Neste último domingo (29), o terceiro episódio de The Last Of Us chegou a HBO Max e apresentou dois novos personagens: Bill e Frank.
A série baseada no game de Play Station produzido pelo pessoal da Naughty Dog, a série tem sido alvo de inúmeras críticas positivas por fãs e críticos especializados. Assim como os anteriores, o terceiro episódio não foi diferente: nas redes sociais, o novo episódio vem sendo considerado como uma das melhores produções na história da TV.
Antes de tudo, segue a sinopse do novo episódio “Long, Long Time” (‘Por Muito, Muito Tempo‘, em tradução livre), segundo a sinopse da HBO Max:
Bill, um aficionado por preparativos para cenários catastróficos, se prepara para sobreviver ao apocalipse sozinho… até que um misterioso estranho muda seus planos. Anos mais tarde, Joel e Ellie buscam a orientação de Bill e terminam em uma encruzilhada.
O novo episódio traz camadas e mais camadas em uma narrativa única de uma história que flue naturalmente. Além disso, aqui trabalha-se dois núcleos distintos que mais e mais se assemelham em suas construção. Tudo isso de forma emocionante e belo.
LEIA TAMBÉM: Review | The Last Of Us – Episódio 3
Por fim, o episódio traz a perspectiva criativa e ousada de Craig Mazin (Chernobyl, 2019) de um dos personagens mais marcantes do game criado por Neil Druckmann. Novamente, vale ressaltar a ousadia do roteirista, uma vez que, ao explorar as raízes da relação de Bill e Frank, a qual não se aprofunda na obra original de The Last Of Us
Bill e Frank em The Last Of Us: Jogo x Série
Quem jogou a obra original, percebeu o rumo diferente que a série seguiu. E isso foi bom!
Vamos conhecer a diferença:
No Jogo
Na obra original, Joel e Ellie buscam ajuda de Bill para se ter informações quanto aos Vagalumes, assim como um veículo para atravessarem com maior segurança. Aqui, Bill também é um sobrevivencialista e paranóico com segurança, equipando sua cidade com diversas armadilhas mortais.
No entanto, ainda assim ele está sozinho. è mencionado uma hora ou outra sobre seu parceiro, Frank, que havia partido com a bateria de carro e nunca mais voltou. Até então, devido a sutileza, não fica claro qual era de fato a relação de Bill e Frank, apesar de dar a entender que havia algo entre eles (assim como Joel-Tess).
Após todos os esforços da missão, encontramos o corpo de Frank: o sobrevivente havia sido mordido e para não se transformar, se enforcou. Ao vasculhar a casa, Joel encontra uma carta de despedida.
Aliás, é através desta carta que fica um pouco mais claro o relacionamento entre os dois já foi romântico algum dia, no entanto, o mesmo tornou-se rancoroso. Apesar de Frank ter raiva de BIll por seu jeito de ser, o sobrevivente fica bem magoado com a morte do ex-parceiro.
Por fim, após ajudar Joel e Ellie, Bill nunca mais volta aparecer, não deixando claro se ele sobreviveu ou o que aconteceu com ele.
Na Série
Com muita ousadia, Craig Mazin faz uma releitura da história da dupla para enfim contar uma nova versão da mesma.
ALERTA DE SPOILLER SOBRE O EPISÓDIO 3 DE THE LAST OF US
Na série, Bill também segue os moldes sobrevivencialista e conspiracionista. No entanto, aqui conhecemos o personagem nos primeiros dias após o surto de Cordyceps.
Então, o público tem a oportunidade de ver o primeiro encontro entre o sobrevivente com Frank, aqui uma pessoa desesperada em busca de abrigo para ficar e assim poder partir rumo a uma Zona de Quarentena (ZQ).
No entanto, o que inicia-se com estranheza, pouco a pouco Frank consegue passar pela muralha de Bill e assim consegue finalmente alcançar seu coração. Dessa forma, o público consegue acompanhar esses desenvolvimento amoroso ever como o mesmo se constrói se forma sutil e natural.
Diferença entre o original e a nova adaptação da HBO Max
Portanto, enquanto o jogo apresenta a final trágico de um suposto relacionamento, na série o público finalmente pode conhecer mais a fundo esse relacionamento.
Em outras palavras, conhecemos desde seu nascimento e amadurecimento até seu final romântico e junto, porém, triste.
Agora, se você quer entrar mais afundo, conhecer outras histórias como a de Bill e Frank no mundo de The Last Of Us, então se prepare: a HBO Max está trazendo semanalmente mais e mais informações em seu próprio podcast.
Segundo a HBO Max, o programa será focado exclusivamente para a história de Joel e Ellie, o podcast complementar terá, semanalmente, Troy Baker (que interpretou Joel no videogame) que detalha os episódios lançados com os showrunners Craig Mazin e Neil Druckmann.
Você pode conferir o podcast no próprio canal do Spotify e entrar nessa conversa sobre o terceiro episódio da série.
Para mais conteúdo sobre The Last Of Us, fique de olho aqui no portal e nos acompanhe no Instagram também.