Desde o dia 30 de novembro, o Brasil tem sido palco de um evento épico. Afinal, uma grande lenda está em solo brasileiro: o cantor, compositor e o ex-Beatle, Paul McCartney. Em meio a tantos anos de sucesso, e conhecido por músicas que fizeram histórias e marcam tantas gerações, o mundo do cinema não perdeu tempo e também lançou seus filmes contando a história dos Beatles.

Mas antes de tudo, vale lembrar que a banda inglesa de sucesso estourou nos anos 60, sendo considerada ainda hoje como uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Tudo começou em Liverpool, quando Paul McCartney, John Lennon, Ringo Star e George Harrison se juntaram para fazer uma banda. Assim nascia The Beatles, em 1960.

Por 10 anos, The Beatles foram o sinônimo e ícones de sucesso por todo o mundo. Sua carreira contou com 12 álbuns lançados em vinil, além do lançamento de 22 singles. Por outro lado, a banda inglesa também chegou a lançar filmes com os próprios integrantes da banda, sendo muito deles comédias musicais. Dentre os filmes, destacam-se alguns clássicos como Os Reis do Iê, Iê, Iê (1964) e Socorro! (1965).

Contudo, além de seus próprios filmes, o mundo do cinema também deu vida a banda, recontando a sua história e seu sucesso através da Sétima Arte.

Os filmes inspirados em The Beatles

Como já dito, diversos filmes se inspiraram na banda inglesa de Sir Paul McCartney. Aliás, vale lembrar que o músico chegou a fazer uma participação especial em alguns filmes, como Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017). Além disso, tanto a banda, quanto seus integrantes e até mesmo suas músicas se tornaram inspirações para diversos filmes.

O Garoto de Liverpool (2009)

o garoto de liverpool jown lennon
Imagem: Reprodução

Muito antes de ser Kraven, O Caçador, o ator Aaron Taylor-Johnson viveu John Lennon em O Garoto de Liverpool. O longa é baseado no livro Imagine: Crescendo com meu irmão John Lennon, de Julia Bard (meia-irmã do ex-Beatle).

Sinopse: John Lennon (Aaron Johnson) é um jovem que não aceita bem as regras impostas na escola e dentro de casa. Abandonado pela mãe quando tinha cinco anos, ele vive com seus tios George (David Threfall) e Mimi (Kristin Scott Thomas). Quando seu tio George morre, Lennon é obrigado a viver com Mimi, extremamente austera e sisuda. No funeral do tio ele vê sua mãe (Anne-Marie Duff), que se mantém afastada. Seu primo consegue o endereço dela, o que faz com que Lennon resolva visitá-la. O reencontro com o filho é a realização de um sonho para Julia, que passa cada vez mais seu tempo com ele. Animada e um tanto quanto inconsequente, ela apresenta ao filho o rock’n’roll. Logo, desperta nele a vontade de montar uma banda de rock.

Por fim, o filme também traz Thomas Brodie-Sangster vivendo McCartney no começo da amizade da dupla.

Simplesmente Lennon (2010)

beatles filmes
Imagem: BBC

Com a direção de Edmund Coulthard, e estrelando Christopher Eccleston como John Lennon e Andrew Scott interpretando Paul McCartney, o longa tem um foco mais triste para os fãs dos Beatles, afinal, se passa nos últimos anos da banda.

De modo geral, a trama foca na vida de Lennon entre 1967 até o fim dos Beatles, mostrando as últimas reuniões da banda e momentos íntimos da sua vida, como o fim do seu primeiro casamento e o começo do seu relacionamento com Yoko Ono.

Tudo Entre Nós (2000)

tudo entre nós filme
Imagem: Reprodução

O diretor Michael Lindsay-Hogg e o roteirista Mark Stanfield colocaram ideias na mesa e levantaram a dúvida: e se Paul e John se encontrassem anos depois do fim da banda?

Em Tudo Entre Nós, o ano é 1976 e The Beatles já se romperam há anos. Entretanto, em Nova Iorque, Paul McCartney (Aidan Quinn) faz uma visita inesperada a John Lennon (Jared Harris). Neste encontro imaginário, a dupla conversa e discute sobre as suas vidas e também sobre a possibilidade de uma reunião do grupo. 

Importante ressaltar que Tudo Entre Nós é uma obra fictícia, logo, (infelizmente) esse encontro nunca aconteceu.

Yesterday – A Trilha do Sucesso (2019)

yesterday filme
Imagem: Reprodução

E se os Beatles nunca tivessem existido? Ou melhor, se você fosse o único a se lembrar da banda e de seu sucesso?

Em Yesterday – A Trilha do Sucesso, o diretor Danny Boyle e o roteirista Richard Curtis levantaram a pergunta e assim produziram o filme. De fato, o longa não é baseado na história ou dos Beatles ou de qualquer um de seus integrantes. Pelo contrário, o filme usa a banda como contexto, mas não gira em torno dela, e sim nos fãs.

Sinopse: Depois de sofrer um acidente, um cantor e compositor acorda em uma estranha realidade em que ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Agora, com as músicas de seus ídolos, ele se transforma em um grande sucesso, mas a fama tem seu preço.

Por fim, como você viu, The Beatles é tanto um marco para a história da música e da cultura, que inspirou diversos filmes, que retratam o quão a banda é uma das maiores influências do mundo até hoje. Assim, tal é a influência, que Paul McCartney já está realizando shows incríveis pelo Brasil desde o dia 30 de novembro e fará até 16 de dezembro, no Maracanã, o qual será transmitido ao vivo pela Disney+.