Para a tristeza de muitos, após muitos meses no escuro e com pouquíssimas informações, o modo Standalone multiplayer para The Last of Us Part II é oficialmente cancelado. Na última quinta-feira (14), a Naughty Dog revelou em suas redes, o cancelamento total de The Last of Us Factions. Inspirado no modo Facções do primeiro jogo, mas agora se utilizando como base o último jogo lançado. Antes mesmo do lançamento da segunda parte de TLOU, o jogo anunciava ser muito mais do que apenas um modo online.
Um conflito de interesse interno parece ter levado ao cancelamento do jogo, onde o foco atual são jogos single-players. Inicialmente, o jogo não estava destinado a ser um multiplayer, mas sim uma expansão semelhante à Left Behind do primeiro jogo, com ênfase em personagens inéditos.
Em declaração a Naughty Dog diz que o cancelamento ocorreu pela dificuldade de se manter um jogo Life Service, e que a sua produção iria afetar futuros projetos.
“Para lançar e manter The Last of Us Online, teríamos que colocar todos os nossos recursos em conteúdo pós-lançamento nos próximos anos, impactando severamente o desenvolvimento de futuros jogos single-player. Portanto, tínhamos dois caminhos: ser um estúdio focado em jogos como serviço ou continuar a focar em games narrativos para um jogador, que construíram o legado da Naughty Dog.”
Projetos
Contudo, essas declarações instigaram a mente fértil dos fãs de The Last of Us. Por analogia, muitos acham que a parte 3 está bem próxima, e outros chutam o retorno de franquias clássicas da Naughty Dog. Algo que alimenta muito esta teoria, é o fato do lançamento precoce da versão remasterizada de TLOU Part 2, com conteúdo novo que possivelmente seria do modo Factions. Sinalizando o fechamento total do trabalho do estúdio neste jogo, e início de novos planejamentos.
Chegando em 19 de janeiro do ano que vem, para PlayStation 5, The Last of Us Part II Remastered, vem com novo modo Rogue Like, modificações de dificuldade que podem tornar inimigos invisíveis, e pela primeira vez na série, o sobrenome da Ellie aparece de forma interna no jogo. Nesse meio tempo, o sobrenome da Ellie só era conhecido através de um manual da versão japonesa do segundo jogo. Agora em uma de suas skins a Ellie apresenta o seu sobrenome Williams, confirmando que este de fato é o seu sobrenome.