Tekken 8 acabou de lançar, e já está arrasando os corações da comunidade de jogos de luta. Sendo considerado não só o melhor Tekken de todos, mas também o jogo de luta com cenário em 3 dimensões definitivo. O jogo é um prato cheio tanto para jogadores veteranos como também para os novatos, com diversos modos atraentes para leigos no gênero como também mecânicas mais acessíveis para quem quiser jogar de forma mais competitiva.
Porém para quem for começar a jogar a partir do Tekken 8, ficará extremamente perdido a respeito de toda lore e personagens bizarros da franquia, visto que ele se passa logo após um grande gancho narrativo no final de Tekken 7. Contudo temos aqui um intensivão para você jovem garfanhoto, que começou agora a sua saga nos jogos de luta, ou está arriscando Tekken pela primeira vez. Conheça toda a narrativa de todos os jogos principais da saga e conheça a grande família dos Mishimas.
Tekken (1994)
Acima de tudo a história de Tekken começa com a Mishima Zaibatsu, uma poderosa organização liderada por Heihachi Mishima, que decide organizar o primeiro King of Iron Fist Tournament (Torneio do Rei do Punho de Ferro). O torneio atrai lutadores de todo o mundo, cada um com seus próprios motivos para participar.
O protagonista principal do jogo é Kazuya Mishima, o filho de Heihachi. Kazuya, após ser jogado em um precipício por seu pai quando era criança, retorna para se vingar e derrotar Heihachi. Durante o torneio, Kazuya enfrenta vários adversários, incluindo Nina Williams, Paul Phoenix e Marshall Law. A trama culmina em um confronto épico entre Kazuya e Heihachi. Kazuya derrota seu pai, mas em vez de matá-lo, decide jogá-lo no mesmo penhasco que quase o matou anos antes. Assim, Kazuya assume o controle da Mishima Zaibatsu.
No epílogo do jogo, é revelado que Kazuya possui o Devil Gene, uma herança genética que concede poderes extraordinários, mas também desperta uma personalidade maligna. Kazuya decide usar esse poder para fortalecer ainda mais a Mishima Zaibatsu, preparando o cenário para futuros conflitos dentro da família Mishima. Este evento estabelece as bases para a rivalidade duradoura entre Heihachi e Kazuya, que se desdobra ao longo dos jogos subsequentes da série Tekken.
Tekken 2 (1995)
Em Tekken 2, a história continua a saga da família Mishima e o King of Iron Fist Tournament. Heihachi Mishima, decidido a vingar sua derrota nas mãos de seu filho, Kazuya, no primeiro torneio, organiza uma nova competição. Kazuya, agora controlando a Mishima Zaibatsu, busca mais poder.
Durante o torneio, descobrimos que Jun Kazama, uma lutadora misteriosa, tem uma ligação especial com Kazuya e o Devil Gene. Assim ela participa para impedir que Kazuya utilize seu poder maligno para propósitos destrutivos. Mas por motivos até então inexplicáveis, os dois se apaixonam e tem um filho, que se chamará Jin Kazama. Ao longo do jogo, várias rivalidades se desenrolam entre os lutadores.
O clímax ocorre com um confronto final entre pai e filho, Heihachi e Kazuya Mishima. Durante a batalha, Kazuya revela a existência do Devil Gene e como herdou o poder de seu pai. No entanto, Heihachi consegue derrotar Kazuya e o joga novamente em um precipício, na esperança de se livrar do Devil Gene de uma vez por todas.
No epílogo, é revelado que Kazuya sobreviveu à queda e que a ameaça do Devil Gene permanece. Heihachi retoma o controle da Mishima Zaibatsu. Jun, preocupada com o destino de seu filho, Jin Kazama, desaparece. Esses eventos estabelecem as bases para os conflitos futuros da família Mishima e adicionam camadas mais profundas à trama em expansão da série Tekken.
