A segunda temporada de The Last of Us estreia neste domingo (13) na HBO e no streaming MAX. Ao todo, serão sete episódios, um por semana, terminando em 25 de maio. E uma coisa já é certa: o segundo jogo será dividido em múltiplas temporadas, com uma terceira já confirmada pela HBO.
LEIA MAIS: A Representatividade em The Last of Us Part 2
Após o sucesso da adaptação do primeiro jogo em 2023, as expectativas estão ainda maiores. E não é à toa, já que a série agora tem a difícil missão de adaptar a escalada na violência e a montanha-russa emocional da trama do segundo game.
Apesar das dúvidas em torno de como a série irá dividir e adaptar TLOU2, as primeiras críticas da temporada já estão sendo lançadas e responde algumas questões. No momento, o agredador de reviews Metacritic atribui a nota 83, considerada “aclamação universal”, com base em 33 críticas especializadas.
Veja abaixo o que as primeiras impressões revelam sobre a fidelidade da série ao game:

Primeiras reações à segunda temporada de The Last of Us
IGN
A crítica do site de notícias de games aponta que, assim como a adaptação do primeiro jogo, nesta temporada a trama geral da Parte 2 também se mantém intacta. Alguns acontecimentos são apresentados com mais contexto ou novas perspectivas em sua tradução do videogame para a TV. No entanto, a temporada é descrita como “um capítulo sombrio e abreviado, cujos momentos-chave caem no esquecimento”.
O motivo apontado é a falta de ritmo nos episódios, que acabam diluindo a carga emocional dos acontecimentos: “Os recursos narrativos e as escolhas feitas em termos de ritmo e posicionamento dos eventos não funcionam. Em última análise, não proporcionam o efeito impactante que os eventos chocantes de TLOU2 deveriam ter.”
Kotaku
Outro portal especializado em games destaca em sua review problemas na tradução dos temas do jogo para as telas. Segundo a crítica, a série remove da trama as nuances que permitiram aos jogadores formarem suas próprias conclusões sobre as motivações dos personagens:
“A insistência constante da segunda temporada em soletrar os temas da história é tão insuportável que rouba de você qualquer chance de considerar como você pode se sentir sobre o que está acontecendo antes que lhe digam como você deveria se sentir. O mistério de The Last of Us Part II se perde quando os personagens explicam tudo uns aos outros — e, por extensão, aos espectadores”, define.
GameSpot
Por outro lado, a GameSpot ressalta a temporada como um grande passo para a série se tornar a melhor adaptação de games já feita: “Assim como sua primeira temporada, a nova é uma grande examinação da distância sempre mutável entre o certo e o errado.”
No entanto, a divisão em múltiplas temporadas pode ser um empecilho para os fãs do game: “Sem adaptar o jogo completo, a temporada pode parecer tematicamente atrofiada”.
GamesRadar
Assim como a IGN, o Gamesradar destaca que a série acompanha a trama ponto a ponto em relação ao game. Contudo, a adição de contextos e novas perspectivas enriquecem pouco a história em comparação à primeira temporada. Além disso, quem está familiarizado com TLOU2 pode sentir que a carga emocional da trama não faz jus ao choque de jogá-lo pela primeira vez.
Por outro lado, as atuações se tornam o grande atrativo da temporada, com atores que captam a essência dos personagens de TLOU2. As sequências de violência também são descritas como viscerais.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.