Que a Taylor Swift é um sucesso no mundo da música não é novidade. Cantora, compositora e instrumentista, a norte-americana já transitou por diversos estilos musicais, conquistando uma série de prêmios em sua carreira musical.
O que poucos sabem, é que a cantora é uma grande fã do cinema e, por isso, já marcou presença na trilha sonora de vários projetos audiovisuais. E, em alguns casos, chegou a concorrer no Globo de Ouro por suas canções originais.
Por isso, confira algumas das canções que Swift já assinou para longas-metragens.
1. Crazier – Hannah Montana: O Filme (2009)
Uma de suas primeiras aparições nas telonas. Durante o longa estrelado por Miley Cyrus, a própria Taylor aparece em cena para cantar a faixa Crazier numa cena intimista do casal de protagonistas.
Para Hannah Montana: O Filme, Swift também assina You’ll Always Find Your Way Back Home, juntamente com Martin Johnson. O filme está disponível na Disney+.
2. Safe & Sound ft. The Civil Wars – Jogos Vorazes (2012)
Definitivamente, essa é uma das canções produzidas para longas favoritas dos fãs, Safe & Sound foi indicada ao Globo de Ouro por melhor canção original, mas perdeu a estatueta pela também brilhante Skyfall de Adele, original do filme 007 – Operação Skyfall.
No entanto, a canção com o duo The Civil Wars levou o Grammy de Melhor Canção para Mídia Visual em 2013. Além disso, para Jogos Vorazes, Taylor Swift também escreveu Eyes Open, que integra o álbum The Hunger Games: Songs from District 12 and Beyond. O filme está disponível na HBOMax.
3. Sweeter Than Fiction – Apenas Uma Chance (2013)
Marcando o início de uma das maiores parcerias musicais de Taylor, Sweeter Than Fiction foi composta com Jack Antonoff, produtor dos últimos e premiados álbuns da cantora Folklore, Evermore e Midnights.
Parceria esta que, antes da colaboração nos álbuns, já se mostrou um sucesso. Sweeter Than Fiction rendeu a segunda indicação de Taylor Swift a um Globo de Ouro. Todavia, quem levantou a estatueta foi o U2, com Ordinary Love. Apenas Uma Chance está disponível na AppleTV+.
4. I Don’t Wanna Live Forever ft. Zayn – 50 Tons Mais Escuros (2017)
A colaboração com o ex-One Direction foi um sucesso. I Don’t Wanna Live Forever acumula milhões de streamings e colocou Taylor e Zayn lado a lado em um clipe que carrega um cenário parecido ao do filme.
Da mesma forma que os outros sucessos, esta é mais uma composição de Taylor produzida pelo americano Jack Antonoff. 50 Tons Mais Escuros está disponível no Globoplay.
5. Beautiful Ghosts – Cats (2019)
Em contrapartida ao fato do musical não ter sido bem recebido pela crítica e o público, Beautiful Ghosts é um dos poucos elogios feitos a Cats pela critica especializada. Assim, alguns críticos chegaram a considerar o único ponto positivo do longa, do qual Swift também integra o elenco.
Mesmo que o lado teatral em Cats não tenha sido um sucesso para a loira, Beautiful Ghosts a rendeu uma indicação a uma categoria do Grammy 2021, que foi vencida por Billie Eilish com No Time to Die, gravada para a trilha sonora do filme 007 – Sem Tempo para Morrer. Cats está disponível para aluguel Youtube.
6. Only The Young – Miss Americana (2020)
Feita para um documentário da própria Taylor, Only The Young tem uma mensagem política por trás de sua melodia.
No documentário, a cantora revela os bastidores por trás de seu primeiro posicionamento público durante um período eleitoral. Em síntese, Taylor se colocou contra Marsha Blackburn, candidata conservadora ao Senado, pelo estado do Tennessee.
Posteriormente, a canção embalou a campanha do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, num apelo à população jovem contra o republicano Donald Trump. Miss Americana é um documentário original Netflix.
7. Carolina – Um Lugar Bem Longe Daqui (2022)
Adaptação de um livro, Um Lugar Bem Longe Daqui tem como cenário a Carolina do Norte – é de onde vem o nome da música.
Swift já havia declarado sua admiração pelo best-seller de Delia Owens e inspirou-se no mesmo para a criação de Carolina. Segundo a própria cantora, Carolina devia se parecer com uma canção de ninar e é semelhante ao estilo do álbum Folklore. Dessa maneira, Carolina conquistou o coração dos fãs. Um Lugar Bem Longe Daqui está na HBOMax.
Agora é com você: das músicas que apresentamos, qual dessas é sua preferida? E se você pudesse escolher um filme para que a Taylor escrevesse uma música, qual seria? Uma coisa já sabemos: ela ia arrasar na composição!
Redator em experiência sob supervisão de Julia Gabriela.
Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-se. Você pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.