Chegou o dia! 12 anos depois de ‘Homem de Aço’, um dos maiores super-heróis de todos os tempos volta aos cinemas nesta quinta-feira (10) com um filme solo. ‘Superman’, dirigido por James Gunn, inaugura uma nova fase da DC Studios ao reapresentar o herói, agora encarnado por David Corenswet.
LEIA MAIS: Crítica | Superman traz mensagem de esperança em uma mistureba estilo Marvel
Que o Super-Homem é um personagem clássico e está no imaginário popular, todos sabem. Mas um fato curioso sobre a popularidade do Homem de Aço é que ela transcendeu a cultura Pop e invadiu os gramados aqui no Brasil. Isso porque o Bahia, um dos gigantes do futebol brasileiro, adotou o herói como seu mascote há mais de 40 anos.

Coincidências transformaram o Superman em mascote do Bahia
A relação entre Superman e Bahia não surgiu à toa. Tudo começou nos anos 40, quando o clube baiano passou por uma das fases mais vitoriosas de sua história. As goleadas renderam ao time apelidos como “Esquadrão de Aço” e “Tricolor de Aço”, e como fãs do herói já sabem, o Super-Homem é conhecido como o “Homem de Aço”.
A coincidência das cores do clube serem as mesmas do uniforme de Clark Kent junto à combinação dos apelidos criaram uma conexão entre o personagem da DC Comics e o Bahia. Anos depois, essa ligação resultou na adoção do herói como o mascote oficial da equipe. Além disso, sua popularização ainda contou com a ajuda de um dos grandes nomes da história brasileira: o cartunista Ziraldo, que desenhou o mascote em 1979, design que o clube mantém até hoje.
Bahia transformou Mulher-Maravilha em símbolo contra o racismo

A relação entre o Bahia e a DC Comics não parou no Super-Homem. Isso porque, em 2014, o clube apresentou mais uma mascote, apelidada de “Lindona da Bahêa”. Com traços do artista Nei Costa, a personagem traz inspiração na Mulher-Maravilha e foi criada pelo clube como símbolo de comprometimento social.
No mesmo ano, um caso de racismo tomou conta do noticiário esportivo, quando o goleiro Aranha, então no Santos, sofreu ofensas racistas durante uma partida contra o Grêmio. Como resposta ao momento vivido no futebol brasileiro, o Bahia anunciou a criação da mascote para ser um símbolo contra o racismo e também uma homenagem a Salvador, sede do clube e cidade com a maior população negra no Brasil.
Warner e Bahia criaram parceria para nova camisa do clube
Devido a essa conexão, o Bahia se tornou parte das ações de marketing de Superman. A Warner Bros fechou parceria com o clube e sua fornecedora oficial de material, a Puma, para a criação de uma camisa inspirada no super-herói. Divulgado nesta quarta-feira (9), o novo manto do Bahia fará sua estreia em campo na próxima partida da Série A, no sábado (12).
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.