Tekken 3 (1997)
Tekken 3 se passa 19 anos após os eventos de Tekken 2. A narrativa gira em torno do terceiro King of Iron Fist Tournament, organizado por Heihachi Mishima. O torneio atrai uma variedade de lutadores, cada um com seus próprios objetivos e motivações. O protagonista central é Jin Kazama, filho de Kazuya Mishima e Jun Kazama. Ele entra no torneio movido pelo desejo de vingar a morte de sua mãe, que foi causada por Ogre, uma entidade maligna que absorve as habilidades dos lutadores derrotados.
Nesse meio tempo no torneio, Ogre derrota vários oponentes, incluindo Heihachi. Jin, ao confrontar Ogre, descobre que possui o Devil Gene, uma herança genética que o conecta ao poder maligno de sua família. Durante a batalha, Jin entra em um estado de transformação demoníaca. A história revela detalhes sobre a ascensão de Heihachi ao controle da Mishima Zaibatsu após os eventos de Tekken 2 e o retorno de Kazuya, que sobreviveu ao ser jogado em um vulcão, graças ao Devil Gene.
O confronto final ocorre entre Jin e Heihachi. Jin emerge vitorioso, mas, em um gesto surpreendente, decide não matar Heihachi. Em resposta, Heihachi consegue nocauteá-lo e o joga de um penhasco, acreditando que, se ele sobreviver, será verdadeiramente digno do nome Mishima. No epílogo, Jin é encontrado por um homem desconhecido, deixando seu destino em aberto. Heihachi declara que a batalha entre as gerações da família Mishima está longe de acabar, encerrando Tekken 3 com uma nota de antecipação para os eventos futuros na série.
Tekken 4 (2001)
Tekken 4 continua a saga da família Mishima e o King of Iron Fist Tournament. A narrativa se desenrola em torno de uma intriga corporativa dentro da Mishima Zaibatsu e revelações do passado que moldaram as rivalidades entre os membros da família. Heihachi Mishima, líder da Mishima Zaibatsu, organiza o quarto torneio do Punho de Ferro para consolidar seu poder e enfrentar desafios externos. Kazuya Mishima, seu filho, que sobreviveu aos eventos do Tekken 2, retorna para desafiar Heihachi pelo controle da empresa.
A trama revela flashbacks, expondo eventos anteriores à série, incluindo a traição de Heihachi contra seu pai, Jinpachi Mishima, e a descoberta do Devil Gene na família Mishima. O Devil Gene é uma linhagem maldita que concede poderes extraordinários, mas também corrompe aqueles que o possuem. A narrativa culmina em um confronto brutal entre Heihachi e Kazuya, com este último assumindo o controle da Mishima Zaibatsu. Jin Kazama, agora central na história, entra no torneio para impedir que a maldição do Devil Gene continue a assombrar sua família. Ele derrota tanto Heihachi quanto Kazuya em combate.
Jin, surpreendentemente, deixa Kazuya vivo, mas Heihachi é jogado em um poço de lava. Com Jin como novo líder da Mishima Zaibatsu, o jogo termina com planos de usar os recursos da empresa para enfrentar uma ameaça iminente, estabelecendo os fundamentos para eventos futuros na série Tekken. Tekken 4 explora mais profundamente os elementos mitológicos da família Mishima, oferecendo reviravoltas na trama e aprofundando ainda mais as complexidades das relações entre os personagens, delineando o futuro conflituoso da saga.
Tekken 5 (2005)
Antes de tudo a história começa com Heihachi Mishima recuperando o controle da Mishima Zaibatsu após os eventos de Tekken 4. Em contrapartida um novo torneio é anunciado, e uma série de lutadores, incluindo antigos e novos competidores, reúnem-se para competir por diferentes motivos.
