Neste último domingo (29), o terceiro episódio de The Last Of Us chegou a HBO Max e apresentou dois novos personagens: Bill e Frank.

A série baseada no game de Play Station produzido pelo pessoal da Naughty Dog, a série tem sido alvo de inúmeras críticas positivas por fãs e críticos especializados. Assim como os anteriores, o terceiro episódio não foi diferente: nas redes sociais, o novo episódio vem sendo considerado como uma das melhores produções na história da TV.

Antes de tudo, segue a sinopse do novo episódio “Long, Long Time” (‘Por Muito, Muito Tempo‘, em tradução livre), segundo a sinopse da HBO Max:

Bill, um aficionado por preparativos para cenários catastróficos, se prepara para sobreviver ao apocalipse sozinho… até que um misterioso estranho muda seus planos. Anos mais tarde, Joel e Ellie buscam a orientação de Bill e terminam em uma encruzilhada.

O novo episódio traz camadas e mais camadas em uma narrativa única de uma história que flue naturalmente. Além disso, aqui trabalha-se dois núcleos distintos que mais e mais se assemelham em suas construção. Tudo isso de forma emocionante e belo.

LEIA TAMBÉM: Review | The Last Of Us – Episódio 3

Por fim, o episódio traz a perspectiva criativa e ousada de Craig Mazin (Chernobyl, 2019) de um dos personagens mais marcantes do game criado por Neil Druckmann. Novamente, vale ressaltar a ousadia do roteirista, uma vez que, ao explorar as raízes da relação de Bill e Frank, a qual não se aprofunda na obra original de The Last Of Us

Bill e Frank em The Last Of Us: Jogo x Série

bill the last of us
Imagem: Comparação entre as versões do personagem Bill. A esquerda, da série interpretado por Nick Offerman; e a direita, o do jogo original.

Quem jogou a obra original, percebeu o rumo diferente que a série seguiu. E isso foi bom!

Vamos conhecer a diferença:

No Jogo

Na obra original, Joel e Ellie buscam ajuda de Bill para se ter informações quanto aos Vagalumes, assim como um veículo para atravessarem com maior segurança. Aqui, Bill também é um sobrevivencialista e paranóico com segurança, equipando sua cidade com diversas armadilhas mortais.

No entanto, ainda assim ele está sozinho. è mencionado uma hora ou outra sobre seu parceiro, Frank, que havia partido com a bateria de carro e nunca mais voltou. Até então, devido a sutileza, não fica claro qual era de fato a relação de Bill e Frank, apesar de dar a entender que havia algo entre eles (assim como Joel-Tess).

Após todos os esforços da missão, encontramos o corpo de Frank: o sobrevivente havia sido mordido e para não se transformar, se enforcou. Ao vasculhar a casa, Joel encontra uma carta de despedida.

Aliás, é através desta carta que fica um pouco mais claro o relacionamento entre os dois já foi romântico algum dia, no entanto, o mesmo tornou-se rancoroso. Apesar de Frank ter raiva de BIll por seu jeito de ser, o sobrevivente fica bem magoado com a morte do ex-parceiro.

Por fim, após ajudar Joel e Ellie, Bill nunca mais volta aparecer, não deixando claro se ele sobreviveu ou o que aconteceu com ele.

Na Série

Com muita ousadia, Craig Mazin faz uma releitura da história da dupla para enfim contar uma nova versão da mesma.

bill frank the last of us
Divulgação: HBO Max

ALERTA DE SPOILLER SOBRE O EPISÓDIO 3 DE THE LAST OF US

Na série, Bill também segue os moldes sobrevivencialista e conspiracionista. No entanto, aqui conhecemos o personagem nos primeiros dias após o surto de Cordyceps.

Então, o público tem a oportunidade de ver o primeiro encontro entre o sobrevivente com Frank, aqui uma pessoa desesperada em busca de abrigo para ficar e assim poder partir rumo a uma Zona de Quarentena (ZQ).

No entanto, o que inicia-se com estranheza, pouco a pouco Frank consegue passar pela muralha de Bill e assim consegue finalmente alcançar seu coração. Dessa forma, o público consegue acompanhar esses desenvolvimento amoroso ever como o mesmo se constrói se forma sutil e natural.

Diferença entre o original e a nova adaptação da HBO Max

Portanto, enquanto o jogo apresenta a final trágico de um suposto relacionamento, na série o público finalmente pode conhecer mais a fundo esse relacionamento.

Em outras palavras, conhecemos desde seu nascimento e amadurecimento até seu final romântico e junto, porém, triste.

Agora, se você quer entrar mais afundo, conhecer outras histórias como a de Bill e Frank no mundo de The Last Of Us, então se prepare: a HBO Max está trazendo semanalmente mais e mais informações em seu próprio podcast.

Segundo a HBO Max, o programa será focado exclusivamente para a história de Joel e Ellie, o podcast complementar terá, semanalmente, Troy Baker (que interpretou Joel no videogame) que detalha os episódios lançados com os showrunners Craig Mazin e Neil Druckmann.

Você pode conferir o podcast no próprio canal do Spotify e entrar nessa conversa sobre o terceiro episódio da série.

Para mais conteúdo sobre The Last Of Us, fique de olho aqui no portal e nos acompanhe no Instagram também.