Desde o seu primeiro jogo, a franquia Tekken sempre buscou ser diferente dos demais jogos de luta, sempre buscando inovar na sua área. Apesar de não ter sido o primeiro jogo de luta a utilizar uma arena em 3 dimensões, ele foi o primeiro a fazer de forma consistente e que fosse divertido tanto para o público casual ou competitivo. Rapidamente ele evoluiu sua fórmula, trazendo consigo elementos essenciais nos jogos de luta atuais.

Grande parte do seu sucesso se deve a grande liberdade dada aos desenvolvedores, que se divertiam bastante durante a produção e com isso surgindo ideias mirabolantes, que fizeram a personalidade da franquia. Diversos modos, features e principalmente seus lutadores surgiram em meio a brincadeiras durante  a produção do jogo. Isso ocasionou em personagens bastantes excêntricos, desde demônios, animais até robôs.

Uma das características mais marcantes da saga é o contraste de lutadores lendários, entre personagens que não aparentam serem muito preparados ou no mínimo saberem lutar. Relembre ou veja agora pela primeira vez os personagens mais bizarros, curiosos, inusitados ou até mesmo cômicos da franquia.

Yoshimitsu

Yoshimitsu Tekken
Reprodução: Bandai Namco

Líder de um clã, Yoshimitsu é um ciborgue ninja, que como uma espécie de Robin Hood, luta contra ricos desonestos para dar os seus dinheiros para os pobres. No primeiro Tekken a história gira em torno do primeiro torneio King of Iron Fist, e isso será o ponto principal de todos os jogos da saga. Yoshimitsu percebe que a empresa organizadora do torneio é bastante corrupta, e com isso pretende participar do torneio como meio de conseguir roubá-la internamente.

Apesar de possuir diversas melhorias corporais, e utilizar uma espada em um campeonato de lutas marciais, saiba que isso nunca foi e nem será uma irregularidade em um King of Iron Fist. Com alguns competidores utilizando até mesmo armas de fogo. Amigo do Dr. Boskonovitch e do modelo principal de Jack, Yoshimitsu possui um design que mistura o futurismo com os ninjas do Japão feudal. Quase como se fosse um personagem de Nioh e ao mesmo tempo de Ghostrunner.

Yoshimitsu possui um arsenal de movimentos bastante diferenciados. Com grande parte de suas estratégias de gameplay baseadas em encurralar seu oponente junto a parede. O dando muita desvantagem caso caia em um estágio completamente aberto, apesar de ser considerado difícil, ironicamente ele também é considerado um dos personagens mais divertidos de se jogar.

Jacks (Enumerados, Gun Jack e Prototype Jack)

Jack Tekken
Reprodução: Bandai Namco

Robô militar de produção em massa, extremamente musculoso, ou no seu caso “metaloso”, e que possui um moicano invejável. Jack entra no primeiro King of Iron Fist como forma de se livrar de Kazuya Mishima, pois ele possuía um plano de golpe de estado que era contra os interesses de seus criadores. Apesar de ter um nome próprio, Jack não é exatamente um personagem e sim o nome dado ao modelo de produção dos robôs feitos para combate corpo a corpo.

Desenvolvido pela antiga União Soviética, a cada jogo um modelo mais evoluído toma o seu lugar. Sendo assim temos Jack 5 no quinto jogo, Jack 6 no sexto, Jack 7 no sétimo e assim sucessivamente. Apenas Tekken 4 e 3 ficam de fora dessa regra já que Jack foi substituído por outros projetos nesses respectivos jogos. Mas seu modelo Jack 4 aparece durante o modo história de Tekken 5 e seu modelo Jack 5 é jogável no mesmo. Jack possui outros modelos não numerados, como Gun Jack que o substitui em Tekken 3, que seria uma versão de Jack 2 só que agora voltado para o combate armado e não somente corpo a corpo.

Outro modelo é Prototype Jack, um de seus modelos de protótipo que foi finalizado e programado para destruir sua versão finalizada. Este modelo por ser um protótipo possui uma aparência bem mais robótica, não possuindo pele e movimentos ainda mais artificiais. Ainda existe um modelo único feito para o crossover de Tekken com Street Fighter, chamado Jack X, este modelo é baseado em Jack 6. Em gameplay Jack é um personagem bem versátil, possuindo bons Pokes, agarrões e Whiff Punishes, com sua maior fraqueza sendo o seu Hit box enorme devido ao tamanho do personagem.

King e Armor King

King Tekken
Reprodução: Bandai Namco

Inspirado pela série de mangás Tiger Mask e pelo sacerdote lutador de luta livre Fray Tormenta. King é um personagem extremamente misterioso e que aparenta saber falar a língua dos jaguars. Pouco se sabe sobre o seu passado, mas originalmente King era um jovem delinquente que gostava de brigar pelas ruas. Até que um dia desafiou um campeão de uma tribo mexicana que usava máscaras de jaguar. Apesar de ter perdido para o campeão, King conseguiu o cegar de um olho. Após ver a força do jovem, que queria dinheiro para montar um orfanato para crianças de rua. O campeão resolveu o treinar para que ele ganhasse o King of Iron Fist. Sendo assim o jovem passaria a ser King e o seu treinador Armor King.

