A primeira obra do autor francês Thierry Carré, radicado em BH, será lançada neste mês de novembro. A obra intitulada “Em nome do Pai e do Filho”, terá toda a sua renda doada para a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras.

Thierry Carré, um francês que vive em Minas Gerais há 38 anos, lançará seu livro “Em nome do Pai e do Filho” na Livraria da Rua, em Belo Horizonte, em 11 de novembro. Durante o evento, o autor dedicará o livro ao público interessado.

Na trama, A história se passa nos anos 1980 a 1992, retomada em 2020, acompanhando Pablo Felipe de la Sierra, diagnosticado com HIV. Ele enfrenta desafios e decide confrontar aqueles que o incomodaram, com inspiração em pessoas reais, enquanto eventos históricos fornecem contexto à trama.

O autor prefere encarar seu livro como uma história contada em uma narrativa cuja função é intrigar os leitores acerca das motivações de Pablo: 

“Existe um eixo muito sutil na história e muito caro a mim que é o questionamento sobre o impacto do dinheiro na ética e no caráter de cada um. Até onde a lisura vai quando está em jogo poder e a grana?”

Sobre a obra “Em nome do Pai e do Filho”:

O autor estreou na literatura com o livro “Em nome do Pai e do Filho”, escrevendo-o em português como uma forma de homenagear o país que o acolheu. A história se desenrola a partir dos anos de 1980 até 1992, quando a escrita começou. No entanto, a pandemia de 2020 permitiu que o autor retomasse a história, continuando a jornada repleta de desafios enfrentados por Pablo Felipe de la Sierra, o personagem principal, após receber o diagnóstico positivo para o HIV.

Pablo é um personagem que cativa e cria uma profunda conexão com o leitor, já que ele recebeu o diagnóstico do vírus da AIDS em 1988, quando tal diagnóstico quase significava uma sentença de morte. A partir desse ponto, o leitor acompanha as aventuras e desventuras de Pablo, marcadas por eventos trágicos e violentos que levam a reflexões profundas.

Diante das dificuldades em seu caminho, Pablo decide confrontar aqueles que causaram problemas em sua vida. O autor se inspirou em pessoas reais que ele encontrou ao longo de sua vida para criar as vítimas das ações de Pablo, e ele ampliou suas características na trama.

Como pano de fundo, o romance incorpora elementos de fatos históricos que se desenrolam inicialmente na França e depois no Brasil. Esses eventos históricos servem como um cenário que pode ser relacionado às angústias e dilemas enfrentados por uma pessoa diante da realidade iminente de sua própria mortalidade.

Sobre o autor:

Thierry Lionel Carré nasceu em Paris, em 1957. Advogado, começou sua carreira na França. Em 2010 se formou em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG. Desde então, participou de 13 exposições, mostras e bienais. Atualmente, escreve sua segunda história. Atua também na qualidade de consultor da Faculdade SKEMA Business School, com sede em BH.