Eventualmente durante o torneio, a narrativa se aprofunda na história da família Mishima, revelando eventos passados, como a relação entre Jinpachi Mishima (pai de Heihachi) e a maldição do Devil Gene que assombra a linhagem Mishima. Jin Kazama, agora em posse do Devil Gene, luta para controlar seus poderes. O torneio culmina em um confronto épico entre Jin, Heihachi e Kazuya Mishima. Jin emerge vitorioso e assume o controle da Mishima Zaibatsu.
A história continua explorando as consequências do poder de Jin e como ele lida com a responsabilidade de liderar uma corporação global. Conflitos dentro e fora do torneio revelam alianças e traições, enquanto personagens como Asuka Kazama e Raven também têm papéis significativos na trama. O jogo termina com Jin sendo atacado por uma força misteriosa, sugerindo que ameaças ainda maiores estão à espreita. Tekken 5 expande a mitologia da série, adicionando camadas à história da família Mishima e introduzindo novos elementos que moldarão os jogos futuros da franquia.
Tekken 6 (2009)
Nesse meio tempo Jin Kazama, agora o líder da Mishima Zaibatsu, declara guerra global. Seu objetivo é unificar o mundo através do caos, acreditando que isso é necessário para acabar com os conflitos incessantes que assolam a humanidade.
A narrativa se desenrola por meio de várias perspectivas, acompanhando diferentes personagens enquanto enfrentam as consequências do conflito global instigado por Jin. Lutadores como Kazuya Mishima, Heihachi Mishima, Lars Alexandersson (meio-irmão de Kazuya), e outros se veem envolvidos nos eventos. A verdade por trás da origem do Devil Gene e sua relação com a família Mishima é explorada mais profundamente. Revelações sobre o passado, incluindo a história de Azazel, uma entidade demoníaca, e a ligação dela com o Devil Gene, adicionam complexidade à trama.
Ao longo do jogo, as alianças se formam e se quebram, enquanto os personagens enfrentam desafios uns contra os outros em uma luta por poder e controle. Eventualmente a história atinge seu clímax com batalhas intensas entre Jin e seus familiares, culminando em confrontos decisivos. Como resultado, Jin enfrenta Azazel para acabar com a ameaça demoníaca e libertar o mundo de seu domínio. A narrativa de Tekken 6 conclui com várias implicações para o futuro, deixando aberturas para o que virá a seguir na saga da família Mishima e no King of Iron Fist Tournament.
Tekken 7 (2015)
Acima de tudo Tekken 7 introduz novos personagens e aprofunda conflitos passados. Sobretudo a história começa com Heihachi Mishima lançando Kazuya Mishima no vulcão em um ato de autossacrifício para derrotar a ameaça de Kazuya, agora corrompido pelo Devil Gene. Posteriormente Jin Kazama, liderando a Mishima Zaibatsu, enfrenta o mundo em sua busca por poder, resultando em uma guerra global. O enredo é contado através de flashbacks, revelando eventos-chave da história Mishima, incluindo a maldição do Devil Gene, a morte de Jun Kazama e a natureza trágica das relações familiares.
Em suma o torneio é influenciado por novos personagens, como Akuma de Street Fighter, que está envolvido na trama devido a uma promessa feita a Kazumi Mishima, esposa de Heihachi e mãe de Kazuya. O passado de Akuma com a família Mishima é revelado, adicionando complexidade à narrativa. A história culmina em confrontos finais entre Heihachi, Kazuya e Jin, enquanto Akuma também desempenha um papel crucial. Segredos são revelados, incluindo a verdadeira natureza de Kazumi e o papel de um ser misterioso chamado Azazel.
A princípio no epílogo, Heihachi e Kazuya estão presumivelmente mortos, Jin permanece na liderança da Mishima Zaibatsu, e um Jin desaparecido deixa suas intenções ambíguas. A história de Tekken 7 explora temas de vingança, poder, e o preço das escolhas, concluindo com um tom sombrio e deixando um grande cliffhanger, que se encaixará no inicio de Tekken 8.