Apesar de não ter vencido o campeonato, King conseguiu uma boa posição que lhe rendeu dinheiro o suficiente para montar o seu orfanato. Porém anos mais tarde um dos órfãos do seu orfanato viria a falecer de forma trágica e com isso destruindo o psicológico de king. Armor king após achá-lo o convenceu a participar do próximo torneio para recuperar o ânimo e com isso ambos treinaram arduamente.

Contudo anos após, uma criatura misteriosa viria a matar King. No decorrer dos jogos futuros, King foi substituído por um de seus alunos de luta livre do orfanato. Embora seja informalmente conhecido pela comunidade como King 2, nos jogos, ele continua a ser chamado simplesmente de King, ao contrário dos Jacks. Em gameplay King é um personagem que mistura elementos de um Grappler com um pouco de Rush Down. Possui os melhores agarrões do jogo porém é bem fraco em relação a Pokes e golpes em Low.

Doutor Geppetto Bosconovitch

Reprodução: Bandai Namco

Inspirado em um certo pai de um boneco de madeira, o Dr. Bosconovitch é um renomado cientista que foi responsável pela existência de muitos personagens da saga, como os super animais, Prototype Jack e a sua filha Alisa. Enquanto buscava uma forma de reviver sua filha, Kazuya Mishima viu potencial em Bosconovitch e o sequestrou para que o mesmo criasse armas para o uso de sua empresa. Após ter tudo que queria, Kazuya decide descartá-lo, mas graças ao seu amigo de longa data Yoshimitsu o Doutor é salvo.

Após isso, anos se passam e o Doutor ainda continua fazendo experimentos para reviver sua filha. Todos esses anos em contato com produtos perigosos o lhe deu uma rara doença na coluna que o dificultava ficar de pé, mas que ironicamente também lhe deu uma grande habilidade para a luta. Bosconovitch descobre uma forma de se cura e salvar sua filha, através do DNA de uma criatura ancestral que estaria participando do próximo King of Iron Fist. Essa mesma criatura que foi responsável por matar o primeiro King. Com isso o Doutor e Yoshimitsu decidem participar do torneio a fim de conseguirem um pouco de sangue da criatura.

Graças a sua doença Bosconovitch possui uma jogabilidade propositalmente desengonçada. Com vários de de seus próprios golpes o derrubando no chão, e varios de seus golpes sendo copiado de outros personagens, como o de seu amigo Yoshimitsu e do próprio Kazuya. O doutor é essencialmente um personagem de piada, não sendo feito para ser jogado de forma séria. Ele não faz nada de forma boa ou consistente, com todos os seus golpes sendo uma versão piorada de um golpe de outro personagem.

Kuma e Panda

Kuma e Panda Tekken
Reprodução: Bandai Namco

Panda e Kuma do japonês “urso”, são literalmente um urso pardo e uma ursa panda. Que foram treinados por Heihachi Mishima e Xiaoyu para serem exímios lutadores. Kuma entrou no The King of Iron Fist a ordens de Heihachi para eliminar possíveis concorrentes, e ter a sua revanche com Paul Phoenix, seu arquirrival-rival. Já Panda entrou como forma de proteger a sua dona Xiaoyu. Após anos ao lado de Mishima, Kuma acabou por morrer de causas naturais e com isso o seu filho que era muito mais habilidoso tomou o seu lugar se tornando Kuma 2. Assim com King 2 ele manteve o nome do personagem original, ainda sendo nomeado como apenas Kuma nas seleções de personagens.

Kuma 2 conheceu Panda através de seus treinamentos e com isso ambos passaram a ser parceiros e interesses amorosos um do outro. Ambos sempre contracenam cenas de humor, em que Panda sempre menospreza Kuma, os dois também possuem um grande nível de inteligência para um animal. Apesar de serem considerados personagens diferentes, em gameplay são tratados como apenas um, sendo apenas skins diferentes e compartilhando os mesmos moveset de golpes. São personagens de fácil execução. Porém considerados uns dos piores personagens da saga, com os piores Sidesteps, ofensiva muito fraca e muita dificuldade de saírem de zonas de pressão.

Mas ainda assim não os subestimem, pois o jogador Rangchu, durante as finais do Tekken World Tour 2018, fez algo quase impossível. Vencendo os deuses do Tekken e levando o grande prêmio para casa, jogando apenas de Panda, provando que não existem personagens ruins para jogadores bons.

Roger, Roger Jr e Alex

Reprodução: Bandai Namco

Alex e Roger são os super animais frutos do trabalho do Dr. Bosconovitch, durante o tempo que trabalhou forçadamente para Kazuya Mishima. Roger e Alex, respectivamente um canguru e um dinossauro que foram modificados geneticamente para conseguirem lutar. Ambos utilizam luvas de boxe em suas patas dianteiras e mesclam o estilo de luta livre com o do Kickboxing.

