação, além de ser um desafio técnico, se torna uma verdadeira expressão artística. Essa combinação poderosa resulta em filmes que transitam por diversos gêneros — desde dramas intimistas até épicos históricos e suspenses eletrizantes. 

Logo, quando os atores se colocam no papel de diretores, o público pode esperar obras que carregam uma visão singular, refletindo a profundidade de seus talentos e sua habilidade de contar histórias por diferentes ângulos. Portanto, sem mais delongas, aqui estão alguns exemplos de filmes em que grandes estrelas assumiram ambas as funções:

Jodie Foster em Mentes que Brilham

Jodie Foster foi responsável pela direção e atuação em Mentes Que Brilham
Imagem: Reprodução

A nossa eterna Clarice Starling, de O Silêncio dos Inocentes, também se aventurou atrás das câmeras! Em Mentes que Brilham (1991), Jodie dirigiu e estrelou um drama emocionante sobre uma mãe solteira que descobre o talento extraordinário de seu filho. A sensibilidade de Foster, tanto na direção quanto na atuação, entrega uma história tocante sobre os desafios de criar um menino-prodígio.

Denzel Washington em O Limite entre Nós

Denzel Washington dominou a direção e a atuação no filme O Limite entre Nós
Imagem: Collider

Se você já se emocionou com as atuações intensas de Denzel Washington, imagine o impacto de vê-lo dirigindo e atuando em O Limite entre Nós (2016).

Baseado na peça de August Wilson, o filme explora a complexa dinâmica de uma família afro-americana na década de 1950, e Denzel Washington, nos entrega uma atuação poderosa. Assim, uma combinação incrível de talento na tela e visão por trás das câmeras.

Bradley Cooper em Nasce uma Estrela

Bradley Cooper foi o responsável pela direção de Nasce Uma Estrela, além de entregar um show de atuação.
Imagem: Warner Bros. Entertainment Inc.

Quer se apaixonar por uma história de amor com música? Então encontrou a história perfeita.

Bradley Cooper, brilha mais uma vez nas telas, porém, agora como sendo a estreia na direção em Nasce uma Estrela (2018). Juntamente com Lady Gaga, a dupla arrasou em um conto de ascensão e queda no mundo da música.

Dessa forma, Cooper mostrou que tem um toque de mestre tanto na hora de atuar, quanto na hora de dirigir. Sua visão para a direção também brilhou em 2023, quando dirigiu, produziu e atuou em O Maestro. Vale lembrar que ambos os filmes chegaram a brigar por algumas estatuetas do Oscar em seus respectivos anos.  

Selton Mello em O Palhaço

Selton Mello atuou e dirigiu o filme O Palhaço
Imagem: Sesc PE

O Brasil merece também os holofotes.

Selton Mello já era um nome respeitado no cinema brasileiro quando decidiu dirigir e estrelar o longa O Palhaço (2011). No filme, ele dá vida a Benjamim, um palhaço que enfrenta uma crise existencial. Com uma direção sensível, em conjunto a sua atuação cativante, Selton Mello conseguiu criar uma verdadeira obra-prima nacional. Uma história forte e emocionante, que reflete sobre identidade, propósito e aspectos da vida em si.

John Krasinski em Um Lugar Silencioso

John Krasinski e Emily Blunt, atriz e ator e diretor do filme conversando.
Imagem: Deadline

John Krasinski foi eternizado por dar vida a Jim na série de comédia norte-americana de The Office.

Entretanto, o ator apresentou um novo lado ao dirigir o suspense Um Lugar Silencioso (2018). Assim, além de dirigir, ele atuou ao lado de sua esposa, Emily Blunt, em um suspense aterrorizante onde o silêncio é a única forma de sobrevivência, enquanto qualquer som pode significar a morte.

O filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, mostrando o talento de Krasinski em criar uma trama repleta de tensão, do começo ao fim.

Angelina Jolie em À Beira Mar

Angelina Jolie atuou e dirigiu o filme À Beira Mar

Em À Beira Mar (2015), a atriz Angelina Jolie decidiu explorar um drama intimista onde atuou e dirigiu ao lado de Brad Pitt.

No longa, um casal em crise tenta encontrar um caminho de volta um para o outro durante uma viagem à costa francesa. A cinematografia é belíssima, e Jolie conseguiu traduzir na tela a complexidade das relações humanas.

Aliás, vale lembrar que, antes de À Beira Mar, Jolie já havia dirigido documentários e longas. Contudo, foi aqui em que ela ela atuou e dirigiu pela primeira vez. 

Clint Eastwood em Gran Torino

Clint Eastwood é sinônimo de direção e atuação em Gran Torino
Imagem: Reprodução

Para muitos cinéfilos, Clint Eastwood é sinônimo de direção e atuação de alta qualidade. Em Gran Torino (2008) não seria diferente.

Aqui, Clint interpreta Walt, um veterano de guerra que começa uma improvável amizade com seu jovem vizinho imigrante. Um dos pontos altos do longa está na forma como Eastwood dirige com sua marca registrada. Isso é, o uso da simplicidade e intensidade emocional, criando um drama poderoso sobre redenção e humanidade.

Mel Gibson em Coração Valente

Mel Gibson ator e diretor em Coração Valente
Imagem: 20th Century Fox Film

Você provavelmente já deve ter visto Mel Gibson em um dos maiores épicos do cinema, Coração Valente (1995). O que talvez você não saiba é que ele também dirigiu esse filme vencedor de cinco Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

Em Coração Valente, Gibson interpreta William Wallace, um herói escocês que luta pela liberdade contra a opressão inglesa. O filme marcou a história do cinema, com uma história repleta de ação, emoção e sacrifício.

Ben Affleck em Argo

Ben Affleck em Argo, filme que ele é responsável pela direção e atuação
Imagem: The New York Times

Ben Affleck é aquela estrela que é tanto conhecido por sua atuação, quanto pelas vezes em que assumiu a direção. Assim, em 2012, Affleck mostrou todo seu talento, atuando como diretor e ator em Argo, dando vida ao agente da CIA Tony Mendez.

Este suspense, baseado em uma história real, narra uma ousada operação para resgatar reféns norte-americanos no Irã, e a direção de Affleck foi tão precisa para transmitir todas as emoções e os suspenses do longa, que o levou a ganhar o Oscar de Melhor Filme.

Anna Kendrick em A Garota da Vez

Anna Kendrick, além de trabalhar na direção, ela também atuou em A Garota da Vez
Imagem: CNN Brasil

Anna Kendrick, conhecida por suas atuações carismáticas, agora também se aventura na direção com A Garota da Vez (2024). Neste thriller baseado em uma história real, ela interpreta Cheryl Bradshaw, uma mulher envolvida em uma trama assustadora que mistura um show de namoro e um serial killer.

Kendrick está estreando como diretora e já está deixando sua marca com esse projeto sombrio e intrigante​. O filme estreia dia 10 de outubro nos cinemas, fazendo Kendrick ser a mais nova atriz a entrar para essa lista de astros que assumem múltiplos papéis no cinema. Sua estreia na direção promete ser um novo marco, especialmente para os fãs de thrillers psicológicos. 

Seja por trás ou na frente das câmeras, continuamos vendo como esses talentos multifacetados continuam a expandir as fronteiras do cinema, desafiando suas próprias habilidades e criando filmes que ficam na memória do público.