Assim como Kuma e Panda, em termos de jogabilidade, ambos são os mesmos personagens, sendo Alex essencialmente uma skin de Roger. Consideradas um fracasso por Heihachi, levando ao abandono deles à própria sorte. Graças a Armor King conseguiram um lar e treinamento. Em seguida decidiram participar do King of Iron Fist como forma de conseguirem se vingar de Kazuya, que estava organizando o evento.

Em determinado ponto da narrativa, Roger é declarado como desaparecido, levando seu filho, Roger Jr, a empreender uma busca por ele. No entanto, ao contrário de outros personagens substituídos por versões mais jovens, o filho ainda é bastante jovem e incapaz de lutar por conta própria. Com isso Roger Jr luta apenas de dentro da bolsa de canguru da sua mãe, sendo basicamente dois personagem em um. Com apenas golpes específicos sendo realizados pelo próprio Roger Jr.

Os personagens possuem pokes muito fracos. No entanto, devido ao treinamento recebido de Armor King, adquiriram técnicas de luta livre e a capacidade de executar ataques com os pés. Isso os diferencia de Steve Fox, outro personagem que se baseia no boxe.

Mokujin

Mokujin Tekken
Reprodução: Bandai Namco

O personagem definitivo do modo treino, Mokujin é literalmente um boneco de treino feito de madeira. Construído a mais de 2.000 anos, Mokujin despertou consciência própria após um imenso mal despertar no mundo. Por ser apenas pedaços de madeira sem personalidade, Mokujin não possui um estilo de luta próprio. Ao invés disso ele sempre copia os estilo de outro personagem de maneira aleatória, tornando sua gameplay bastante caótica. Mokujin possui diversas versões, desde uma feita completamente de metal, até uma variação feminina que dá a entender que seria sua esposa.

Assim como vários outros personagens desta lista, Mokujin não possui voz, se comunicando apenas com barulhos que seriam como pedras balançando dentro da sua madeira oca. Bem como outros personagens já citados, os seus oponentes aparentam entender tudo o’que diz mesmo sendo a primeira vez que o encontram.

Contudo este personagem é tão misterioso que é até difícil se aprofundar mais em sua lore. Se resumindo apenas a um boneco de treino que copia a habilidade de seus oponentes. Feature que possivelmente foi copiada no personagem Seth , que teve sua primeira participação em Street Fighter 4.

Alisa Bosconovitch

Alisa Tekken
Reprodução: Bandai Namco

E, por fim, a filha do caricato Dr. Bosconovitch, ou pelo menos era para ser ela. Não fica muito claro se ela é uma ciborgue criada a partir do corpo da falecida filha do doutor, ou se ela é uma andróide que teve sua aparência baseada na Alisa. Por ter grande parte de seu corpo de parte mecânica, a personagem possui capacidades de combate extremamente elevadas. Podendo soltar mísseis de seu corpo e até se desprender de partes do mesmo.

Um de seus golpes mais icônicos sendo quando ela lança sua própria cabeça, que explode como uma granada na mão do inimigo. A propósito o fato de sua cabeça estar sempre solta de seu corpo é uma piada bastante recorrente na série, com vários momento a personagem perdendo literalmente sua cabeça.

Em gameplay alisa adota um estilo mais defensivo, com sua vantagem sendo os seus Punishes, também possui uma das melhores movimentações de personagem da saga. Sendo naturalmente bastante evasiva, para partir para um agressivo contra ataque. Sua única desvantagem sendo a falta de um bom sistema para avançar em seus oponentes.

Menções honrosas

Para finalizar, são tantos personagens, e alguns são tão obscuros que mal dá pra fazer um paragrafo falando deles. Mas ainda assim vale uma menção honrosa.

Reprodução: Bandai Namco
  • Negan: O personagem em si não é nada bizarro comparado a outros dos universo de Tekken. O que de fato é inusitado, é trazerem um personagem de um série de TV sem superpoderes, pra sair na porrada contra demônios, ciborgues e animais antropomórficos. Até hoje me imagino em que momento da historia os desenvolvedores da Bandai se esbarraram com os produtores de The Walking Dead, para sair tamanho crossover.
  • Ogre: O espirito maligno que matou o primeiro King, e boss final de Tekken 3 e Street Fighter X Tekken
  • Gigas: Um gigante que usa um exoesqueleto extremamente inspirado em Gantz
  • Combot: Meio que uma fusão entre Mokujin e Jack, se ambos os personagens já eram misteriosos, imagina esse aqui que apareceu somente no Tekken 4
  • Gon: Se o Alex com suas luvas de boxe já era algo bizarro, agora imagina ele minúsculo e sendo desbloqueado após jogar um modo de vôlei em um jogo de luta